Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro sobre a crise política da razão debate verdade e informação

Encontro sobre a crise política da razão debate verdade e informação

por Mauro Bellesa - publicado 18/10/2018 09:40 - última modificação 26/10/2018 09:34

Grupo de Pesquisa Política Ambiental realiza seminário "Fluir de Paradoxos: Verdade e Informação na Contemporaneidade" no dia 26 de outubro, às 9h30.
Lafayette de Moraes - 2
Encontro é homenagem ao lógico Lafayette de Moraes

As questões relativas à verdade e à informação e suas implicações sobre o pensamento racional serão debatidas no seminário Fluir de Paradoxos: Verdade e Informação na Contemporaneidade, que o Grupo de Pesquisa Política Ambiental realiza no dia 26 de outubro, às 9h30.

De acordo com a coordenadora do grupo, Eda Tassara, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, as discussões do encontro terão por base conhecimentos derivados de estudos históricos, lógicos e epistemológicos.

Os debatedores serão Jair Minoro Abe (IEA e Unip), Itala Maria Loffredo D' Ottaviano (Unicamp), Neuza Abbud (IP-USP), Carlos Roberto Teixeira Alves (IFRJ) e Lafayette de Moraes (IEA e PUC). Eda será a moderadora.

Capa do livro "Para além das Colunas de Hércules, uma História da Paraconsistência"
Capa do livro sobre história da paraconsistência que será apresentado no seminário

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não requer inscrição. Quem não puder comparecer terá a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo pela internet, também sem necessidade de inscrição.

Paradoxo ético

Na opinião de Eda, "considera-se que o contemporâneo vem se expressando em uma crise política da razão que, embora originando-se de conflitos racionais, evolui como um paradoxo ético a ser desconstruído mediante sua crítica: dúvidas, contradições, consistências e paraconsistências".

Nessa crítica emergem, segundo ela, leituras históricas e transistóricas das transformações dos valores de verdade e dos conteúdos/quantidades de informação neles implicados. A análise dessa questão "atravessa o processo civilizatório, assume relevância expressiva na contemporaneidade e se inscreve necessariamente no campo teórico dos mundos possíveis", afirma a pesquisadora.

O seminário é uma homenagem a Lafayette de Moraes por suas contribuições no desenvolvimento da lógica matemática no Brasil. "Pioneiro no campo da lógica discursiva, onde assumiu proeminência também fora do Brasil, Lafayette é pessoa cuja erudição e simplicidade abrilhantam ações, transcendendo-as para a interdisciplinaridade e revestindo-as com sua aura ética e humanista", ressalta Eda.

Durante o debate, Itala Maria apresentará o livro "Para Além das Colunas de Hércules, uma História da paraconsistência: De Heráclito a Newton da Costa", escrito por ela em parceria com Evandro Luis Gomes e publicado pela Editora Unicamp e pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp.

Fluir de Paradoxos: Verdade e Informação na Contemporaneidade
26 de outubro, 9h30
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados (não é preciso se inscrever para assistir presencialmente ou ao vivo pela internet)