Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Agricultura Urbana

Agricultura Urbana

por Fernanda Rezende - publicado 22/06/2016 15:05 - última modificação 11/08/2016 09:50

Horta da Faculdade de Medicina
Horta da Faculdade de Medicina da USP
O grupo teve sua criação aprovada pelo Conselho Deliberativo do IEA em 9 de maio de 2016 e funcionará por um período de dois anos, no qual produzirá estudos sobre agricultura urbana e periurbana, com ênfase nesse tipo de atividade na Região Metropolitana de São Paulo.

O grupo congrega especialistas da USP (Faculdade de Medicina; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; e Instituto de Energia e Ambiente, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental), da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e da Universidade de Rennes 2, França.

Os estudos deverão contribuir para o debate sobre a natureza dos atores, das relações sociais, das dinâmicas socioespaciais e dos impactos gerados pela agricultura urbana e periurbana.

Além de promover parcerias e a disseminação do conceito de agricultura urbana, os estudos pretendem contribuir com referenciais teórico-metodológicos para explicar fenômenos urbanos, em especial quanto à situação da cidade de São Paulo e de outras metrópoles latino-americanas.

Em 2015, o trabalho Agricultura Urbana: Produção, Varejo e Consumo de Alimento, produzido por pós-graduandos ligados ao grupo, foi um dos ganhadores na categoria Academia do 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.

Conheça os integrantes do grupo.

Contato: geau@usp.br