Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Pesquisa / Política Ambiental / Projetos / Proposta de Programa de Atividades 2013-2014

Proposta de Programa de Atividades 2013-2014

por Sandra Sedini - publicado 10/04/2013 17:22 - última modificação 10/04/2013 17:22

As atividades em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos em Política Ambiental (GEPA) dividem-se em duas plataformas de programas. A primeira consiste na condução de um amplo projeto de investigação em cooperação internacional, iniciado em 1999 e em desenvolvimento até a presente data, sobre relações entre paradigmas de urbanização e modelos de urbanidade, e suas expansões e influências sobre as culturas urbanas. Na atual fase da investigação, trata-se de estudo in situ localizado no território do Município de Jacareí (SP) e objetivando subsequente cotejamento de seus resultados de análise com resultados obtidos em estudos sobre a mesma temática, desenvolvidos no México. O estudo está sendo subvencionado pela FAPESP e pelo CNPq, com a colaboração da Prefeitura do Município de Jacareí, em cooperação técnica com a UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba, o Instituto de Saúde de São Paulo e o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Para o desenvolvimento do estudo, cuja coordenação de atividades de campo está sob responsabilidade do urbanista José Oswaldo Soares de Oliveira, da UNIVAP e em Pós-Doutoramento sob nossa supervisão, estamos contando com uma equipe de pesquisa composta por dezesseis doutores, sendo quatro em programas de Pós-Doutoramento, dois mestres, duas mestrandas e alguns estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Esta equipe é composta por especialistas de várias áreas disciplinares.

Dada a extensão do projeto, torna-se difícil prever a totalidade do campo de extroversão de suas repercussões. Pelo momento estamos planejando publicações sob forma de e-books, artigos, palestras e outras. Há reuniões periódicas de trabalho, algumas fechadas e outras abertas, realizadas em São Paulo, Jacareí ou São José dos Campos. Paralelamente, estamos desenvolvendo esforços para obter recursos suplementares com a finalidade de produzir: a)- Um documentário cinematográfico com cerca de uma hora de duração, sobre relações entre dinâmicas demográficas, formas de ocupação do território, culturas urbanas e paisagens socioambientais, segundo categorias propostas por Azis Ab’Saber, a ser dirigido por Marcello Tassara; b)- um banco de imagens fotográficas, composto por 5.000 unidades selecionadas a partir dos registros obtidos durante a realização do documentário, a ser disponibilizado para a sociedade; c)- uma maquete em escala representando os ecossistemas socioambientais de Município de Jacareí (SP), abrangendo seu contexto de interface micro-regional com a região do Vale do Paraiba e suas confluências com a Grande São Paulo (dimensão aproximada de 3x12 metros).

A segunda plataforma de programas refere-se a estudos sobre a temática “Poéticas do espaço-tempo”, cuja primeira atividade pública se deu em outubro de 2011, no Auditório Eva Herz, da Livraria Cultura. Sobre este evento, pretende-se lançar, em outubro de 2013, quando realizaremos o segundo grande evento público que dá prosseguimento ao programa, um e-book como memória comentada de seu desempenho. Para o e-book, cujo título provisório é “Poéticas do espaço-tempo. O cristal quebrado”, que apresentará ensaios baseados nas exposições e debates ocorridos no evento de 2011, os respetivos textos serão disponibilizados em português, inglês e na língua original dos autores. Pelo presente, estamos aguardando os textos de autoria de Massimo Canevacci, Michel Paty, Jean-Pierre Goubert, Francisco Javier Guevara Martinez e Maureen Bisilliat. A apresentação será escrita por nós, incorporando-se texto de Omar Ardans sobre as poéticas das diferenças, cujo conteúdo visará articular os eventos de 2011 e 2013. Pensamos, também, em introduzir um ensaio crítico sobre o filme Like someone in love (Um alguém apaixonado), de Abbas Kiarostami, na busca de um entendimento sobre sua leitura poética da violência gerada pelo encontro das forças da globalização com as raízes culturais profundas das diversas sociedades.

Para o planejamento das atividades desta plataforma estamos contando com a colaboração de: Daniela Thomas (expografia), Felipe Tassara (expografia), Helena Tassara (cinema e expografia), José Oswaldo Soares de Oliveira (programa), Marcello Tassara (programa e cinema), Massimo Canevacci (programa e cinema), Michel Paty (programa), Omar Ardans (programa), Roberto Ring (atividades musicais) e Sandra Sinicco (estratégias de extroversão).

Estamos também pensando que, por ocasião da assinatura do convênio entre a Università La Sapienza di Roma e a USP, proposto por Massimo Canevacci e a ser por ele conduzido, em realizar evento em comemoração aos vinte anos do lançamento de seu livro La città polifonica, ocorrido em Roma, em maio de 1993. Naquela oportunidade, houve um debate acadêmico sobre a temática do livro, realizado no Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil em Roma, do qual tivemos a honra de participar juntamento com renomados intelectuais italianos, entre os quais Ettore Finazzi-Agrò, professor de literatura brasileira da Universidade de Roma. Julgamos que seria instigante retomarmos, vinte anos depois, a discussão sobre um olhar estrangeiro sobre São Paulo hoje, estruturando-a sobre a ideia de autorrepresentação, núcleo central do projeto apresentado por Massimo Canevacci e a ser por ele desenvolvido na qualidade de pesquisador visitante junto ao Grupo de Estudos em Política Ambiental do IEA/USP.