Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Walter Colli recebe prêmio do CNPq

Walter Colli recebe prêmio do CNPq

por Flávia Dourado - publicado 12/03/2014 18:45 - última modificação 12/03/2014 18:45

Ex-conselheiro do IEA, Colli é o vencedor da edição de 2014 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e a Tecnologia.
Walter Colli - Perfil
O bioquímico Walter Colli

O bioquímico Walter Colli, ex-conselheiro do IEA, é o ganhador da edição de 2014 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e a Tecnologia, que este ano contemplou a área de Ciências da Vida.

Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, o prêmio é dedicado a pesquisadores brasileiros cuja produção acadêmica oferece contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Colli é professor titular aposentado do Instituto de Química (IQ) da USP, onde atualmente é colaborador sênior e bolsista produtividade do CNPq. É médico e doutor em bioquímica pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), pós-doutor em biologia molecular pelo The Public Health Research Institute, EUA, e livre-docente pelo IQ. Foi presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e diretor-geral da Associação Brasileira da Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Desde 2003, é coordenador adjunto da Diretoria Científica da Fapesp.

A cerimônia de premiação de Colli será realizada em Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro. O prêmio consiste em diploma, medalha e R$ 200 mil.