Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A pesquisa jurídica em apoio à inovação

A pesquisa jurídica em apoio à inovação

por Mauro Bellesa - publicado 30/07/2013 18:05 - última modificação 27/08/2013 16:28

A Agência USP de Inovação, com o apoio do Grupo de Pesquisa/NAP Observatório da Inovação e Competitividade do IEA, realiza no dia 14 de agosto, às 19 horas, na Faculdade de Direito (FD) da USP, o workshop Direito e Inovação.

A Agência USP de Inovação, com o apoio do Grupo de Pesquisa/NAP Observatório da Inovação e Competitividade do IEA, realiza  no dia 14 de agosto, às 19 horas, na Faculdade de Direito (FD) da USP, o workshop Direito e Inovação.

A atividade integra a 5ª Semana de Propriedade Intelectual e Inovação da Universidade de São Paulo, promovida pela Agência USP de Inovação, e constitui evento preparatório para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de São Paulo no âmbito da programação nacional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A coordenação do evento será da professora Maria Paula Dallari Bucci, da FD-USP e assessora jurídica da Agência USP de Inovação.

Os interessados em participar devem se inscrever na página  www.inovacao.usp.br/semana2013 ou no local do workshop. Haverá transmissão do evento ao vivo pela web.

19 horas — Mesa 1: Parques Tecnológicos: Por Que São Paulo Não Tem?
Parques tecnológicos, incubadoras de empresas de base tecnológica e as novas demandas jurídicas para a convergência de iniciativas governamentais e empresariais de inovação
Debatedores
  • José Francisco Siqueira Neto — diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e diretor do Parque Tecnológico de São Bernardo
  • Claudio Rodrigues — da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (Cietec)
  • Osvaldo Baffa — professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, presidente do Conselho de Direção Estratégica do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto e coordenador do Polo Ribeirão Preto do IEA
  • Representante da Prefeitura Municipal de São Paulo (a confirmar)
Mediadora
  • Luciane Meneguin Ortega — professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e vice-coordenadora da Agência USP de Inovação

20h30 — Mesa 2: Gargalos Jurídicos da Inovação
Como a pesquisa jurídica pode apoiar as políticas públicas e os desafios da inovação tecnológica?
Integrantes
  • Mario Salerno —  professor da Escola Politécnica (EP) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa/NAP Observatório da Inovação e Competitividade do IEA
  • Diogo Coutinho — professor da FD-USP
  • Alessandro Octaviani — professor da FD-USP