Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

por Fernanda Rezende - publicado 12/12/2019 15:35 - última modificação 24/04/2020 15:35

Tecnologia na medicinaO Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde é formado por pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, medicina, economia, administração e engenharia. A coordenação é de Maria Hillegonda Dutilh Novaes, professora da Faculdade de Medicina da USP. O projeto foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do IEA no dia 3 de dezembro. Conheça os demais integrantes.

Com duração prevista de 36 meses, o grupo pretende ser um canal de comunicação entre a comunidade científica e a sociedade, “promovendo discussões que sejam capazes de reunir um arcabouço teórico interdisciplinar para avançar na compreensão dos processos políticos, econômicos e culturais envolvidos na agenda de estudos em ciência, tecnologia e inovação em saúde”.

Projeto de pesquisa
Integrantes

Para isso, o novo grupo irá promover exposições e discussões de temas pertinentes a essa agenda, combinando sessões abertas ao público com reuniões internas. Com o formato de “seminários de casos e perspectivas”, os eventos servirão também para divulgar os trabalhos acadêmicos produzidos pelo grupo e promover o diálogo com a sociedade sobre os desafios relacionados à saúde, nas áreas de: saúde pública, produção de ciência e tecnologia, transposição do conhecimento em negócios inovadores, análise jurídico-filosófica e dinâmica político-institucional.

“Não apenas a produção de trabalhos científicos será priorizada, mas também a produção cultural, de difusão e de tradução da realidade do setor da saúde brasileiro”. O objetivo é que as análises feitas na academia e da academia cheguem a outras áreas da sociedade, como ONGs, jornalismo, setor produtivo e áreas técnico-jurídicas da administração pública.

O grupo é formado por pesquisadores do Centro de Pesquisa Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; e das seguintes áreas da USP: Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina; Núcleo de Política e Gestão Tecnológica; da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica; Faculdade de Direito; Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Multi e interdisciplinar, está organizado em três eixos:

1. Saúde, Desenvolvimento e Sociedade: Resgata como central a preocupação com os impactos das intervenções políticas e societais em ciência e tecnologia na saúde, assim como a relação dessas iniciativas com a geração de novos problemas para o planeamento da saúde pública e suas agendas nacionais, regionais e locais.
  2. Gestão, Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde: Estuda como os recursos econômicos escassos e iniciativas de gestão públicas e privadas são alocadas ao setor de saúde para produzir bens e serviços e como são alocados nas organizações (empresas, hospitais, centros de assistência etc.).
  3. Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia em Saúde: Produz análises sobre os processos de produção e circulação do conhecimento em saúde na sociedade e na política, assim como sua interface com os elementos culturais envolvidos na atividade de desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.