Vídeos
“Escrita Viva é Munição”: Literaturas, Vozes Plurais e Transformações Sociais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/11/2023 15:22Este evento buscou expandir as reflexões sobre as literaturas a partir de práticas que ressignifiquem a importância das vozes plurais e diversificadas no panorama das transformações sociais. Os convidados trouxeram reflexões sobre como o Estado pode estimular a pluralidade de vozes na literatura e desestabilizar as hegemonias que definem a legitimidade da expressão criativa, das formas estéticas e dos circuitos de leitura e reconhecimento.
Lançamento do Periódico Permanente nº 10: Permanência e Impermanência
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/02/2024 11:01Evento de lançamento da 10ª edição da revista digital Periódico Permanente, que teve curadoria e edição do Grupo de Estudos em Conservação de Arte Contemporânea (GeCAC). A edição traz textos inéditos, e outros já pertencentes ao acervo do Fórum Permanente, sobre o valor subjetivo ligado à existência imaterial da obra de arte, demandando um conhecimento da poética que a sustenta e que faz parte do universo do artista. Há também entrevistas sobre a prática da conservação e preservação de obras de artes contemporâneas.
“Como Será o Amanhã”: Afrofuturismos e a Redescoberta dos Quilombos e das Cidades como Laboratórios de Experimentação Cultural e Criativa
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/09/2023 15:51O Eixo Cultura e Artes do Programa Eixos Temáticos – USP realizou o V Fórum Permanente de Cultura e Artes (ProETUSP) buscando expandir nossas possibilidades de compreender as dimensões dos afrofuturismos e suas implicações para as reflexões sobre políticas culturais e processos artísticos. O projeto afrofuturista se baseia na compreensão do futuro como tecnologia ancestral e, por isso, busca estimular um movimento de valorização das culturas africanas e diaspóricas.
Decolonizando Museus e Exposições sobre os Indígenas Ainus no Japão
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2023 17:01A socióloga japonesa Mariko Murata esteve no IEA para falar sobre a prática de decolonização de museus japoneses, tomando como referência o esforço empreendido pelo Museu e Parque Nacional Ainu Upopoy, inaugurado em 2020, o primeiro de caráter nacional dedicado à etnia, e as polêmicas suscitadas pelos procedimentos adotadas pelo museu. Primeiros ocupantes do norte do Japão, os ainus foram colonizados e marginalizados pelos japoneses durante séculos, chegando a ser exibidos e submetidos à alteridade em exposições e mostras de museus, segundo Murata. Em paralelo a isso, disse, o movimento étnico ainu criou algumas coleções e instituiu guias/anfitriões para organizarem turismo étnico em seus povoados. A mediação foi de Ilana Goldstein (Unifesp), e o debate teve a participação de Michiko Okano (Unifesp); Sandra Mara Salles (Museu Afro Brasil); Susilene Elias de Melo (Museu Worikg); e Suzenalson da Silva Santos (Museu Kanindé).
“Um Barco que Veleje nesse Infomar”: Algoritmos, Políticas Culturais e Processos Artísticos
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 11:49Os participantes deste seminário fizeram exposições sobre o alcance das políticas culturais e as possibilidades que se apresentam para os processos artísticos em um cenário em que as tecnologias não são apenas "meios", mas também "ambientes" que definem e propõem modos de existência, produção e acesso. Dentre outros questionamentos, está o das “lógicas de produção de (in)visibilidades e (in)acessibilidades por meio das quais operam as rotinas altamente eficientes de seleção e combinação mediadas por algoritmos”.
“Não me Chame de Índio”: Reflexões Sobre o Desenvolvimento de Projetos Culturais e Artísticos Entre os Povos Originários
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 18/05/2023 13:34Encontro da série Eixos Temáticos discutiu os desafios contemporâneos para as políticas culturais indígenas e como a produção artística dos povos originários tem contribuído no agenciamento de políticas e na garantia de visibilidade e direitos. “Se há cura para o que dura, nos perguntamos: ‘É possível inspirar e transformar um mundo que não respeita nosso chão?’”, escrevem os organizadores.
"Quem Criou a Regra que ela não Joga Futebol?”: Estratégias de Combate às Injustiças de Gênero no Campo das Políticas Públicas para Cultura
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 18/05/2023 13:56Os organizadores deste encontro defendem que a visibilidade de diferentes imagens, corporeidades e grupos sociais no campo da cultura é de fundamental importância para reforçar representações, redefinir comunidades, diminuir opressões de gênero, classe e raça. No evento, as participantes buscaram identificar como a produção de políticas públicas para a cultura pode se relacionar com estratégias de combate às injustiças de gênero.
Encantar na Fronteira do Conhecimento: Conversa Sobre Arte, Ciência e Conhecimento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/02/2023 16:35O evento Encantar na Fronteira do Conhecimento (do inglês, Grace at the boundary of knowledge), conversou sobre arte, ciência e conhecimento, reuniu artistas e cientistas para uma conversa-debate acerca das convergências da arte e da ciência sejam estas filosóficas, epistemológicas ou mesmo práticas. Os participantes foram convidados a compartilhar as suas impressões e reflexões a partir de suas experiências profissionais, seus campos de atuação e reflexões.
Encantar na Fronteira do Conhecimento: Sobre Desenho - Cânones, Experimentos, Transcendências
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/12/2022 15:53Debate-conversa com artistas, arquitetos e curadores a respeito dos estatutos, tradições, experimentos e transcendências do desenho na contemporaneidade. O desenho tem um papel central na exposição Grace at the Boundary of knowledge / Encantar na Fronteira do Conhecimento, uma vez que está na base de todos os trabalhos expostos.
Una mirada extranjera sobre los museos de São Paulo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:46Mesa redonda internacional sobre política cultural dirigida a los museos de São Paulo, con referencia al libro "Panorama reflexivo: 11 años del Encuentro de Museos de São Paulo - Conceptos, Políticas, Redes, Acciones, Público y Memoria. Participaron Muthoni Thang 'Wa (Kenia), Ana Rosas Mantecón (México) y Clara Frayão Camacho (Portugal), todas ellas especialistas en museología en sus respectivos países, con la mediación de Renata Vieira da Motta, presidenta del Consejo Internacional de Museos Brasil (Icom-Brasil) y por Martin Grossmann, profesor de ECA-USP y cultivador del Fórum Permanente.
Olhar Estrangeiro Sobre os Museus em São Paulo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:47Mesa-redonda internacional sobre a política cultural voltada aos museus em São Paulo, tendo como referência o livro "Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus - Conceitos, Políticas, Redes, Ações, Público e Memória. Os participantes foram Muthoni Thang´Wa (Kenya), Ana Rosas Mantecón (México) e Clara Frayão Camacho (Portugal), todas especialistas em museologia em seus respectivos países. A mediação foi de Renata Vieira da Motta, presidente do Conselho Internacional de Museus Brasil (Icom-Brasil) e de Martin Grossmann, professor da ECA-USP e culturador do Fórum Permanente.
Correspondências e Confluências Singulares e Coletivas: O Percurso da 34ª Bienal Internacional de São Paulo (2018-2021)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 10/12/2021 15:52Ao comemorar 70 anos de realização ininterrupta da mostra, a 34ª Bienal Internacional de São Paulo se destacou das anteriores pelo trabalho colaborativo, coletivo e transdisciplinar de sua equipe organizadora, composta por curadores, arquitetos, designers, educadores e artistas convidados. Vários deles participaram desta mesa-redonda, idealizada pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente Sistema Cultural entre o Público e o Privado, que analisou a mostra deste ano.
About Academia e o Debate STEM & STEAM na Universidade
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:51O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realizaram o encontro virtual “About Academia e o debate do Stem & Steam na universidade", que faz parte da série de encontros para contextualizar a exposição About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas à realidade brasileira e latino-americana. O encontro visou trazer para o contexto universitário o debate crítico sobre o papel da arte neste âmbito, em particular diante da prevalência do Stem (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em suas políticas e ações institucionais.
Em Evidência: Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus, Livro Digital Trilíngue (port/esp/ing)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/10/2021 14:02A mesa-redonda reuniu profissionais e pesquisadores de diferentes estados brasileiros e de outros países da América do Sul para discutir o livro que revê criticamente o legado e o impacto do Encontro Paulista de Museus, realizado desde 2009.
Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021): Mesa Redonda Universidade e Contexto
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/06/2021 10:37About Academia provoca uma reflexão por meio da arte sobre o sistema acadêmico e universitário estadunidense, mais especificamente sobre a dualidade público/privado, assim como as complexas relações que existem entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas de pedagogia. A videoinstalação de Muntadas considera o possível conflito entre uma faculdade (e seus valores) e uma administração (e seu poder). Para fazer uma circulação proveitosa do projeto em universidades que não sejam norte-americanas, Muntadas propõe mesas de debates que contextualizam os conflitos e dificuldades próprias do sistema universitário que o hospeda, confrontando com outros modelos em contextos e culturas diferentes.
Antoni Muntadas: About Academia I-II, una Interpretación Online, 2011-2017 (2021): Mesa Redonda Universidad y Contexto
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/06/2021 10:37About Academia provoca una reflexión a través del arte sobre el sistema académico y universitario en Estados Unidos, más concretamente sobre la dualidad público/privado, así como las complejas relaciones que existen entre la producción de conocimiento y los intereses económicos que influyen en la educación en sus diferentes formas de pedagogía. La videoinstalación de Muntadas plantea el posible conflicto entre una facultad (y sus valores) y una administración (y su poder). Para que el proyecto circule con éxito en universidades de fuera de Estados Unidos, Muntadas propone mesas redondas que contextualicen los conflictos y dificultades del sistema universitario que lo acoge. Confrontando con otros modelos en diferentes contextos y culturas.
Antoni Muntadas: About Academia I-II, una Interpretación Online, 2011-2017 (2021): Mesa Redonda - Academia Intercontinental
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/06/2021 10:37About Academia provoca una reflexión a través del arte sobre el sistema académico y universitario en Estados Unidos, más concretamente sobre la dualidad público/privado, así como las complejas relaciones que existen entre la producción de conocimiento y los intereses económicos que influyen en la educación en sus diferentes formas de pedagogía. La videoinstalación de Muntadas plantea el posible conflicto entre una facultad (y sus valores) y una administración (y su poder). Para que el proyecto circule con éxito en universidades de fuera de Estados Unidos, Muntadas propone mesas redondas que contextualicen los conflictos y dificultades del sistema universitario que lo acoge. Confrontando con otros modelos en diferentes contextos y cultura
Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021) : Mesa Redonda - Intercontinental Academia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/06/2021 10:36About Academia provoca uma reflexão por meio da arte sobre o sistema acadêmico e universitário estadunidense, mais especificamente sobre a dualidade público/privado, assim como as complexas relações que existem entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas de pedagogia. A videoinstalação de Muntadas considera o possível conflito entre uma faculdade (e seus valores) e uma administração (e seu poder). Para fazer uma circulação proveitosa do projeto em universidades que não sejam norte-americanas, Muntadas propõe mesas de debates que contextualizam os conflitos e dificuldades próprias do sistema universitário que o hospeda, confrontando com outros modelos em contextos e culturas diferentes.
Antoni Muntadas: About Academia I-II, an Online Interpretation, 2011-2017 (2021): Round Table - Intercontinental Academy
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/06/2021 10:36About Academia provokes a reflection through art about the American academic and university system, more specifically about the public/private duality, as well as the complex relationships that exist between the production of knowledge and the economic interests that influence education in its different forms of pedagogy. Muntadas' videoinstallation considers the possible conflict between a faculty (and its values) and an administration (and its power). In order to have a fruitful circulation of the project in universities outside the US, Muntadas proposes round table discussions that contextualize the conflicts and difficulties peculiar to the university system that hosts it, confronting it with other models in different contexts and cultures.
Antoni Muntadas: About Academia I-II, una Interpretación Online, 2011-2017 (2021)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/05/2021 15:22A partir de su experiencia en la enseñanza superior norteamericana, Antoni Muntadas inaugura en Brasil una interpretación en línea de About Academia. En este proyecto se discuten el papel y la función actuales de las universidades; su tradición, su contemporaneidad y su futuro; también temas como el lugar del arte en ese contexto, la relación entre lo público y lo privado y la interdisciplinariedad; todo ello, a partir de entrevistas realizadas por el artista a profesores y alumnos. ¿Qué universidad queremos?
Antoni Muntadas: About Academia I-II, an Online Interpretation, 2011-2017 (2021)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/05/2021 15:22Based on his experience in American higher education, the artist Antoni Muntadas inaugurates in Brazil an online interpretation of About Academia. The project discusses the role and function of universities today, the place of art in this context, the relationship between public and private, tradition and contemporaneity, the future of universities and interdisciplinarity, based on interviews with professors and students. Which university do we want?
Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/05/2021 15:14Este evento marcou a inauguração da exposição virtual "Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)". A abertura contou com a presença de Muntadas, Ailton Krenak, Néstor García Canclini, Eliane Sousa Silva e Macaé Evaristo. A exposição irá até 31 de outubro de 2021 no site https://aboutacademia.iea.usp.br.
Documenta a Partir do Futuro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/12/2020 10:07Este seminário debateu o estado presente da arte-educação, as exposições periódicas e de pesquisas da área a partir de um ponto de vista do futuro, dando destaque para a documenta de Kassel (Alemanha), uma das mais importantes exposições de arte contemporânea da atualidade. O evento teve a presença da professora de arte-educação da Universidade de Belas Artes de Hamburgo, Nora Sternfeld, e marcou a nova edição da revista Periódico Permanente, publicada pelo Fórum Permanente.
Boas Práticas, Tendências e Tecnologia Contra Incêndios Para o Patrimônio Cultural
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:20Os recursos e tendências na prevenção de incêndios em patrimônios culturais, como museus e acervos, foi o tema deste evento, que reuniu especialistas em gestão cultural e gerenciamento de risco.
Encontro com Ivo Mesquita
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08A trajetória do curador e crítico de arte Ivo Mesquita foi relembrada por ele e um grupo de artistas e especialistas da área. Ivo Mesquita foi curador-chefe na 28ª Bienal de São Paulo, em 2008, e na Pinacoteca, entre 2002 e 2012. Como curador, organizou também exposições em diferentes edições da Bienal e em museus da Espanha e Canadá.
Gestão em Risco ou Gestão de Risco? A Situação da Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25O incêndio no Museu Nacional em 2018 escancarou um problema que não é recente. Começando pelo incêndio no MAM-RJ, em 1978, o Brasil já assistiu a uma sequência de tragédias em instituições culturais nas últimas décadas, locais que enfrentaram as consequências de problemas como contingenciamento de verbas, falta de manutenção e pouco preparo das equipes. Neste encontro, um grupo de especialistas partiu do caso do Museu Nacional para responder às perguntas: A gestão museológica está em risco ou suas escolhas e prioridades estão ocasionando o risco? Existe uma ideologia por trás desta desconstrução ou é meramente uma falta de conscientização e respeito à cultura?
Deslocamento de Coleções: A Conservação Transigente
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38O último encontro do ciclo de mesas-redondas em conservação e restauração tratou do deslocamento de acervos para outros espaços.
Conservação de Obras em Trânsito /Empréstimo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:48Ana Helena Curti, da Arte 3; a museóloga Eugênia Gorini Esmeraldo; a conservadora-restauradora Valéria de Mendonça; e Vitória Arruda, do Instituto Tomie Ohtake, estiveram no IEA em um encontro que tratou da conservação de obras de arte durante o transporte. Quais os cuidados, como deve ser feito, o que a experiência mostra?
A Parceria da Conservação-Restauração com as Ciências Naturais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11Este encontro sobre restauração e conservação de bens culturais promoveu a interação entre museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da área para discutir temas relevantes para a área. Segundo os organizadores, as atuações na área da conservação-restauração são de caráter inter e transdisciplinar, e um dos maiores desafios a ser superado é a dificuldade de comunicação e troca de conhecimento e experiência entre diferentes profissionais e grupos que nelas atuam.
Encontro com Gabriel Pérez-Barreiro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:58Neste encontro, Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 33ª Bienal de São Paulo, falou de sua experiência profissional e de seu projeto para a Bienal. Também participaram mais dez figuras importantes da arte brasileira, proporcionando uma dinâmica semelhante a dos encontros com Paulo Herkenhoff e Jochen Volz, que aconteceram em 2016 e 2017, respectivamente.
Atuação do Conservador-Restaurador: O Conservador de Museu e o Conservador de Ateliê
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11O segundo encontro sobre restauração e conservação de bens culturais promoveu a interação entre museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da área para discutir temas relevantes para a área. Segundo os organizadores, as atuações na área da conservação-restauração são de caráter inter e transdisciplinar, e um dos maiores desafios a ser superado é a dificuldade de comunicação e troca de conhecimento e experiência entre diferentes profissionais e grupos que nelas atuam.
Sobre Academia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:48O projeto Sobre Academia (About Academia), do artista espanhol Antoni Muntadas, propõe uma reflexão sobre como a relação entre Universidade e Academia tem sido mantida ao longo dos anos e como o sistema americano de ensino superior -- com a dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas --, influenciaram a educação e, por sua vez, suas diversas formas de pedagogia.
Encontro com Jochen Volz
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:54Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, apresentou seus planos para o museu e conversou com 16 especialistas da área sobre os desafios da gestão cultural e da Pina.
Architectures of Knowledge: Interdisciplinary Research on Games, Virtuality and the Global Museum
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:05Christian Stein, do Laboratório Interdisciplinar de Berlim, apresentou pesquisas recentes sobre "Arquiteturas do Conhecimento", a principal área do Excellence Cluster Image Knowledge Gestaltung. Membro fundador do gamelab.berlin, mostrou projetos em andamento sobre 1. jogos como técnica cultural; 2. virtualidade; e 3. realidade virtual, além do uso de jogos e princípios do design de jogos em outros ambientes.
História em Display ou Contra/Histórias
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:21Lançamento da sétima edição do 'periódico permanente' do Fórum Permanente: Sistema Cultural Entre o Público e o Privado. Intitulado “História em Display ou Contra/Histórias...”, a publicação reúne reflexões de um grupo de artistas, pesquisadores e curadores sobre o modo como o processo de museificação da história – com sua complexa estrutura de dispositivos narrativos e expográficos – tenderia a legitimar certas formas ideológicas de dominação política e cultural.
Deslocando o Cânone da História da Arte: o Papel da Arte Latino-Americana na Tate Modern
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:14A Tate Modern abriu em junho seu novo prédio chamado Switch House. Porém também renovou o seu roteiro da coleção, introduzindo a sua própria versão de um museu global.
Mediação Cultural e seus Processos de Tradução - 14 de setembro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:54Realizado no Instituto Tomie Ohtake, este encontro teve como objetivo apresentar e debater o trabalho realizado pelo Núcleo de Cultura e Participação do Instituto, responsável por todo o trabalho de mediação. Após uma breve apresentação do trabalho do Núcleo, cada participante debateu os desafios e os questionamentos que o trabalho de mediação na arte contemporânea levantam, tanto do ponto de vista do profissional (educador, mediador e artista) como do próprio público.
Mediação Cultural e seus Processos de Tradução - 13 de setembro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:35O encontro reuniu mediadores e pesquisadores que traduziram uma série de textos para a sexta edição do Periódico Permanente, revista digital do Fórum Permanente, edição que teve como tema central a mediação. Nesta atividade, a cada tradutor foram propostas duas perguntas como pontos de partida: “De que vale o texto que você traduziu para o que vem pensando e fazendo enquanto mediação?” e “O que representa a prática da tradução de texto e outras modalidades de discurso no trabalho em mediação?”.
Encontro com Paulo Herkenhoff
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:06O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente promoveu uma roda de perguntas e respostas com Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio (MAR). O encontro permitiu um debate vívido sobre a arte contemporânea e a museologia de arte no Brasil.
The Humanities and its Publics
— por Richard Meckien — última modificação 19/09/2019 10:20In this event Michael Elliott has addressed the American academics' view of their role in society since the beginning of the 20th century and the possibilities and risks of becoming a public intellectual in the digital age.
Políticas Culturais: Um Comparativo entre as Eras FHC e Lula
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2019 15:06Além da análise das políticas públicas para a cultura dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2003) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2011), os participantes também recapitularam o que foi feito anteriormente, por governos, na esfera cultural do país. Entre os aspectos abordados, esteve o papel da cultura como fortalecedora da identidade nacional e como ela influencia na maneira como o Brasil é encarado por outros países.
¿Como Convertir la Fatiga en una Exposición?
— por Richard Meckien — última modificação 19/09/2019 07:29O crítico de arte Martí Peran discutiu, neste seminário, a possibilidade de que o sentimento da fadiga possa ser representado numa exposição de arte, onde refletisse o atual momento vivido pela sociedade contemporânea.
A Ideia de Metacuradoria
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:07As origens do conceito de metacuradoria, conceito que ainda está sendo elaborado; o sentimento de amor ao lugar expresso na arquitetura moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro e as transformações ocorridas no Centro Cultural de São Paulo foram as temáticas analisadas no evento A Ideia de Metacuradoria.
A Concepção do Campus da Universidade Central da Venezuela, Projetado por Carlos Raúl Villanueva
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:08O arquiteto Rafael Pereira fez uma exposição sobre o processo de idealização do campus da Universidad Central de Venezuela. Ele destacou que a universidade foi projetada a partir da síntese entre arquitetura e arte moderna e revelou as referências artísticas por trás de sua concepção. Para isso, utilizou uma série de imagens que ilustram o paralelo entre as construções do campus e as obras de arte usadas como inspiração.
América Latina e Arte Contemporânea: Curadoria e Colecionismo
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:08Especialistas brasileiros e estrangeiros discutiram várias questões ligadas à arte contemporânea latino-americana, tais como geopolítica, curadoria, mercado de arte, institucionalidade, circulações e deslocamentos, contextos e ações.