Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica / Ciclo Ação e Formação do Professor

Ciclo Ação e Formação do Professor

por Fernanda Rezende - publicado 01/08/2019 18:05 - última modificação 02/08/2019 17:18

No primeiro semestre de 2019 foram organizados três seminários, com apresentações de quatro palestras em cada um deles, seguidas de debates sobre subtemas derivados do tema central. Além da gravação integral das exposições e dos debates, foram produzidos um vídeo de cerca de 15 minutos e um texto sintético sobre cada uma das palestras.

Profissionalismo e Competência - 16 de março

por Fernanda Rezende - publicado 01/08/2019 18:02 - última modificação 01/08/2019 18:02

O professor e a ideia de profissionalismo por Nelson Niero Neto — última modificação 11/06/2020 06:24
A docência vai além do conhecimento técnico: o profissionalismo exige, antes de tudo, compromisso com um projeto coletivo
Competência para desenvolver competências por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:57
A ideia proposta na BNCC exige um novo tipo de professor, aberto a aprender constantemente e a levar seus alunos a novas descobertas
O desafio de repensar a ação profissional docente por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:57
O educação baseada no ensino discursivo está em xeque. Agora, o professor precisa ter compromisso com o aprendizado, o que requer postura ativa dos alunos
Reconhecimento e plano de carreira, os segredos da atratividade docente por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:57
Mais que altos salários, oportunidades de formação e boas condições de trabalho aparecem como fatores primordiais para atrair — e reter — bons professores

Planejamento e Avaliação - 13 de abril

por Fernanda Rezende - publicado 01/08/2019 18:03 - última modificação 01/08/2019 18:03

Planejar e avaliar para o desenvolvimento de competências por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:58
Novos documentos curriculares destacam aspectos como autonomia, liberdade e tolerância. Mas como professores podem desenvolvê-los em suas aulas e avaliações?
O saber e o ensinar articulados na escola por Nelson Niero Neto — última modificação 11/06/2020 06:31
A maneira como compreendemos o conhecimento influencia o planejamento da prática em sala de aula
Entre a criança e a política pública por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:58
Avaliar é um dos meios de se observar o desenvolvimento, seja das crianças em um berçário ou de um sistema de ensino. Mais para que isso aconteça, a avaliação deve ser mais do que um produto
O desafio da qualidade passa pelo professor por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:59
Valorizar a formação inicial e continuada é chave para melhorar os índices de aprendizagem no Brasil, diz especialista

Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio

por Fernanda Rezende - publicado 01/08/2019 18:03 - última modificação 01/08/2019 18:03

Os desafios da formação inicial e seus impactos por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:59
Cursos de Pedagogia e licenciaturas perdem a oportunidade de preparar os futuros professores para a prática da sala de aula e transformam as iniciativas de formação continuada em "supletivos" do que deveria ter sido a graduação
A divulgação científica como apoio a formação de professores por Nelson Niero Neto — última modificação 20/08/2019 14:59
Em São Carlos, iniciativas do campus da USP na cidade aproximam graduandos da Educação Básica e dão apoio para o trabalho de professores dos ensinos Fundamental e Médio
Para superar a separação em disciplinas por Nelson Niero Neto — última modificação 11/06/2020 06:35
Uma abordagem por áreas para a formação de professores pode impulsionar também trabalhos menos fragmentados dentro das salas de aula da Educação Básica
Ensino Fundamental 2: uma etapa quase esquecida por Nelson Niero Neto — última modificação 11/06/2020 06:44
Os anos finais desse segmento se tornaram uma fase sobre a qual se fala pouco, que recebe poucas políticas e com estudantes fragilmente acompanhados pelos professores