Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / UPVacina auxilia articuladores no combate à desinformação sobre vacinas

UPVacina auxilia articuladores no combate à desinformação sobre vacinas

por Thais Cardoso - publicado 12/09/2023 10:00 - última modificação 07/09/2023 00:39

Projeto participou de evento sobre o tema com profissionais da atenção básica promovido pela DRS-XIII em Ribeirão Preto

A baixa cobertura vacinal para diversas doenças vem preocupando cada vez mais profissionais e órgãos públicos de saúde. Na região de Ribeirão Preto, a situação não é diferente e levou o Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII) a promover um evento no início de agosto para discutir o tema e buscar formas de solucioná-lo. O encontro reuniu articuladores da Atenção Básica de 26 municípios da região e contou com a participação da União Pró-Vacina, projeto ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

Durante sua palestra, a integrante da UPVacina, Nathália Pereira da Silva Leite, que também é mestranda do programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, fez uma contextualização geral sobre desinformação envolvendo vacinas, elencou os principais motivos desse fenômeno no Brasil e abordou estratégias de como combatê-lo.

“Mostrei aos articuladores como identificar as causas da desinformação, que no Brasil, de acordo com dados que elenquei em meu trabalho de conclusão de curso, têm respaldo principalmente na desconfiança sobre o processo de desenvolvimento e pesquisa das vacinas e no receio dos eventos adversos. Expliquei também como apresentar a informação de maneira correta e com argumentos adequados, a partir da identificação da causa dessa desinformação”, conta Nathália.

A pesquisadora trouxe ainda materiais desenvolvidos por outro integrante da UPVacina, o doutorando do Programa Interunidades de Biotecnologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP Wasim Syed, sobre a “anatomia” das fake news, ou seja, como essa desinformação costuma ser apresentada.

Os articuladores da Atenção Básica que participaram do evento trouxeram casos rotineiros para debater. Segundo Nathália, o principal questionamento dos profissionais foi sobre o pouco tempo para se atualizar, enquanto surgem novas desinformações a todo momento. “A maioria dessas desinformações sempre é uma reciclagem da anterior. Além disso, muitas podem ser desmistificadas pelos profissionais utilizando seu próprio conhecimento científico, principalmente por eles já atuarem na área da saúde e geralmente terem uma visão mais crítica sobre assuntos que envolvem o tema”.

A integrante da UPVacina destaca que ter um espaço como esse para discutir o combate à desinformação é muito importante porque, embora isso seja uma estratégia de saúde pública, o debate de uma forma mais ativa é pouco realizado nas instituições.

“A demanda do DRS-XIII mostra a preocupação com essa estratégia e o encontro que incluiu essa pauta é uma forma de estratégia para ajudar a mitigar o problema da queda na cobertura vacinal. Acredito que organizações como a UPVacina e como as próprias escolas são essenciais e complementares à essa gestão de saúde pública”, diz ela.

A diretora do DRS-XIII Adriana Ruzene considerou o evento bastante positivo. “Foi um encontro muito importante para conhecer os problemas relacionados à vacinação identificados pelos municípios e para que os profissionais e técnicos de saúde se atualizem sobre a sensibilização da população, visando diminuir o impacto das fake news e estimular estratégias da cobertura vacinal”.

Sobre a UPVacina

A União Pró-Vacina é uma iniciativa de extensão articulada pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP em parceria com instituições científicas, acadêmicas e grupos de divulgação científica. O objetivo é unir Academia, poder público, institutos e órgãos da sociedade civil para combater a desinformação sobre vacinas, planejando e coordenando atividades conjuntas.