Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sesame: um centro de pesquisa para o Oriente Médio

Sesame: um centro de pesquisa para o Oriente Médio

por Mauro Bellesa - publicado 07/08/2013 13:55 - última modificação 12/02/2016 11:13

Eliezer Rabinovici, ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados Israel da Universidade Hebraica de Jerusalém, apresentará sua visão sobre o projeto Sesame e os incrementos que a proposta recebeu em 2012 na conferência "Sesame: Uma Visita a um Universo Paralelo" no dia 22 de agosto, às 14h, no IEA.

O Sesame é um centro de pesquisa e tecnologia avançada em torno de uma fonte de luz síncrotron de terceira geração em construção em Allan, na Jordânia, sob os auspícios da Unesco e numa parceria entre Autoridade Palestina, Bahrein, Chipre, Egito, Irã, Israel, Jordânia, Paquistão e Turquia, que possuem total controle sobre seu desenvolvimento, uso e financiamento.

Edifício principal do Sesame, Jordânia
Edifício principal do Sesame, em Allan, Jordânia

Relacionado

Notícias

Eliezer Rabinovici, ex-diretor do Israel Institute for Advanced Studies of Jerusalem, apresentará sua visão sobre o projeto e os incrementos que a proposta recebeu em 2012 na conferência Sesame: Uma Visita a um Universo Paralelo no dia 22 de agosto, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Os debatedores serão os professores: Nathan Berkovits, do Instituto de Física Teórica da Unesp; Mahir Saleh Hussein, do Instituto de Física da USP e pesquisador do IEA; Arlene Clemesha, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e curadora da Metacuradoria Glocal do IEA; Guilherme Ary Plonski, da Escola Politécnica (EP) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), ambas da USP, e conselheiro do IEA; e Bernardo Sorj, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e professor visitante do IEA.

Eliezer Rabinovici

COOPERAÇÃO

O Sesame (acrônimo de Synchrotron-light for Experimental Science and Applications in the Middle East – Luz Síncrotron para Ciência Experimental e Aplicações no Oriente Médio) será o primeiro grande centro internacional de pesquisa da região. Trata-se de uma iniciativa conjunta de cientistas e governos do Oriente Médio e que tem como modelo o Cern (European Organization for Nuclear Research).

Os objetivos do Sesame são:

• estimular a excelência científica e tecnológica no Oriente Médio e países vizinhos (e dessa forma prevenir ou reverter a "fuga de cérebros") ao possibilitar pesquisa científica de classe mundial em temas que vão da biologia, arqueologia e ciências médicas até propriedades básicas das ciências de  materiais, física, química e ciências da vida:
  • construir pontes científicas e culturais entre diversas sociedades e contribuir para uma cultura de paz através  de cooperação internacional em ciência.

Aberto ao público e sem necessidade de inscrição, o evento será realizado em inglês, com tradução simultânea. A conferência também poderá ser assistida ao vivo via web. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização). Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678.

Fotos (a partir do alto): Sesame; Mauro Bellesa/IEA-USP