Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Workshop discute a pesquisa e produção de terras-raras no Brasil

Workshop discute a pesquisa e produção de terras-raras no Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 22/06/2016 14:15 - última modificação 22/06/2016 15:59

O workshop "Terras-Raras: Cenário Brasileiro, Pesquisa Básica e Oportunidades" será realizado no dia 29 de junho, das 9 às 18h, na Agência USP de Inovação.
Terras raras
Terras-raras: elementos químicos estratégicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, com apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), realiza no dia 29 de junho, das 9h às 18h, o workshop Terras-Raras: Cenário Brasileiro, Pesquisa Básica e Oportunidades. O evento integra a série Strategic Workshops da PRP e será realizado na Agência USP de Inovação, que fica na avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, próximo à Cidade Universitária, São Paulo.

Contexto

O Brasil ocupa uma posição de destaque em relação às terras-raras, elementos químicos com aplicações diversificadas em áreas estratégicas como saúde, energia, meio ambiente e telecomunicações. Isso se deve ao fato de o país possuir grandes reservas de terras-raras e por já ter dominado os processos para sua extração, purificação e separação.

O país também conta com reconhecimento internacional na formação de recursos humanos altamente qualificados na área, apresentando uma das maiores produções científicas sobre o tema.

No entanto, o mercado mundial é dominado pela China detentora das maiores reservas mundiais , que constantemente restringe as exportações. Essa situação levou a comunidade científica, a iniciativa privada e o governo brasileiro a discutir a retomada da produção de terras-raras no país.

Dado esse panorama nacional e internacional, torna-se necessário um amplo debate a respeito da pesquisa e produção das terras-raras no Brasil. O objetivo do workshop organizado pela PRP é contribuir com essa discussão.

De acordo com os organizadores, o evento tratará do cenário brasileiro, do estado da arte e dos novos desafios para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no campo das terras-raras.

Relacionado

Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório Evento da série Strategic Workshops
— 12 de maio de 2016

Midiateca

 


Leia mais notícias sobre a recursos naturais

O workshop é organizado por Rogéria Rocha Gonçalves, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP; Sidney José Lima Ribeiro, do Instituto de Química da Unesp; e Hamilton Varela, da PRP-USP. Rogéria e Ribeiro também são os coordenadores do evento.

Programação


Terras-Raras: Cenário Brasileiro, Pesquisa Básica e Oportunidades

Evento da série Strategic Workshops da USP
29 de junho, das 9 às 18h
Agência USP de Inovação, avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3818-4011, ramal 4242
Foto: Peggy Greb/USDA