Vídeos

por Aziz Salem - publicado 10/04/2013 11:05 - última modificação 08/12/2014 17:30

Música e Inteligência Artificial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:11

Combinando sua experiência como músico e as pesquisas na área de inovação, Bruno César Araújo abordou os aspectos da relação entre homem e máquina para a criação musical. Um dos exemplos citados do uso da inteligência artificial nesta área é a exploração de padrões de gosto dos ouvintes de serviços de streaming.

Música e Inteligência Artificial - Leia mais…

Indústria Brasileira no Limiar do Século XXI: Evolução Estrutural, Comercial e Tecnológica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15

Séries inéditas de pesquisas que mediram a participação dos setores manufatureiros no PIB do Brasil de 1970 a 2016 foram apresentadas neste encontro por Paulo Morceiro, pesquisador da Fipe e do Núcleo de Estudos de Economia Regional e Urbana (Nereus) da FEA-USP. Feito a partir de dados do IBGE, o estudo revela que a desindustrialização do Brasil é normal (e esperada) para os setores manufatureiros intensivos em trabalho, porém prematura (e indesejada) para os setores intensivos em conhecimento e tecnologia. Logo, traz consequências negativas para o desenvolvimento científico e tecnológico futuro do país.

Indústria Brasileira no Limiar do Século XXI: Evolução Estrutural, Comercial e Tecnológica - Leia mais…

Inovação e Segurança Jurídica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02

Este encontro mostrou como a garantia de segurança jurídica pode facilitar a inovação no âmbito das ações estatais. O diagnóstico partiu da constatação de que a baixa institucionalidade e a incerteza no ambiente público inibem o aperfeiçoamento na máquina pública, com fortes custos para a sociedade.

Inovação e Segurança Jurídica - Leia mais…

O Plano de Segurança que o Brasil Precisa

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12

O Plano de Segurança apresentado pelo ministro Sérgio Moro gerou polêmica em relação a alguns aspectos, um deles a possível flexibilização das regras de exclusão de ilicitude. Para Oscar Vilhena, a medida, associada à permissão da posse de armas, pode incentivar não apenas policiais, mas também cidadãos, a fazer uso preventivo desproporcional da legítima defesa. Vilhena considera que há aspectos de populismo penal no pacote de Moro. Foi sobre esse tema e sobre os aspectos mais sensíveis do Plano de Segurança em questão que ele falou no IEA.

O Plano de Segurança que o Brasil Precisa - Leia mais…

Limites e Possibilidades das Encomendas Tecnológicas no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14

Um dos autores do guia "Encomendas tecnológicas no Brasil", lançado pelo Ipea, discutiu esse instrumento de política pública que ainda é pouco utilizado no Brasil. André Rauen tratou de questões relativas à racionalidade econômica das Encomendas Tecnológicas (ETECs), os requisitos de emprego e o necessário tratamento da incerteza.

Limites e Possibilidades das Encomendas Tecnológicas no Brasil - Leia mais…

Ensino Superior e Pesquisa no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25

Ex-ministro da Educação, reitor da USP de 1986 a 1990 e presidente da Fapesp de 2015 a 2018, o físico José Goldemberg discutiu nesse encontro a realidade atual da universidade brasileira – tendo como foco a USP – e sua condição de colaborar para o desenvolvimento do país. Ele tratou dos dilemas regulatórios, pedagógicos e de financiamento enfrentados pela pesquisa e docência.

Ensino Superior e Pesquisa no Brasil - Leia mais…

Gestão da Inovação MAIS Radical

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25

Os autores do livro "Gestão da inovação MAIS radical” discutiram neste evento o tema da obra, que aborda as inovações que efetivamente fazem a diferença nas organizações, seja por abrir novos mercados, novos modelos de negócios ou por ajudar a expandir a empresa a partir de novas plataformas de produtos e serviços.

Gestão da Inovação MAIS Radical - Leia mais…

Fake News e Eleições 2018

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:45

O evento realizado pelo Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA buscou entender as dinâmicas envolvidas nos casos de notícias falsas divulgadas durante as eleições de 2018. Os especialistas convidados falaram também sobre os impactos das Fake News no resultado do pleito, as nuances éticas e jurídicas da prática e possíveis soluções para a questão.

Fake News e Eleições 2018 - Leia mais…

Lançamento "Cadernos de Direito e Inovação"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:44

Neste encontro foi lançado o primeiro volume da série Cadernos de Direito e Inovação, resultado da pesquisa do Núcleo Jurídico do OIC-IEA. Coordenada por Vitor Monteiro, a publicação é dedicada ao exame do Decreto Paulista de Inovação e apresenta soluções para problemas jurídicos que limitam ações inovadoras nos setores público e privado.

Lançamento "Cadernos de Direito e Inovação" - Leia mais…

Lançamento do livro "Reconceptualizing International Investment Law from the Global South"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07

Michelle Ratton Sanchez Badin (FGV/SP) e Fábio Morosini (UFRGS), editores do livro "Reconceptualizing International Investment Law from the Global South", além de especialistas convidados, participaram do lançamento da publicação no IEA-USP, a qual discute mudanças no arcabouço regulatório internacional de investimentos como parte de esforço mais amplo para reformar a ordem econômica internacional.

Lançamento do livro "Reconceptualizing International Investment Law from the Global South" - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Saúde

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:30

Para contribuir com a formulação de políticas que levem a um melhor atendimento da população, o ciclo "Eleições 2018: Propostas para o Brasil" tratou, em seu quinto e último seminário, das condições da saúde no país, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS), e das mudanças que se fazem necessárias. Participaram do encontro o médico Drauzio Varella e o professor da Faculdade de Medicina da USP Mario Scheffer. A partir dos debates, os expositores concluíram que as principais demandam da área são a universalização do acesso, novas fontes de recursos e a reorganização do SUS.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Saúde - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Gestão Pública

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:46

Às vésperas de uma da eleição presidencial de 2018, o IEA reuniu renomados especialistas para debater propostas para o Brasil, capazes de destravar áreas-chave para o desenvolvimento. Neste encontro sobre gestão pública, os conferencistas forma Evelyn Levy, ex-secretária nacional de gestão, consultora e especialista em gestão pública para organismos internacionais, e Humberto Falcão Martins, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV). A moderação foi de Fernando Luis Abrucio, professor da FGV-SP.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Gestão Pública - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Ciência, Tecnologia e Inovação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:46

Às vésperas de uma da eleição presidencial de 2018, o IEA reuniu renomados especialistas para debater propostas para o Brasil, capazes de destravar áreas-chave para o desenvolvimento. Neste encontro sobre inovação, estavam presentes Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da Fapesp, e Fernanda De Negri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Ciência, Tecnologia e Inovação - Leia mais…

Saúde no Brasil e o Sistema Albert Einstein

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:46

O Sistema Einstein se constitui em um sistema de saúde e de conhecimento abrangente e integrado, atuando na assistência pública e privada, da atenção primária à alta complexidade. Com participação no SUS, com a gestão de dois hospitais públicos no município de São Paulo e projetos nacionais, o Einstein também tem atuação em educação e pesquisa, com cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e faculdades de enfermagem e de medicina. Além disso, tem uma incubadora de startups e laboratórios de inovação.

Saúde no Brasil e o Sistema Albert Einstein - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Economia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:08

Os caminhos para superação dos desafios econômicos do Brasil foram discutidos no segundo seminário do ciclo "Eleições 2018: Propostas para o Brasil", no dia 3 de setembro, realizado no IEA. Os expositores foram os economistas Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e ex-secretário executivo e, em seguida, de Política Econômica do Ministério da Fazenda (MF), de 2003 a 2009, e Marcos Lisboa, diretor do Insper e também ex-secretário de Política Econômica do MF, de 2003 a 2005.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Economia - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Educação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50

Como os anteriores, o governo a tomar posse no dia 1º de janeiro iniciará seus trabalhos tendo no horizonte a educação como uma das principais preocupações dos brasileiros, ao lado da saúde, emprego, segurança pública e moradia, entre outras prioridades. Foi por isso que o tema foi um dos escolhidos pelo IEA para o ciclo Eleições 2018: Propostas para o Brasil, inaugurado com seminário no dia 31 de agosto justamente sobre a educação básica pública. Os expositores foram o físico José Goldemberg, atual presidente da Fapesp e ex-ministro da Educação e ex-reitor da USP, e Maurício Holanda Maia, ex-secretário da Educação da cidade de Sobral, no Ceará, e atual secretário adjunto de Educação daquele estado.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Educação - Leia mais…

Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06

Encontro apresentou projeto da Unicamp que tem conseguido envolver indústria e academia, em um consórcio internacional, para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos. A iniciativa coloca a ciência biomédica e a ciência agrícola sob o mesmo teto, aproveitando-se da sinergia entre as áreas para aprofundar o conhecimento da biologia humana e das plantas.

Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura - Leia mais…

A Regulação do Novo Marco de CT&I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:40

O decreto que regulamenta o Novo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação, publicado em fevereiro, foi tema deste encontro com a presença do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do MCTIC, Álvaro Prata. Dentre as alterações estão a introdução de novas regras para a concessão de recursos de subvenções econômicas, regulamentação do bônus tecnológico, facilitação do remanejamento de recursos dentro de projetos de CT&I e incentivos à internacionalização das iniciativas públicas.

A Regulação do Novo Marco de CT&I - Leia mais…

Reforma do Ensino de Engenharia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:59

A última reforma estrutural aplicada ao ensino de engenharia no Brasil aconteceu há mais de dez anos. Nesse período, o currículo das escolas de engenharia sofreu uma considerável defasagem por conta do surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial e a internet das coisas. Neste encontro, o conferencista Luiz Roberto Curi, presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional Educação (CNE), discute a necessidade de uma reestruturação nos programas teóricos da área.

Reforma do Ensino de Engenharia - Leia mais…

Inteligência artificial e Aprendizado de Máquina: Estado Atual, Tendências e Aspectos Sociais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42

André Ponce de Leon F. de Carvalho aborda os principais aspectos de Aprendizado de Máquina, assim como algumas de suas principais aplicações. Com o crescente uso do aprendizado de máquina, cresce também a preocupação com a boa aplicação de suas técnicas. Neste sentido, Carvalho versa sobre a necessidade de observar fatores como transparência, privacidade e respeito à legislação.

Inteligência artificial e Aprendizado de Máquina: Estado Atual, Tendências e Aspectos Sociais - Leia mais…

A FIESP e a Indústria do Futuro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:08

José Ricardo Roriz apresentou os planos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) de adaptação e busca por competitividade da indústria paulista em meio às profundas transformações da manufatura mundial. Ele explicou a forma como a Fiesp trabalha juntamente às empresas para que se mantenham atualizadas, assim como apresentou os principais gargalos que impedem a indústria de se desenvolverem.

A FIESP e a Indústria do Futuro - Leia mais…

Mobilização Empresarial pela Inovação e Indústria 4.0

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) foi criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2008, e lançada oficialmente durante o Encontro Nacional da Indústria. O objetivo central da MEI é sensibilizar e mobilizar as indústrias brasileiras a tornarem a inovação parte central de sua estratégia de diferenciação, competitividade e crescimento. Neste encontro, Pedro Wongtschowski apresentou dados históricos da MEI, os programas ora em andamento e as suas ambições futuras.

Mobilização Empresarial pela Inovação e Indústria 4.0 - Leia mais…

A Fapesp e a Manufatura Avançada

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:49

O diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, falou sobre a chamada da Fapesp para empresas interessadas em criar Centros de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada, a serem sediados em universidades ou institutos de pesquisa no Estado de São Paulo. As áreas possíveis para esses negócios são big data, inteligência artificial, digitalização, virtualização e sensores, dentre outras.

A Fapesp e a Manufatura Avançada - Leia mais…

Formação para Inovação de Engenheiros e Médicos: É Possível?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39

O diretor executivo da Comissão Fullbright no Brasil apresentou como a inovação é tratada nas universidades americanas, particularmente, com vistas à formação de profissionais de saúde, médicos e engenheiros. Ele discutiu as tendências para o futuro próximo naquele país, o que pode ser feito e os principais desafios nessa área no Brasil.

Formação para Inovação de Engenheiros e Médicos: É Possível? - Leia mais…

Desafios Jurídicos à Inovação nas Empresas: a Experiência do Caso Vale

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:49

Nesta conferência debateu-se a experiência da atividade de inovação na Vale, a partir dos empecilhos, desafios e oportunidades da regulação brasileira. O encontro marcou o lançamento do Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade (NJ-OIC) à comunidade científica e empresarial; o evento iniciou um ciclo de conversas para a prospecção de temas de pesquisa na relação entre Direito e Inovação.

Desafios Jurídicos à Inovação nas Empresas: a Experiência do Caso Vale - Leia mais…

A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:13

Dois fenômenos foram essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial nos últimos 15 anos: o aumento da capacidade computacional e da tecnologia de sensores e a crescente disponibilidade de grandes massas de dados, que permitem o ajuste fino de modelos complexos. Neste seminário, Fábio Gagliardi Cozman analisou o estado da arte da área e sugeriu alguns pontos que merecem atenção tecnológica e social no futuro.

A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina - Leia mais…

A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:59

Paul Gilbert, CEO da Quanser, uma das maiores empresas de material didático do planeta, fez esta conferência sobre o futuro do ensino da engenharia no Brasil, que passa por uma fase de transição, causada pela evolução tecnológica. Gilbert buscou responder, juntamente com os debatedores, questões que têm sido discutidas para o estabelecimento de novas diretrizes para os cursos de engenharia do país

A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas - Leia mais…

Inovação e Educação no Século XXI

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:48

Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper, falou sobre experiências nacionais e internacionais de inovação na educação, bem como as políticas de incentivo à inovação nas universidades brasileiras. Lisboa foi vice-presidente e diretor executivo do Itaú Unibanco, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, foi professor de economia na Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford.

Inovação e Educação no Século XXI - Leia mais…

Novas Formas de Produzir Conhecimento: Elas Existem Mesmo?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 13:00

Inteligência artificial, aprendizado de máquinas e computação cognitiva têm aparecido de forma constante na mídia, em filmes e séries, mas pouco se sabe sobre sua viabilidade. Neste seminário, o cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, buscou responder à pergunta título do encontro por meio da análise criteriosa dos recursos computacionais já disponíveis para a geração de conhecimento, avaliando seus possíveis impactos.

Novas Formas de Produzir Conhecimento: Elas Existem Mesmo? - Leia mais…

Engenheiros, Doutores e Desenvolvimento Industrial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:12

É difícil admitir que as flutuações do processo de desenvolvimento industrial brasileiro possam se prolongar indefinidamente sem que aconteça um colapso com consequências imprevisíveis. A amplitude dos mergulhos vem superando a amplitude das retomadas do desenvolvimento. Neste seminário, Bevilacqua explica se poderá acontecer um mergulho sem volta e se temos engenho e arte suficientes para ser um país com presença no concerto das nações compatível com as dimensões do Brasil.

Engenheiros, Doutores e Desenvolvimento Industrial - Leia mais…

Apoiando a Inovação nas Indústrias: O Papel da EMBRAPII no Fomento à Inovação no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:03

O presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães, apresentou o papel da instituição e sua contribuição para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio da colaboração com institutos de pesquisas e universidades. Ele mostrou também como a excelência acadêmica é essencial para a inovação em áreas vitais para o desenvolvimento econômico nacional, dando ênfase ao papel do setor industrial para o avanço tecnológico e às inovações que o Brasil demanda.

Apoiando a Inovação nas Indústrias: O Papel da EMBRAPII no Fomento à Inovação no Brasil - Leia mais…

Inovação e Cadeias de Valor: Lições da China

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:03

O seminário discutiu como a China vem se posicionando quanto à inovação nas cadeias de valor, particularmente no tocante à compra de plataformas tecnológicas de terceiros. Ao contrário de outros “tigres asiáticos”, as empresas chinesas preferem comprar a desenvolver as plataformas tecnológicas básicas a partir das quais irão fundamentar suas estratégias de marketing.

Inovação e Cadeias de Valor: Lições da China - Leia mais…

Água, Solo, Poluição e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:18

O seminário abordou a situação atual de poluição do subsolo e das águas subterrâneas brasileiras pela disposição de resíduos sólidos, o diagnóstico e remediação de áreas contaminadas por disposições inadequadas pregressas, as tecnologias atuais para disposição adequada a fim de proteger o meio ambiente e a saúde humana, e as tecnologias para reúso de resíduos em obras civis. Também foram apresentados os desafios e as oportunidades de desenvolvimento tecnológico e empresarial nessas atividades, relacionando-os à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Água, Solo, Poluição e a Política Nacional de Resíduos Sólidos - Leia mais…

Aceleração e Incubação de Startups

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:16

Este seminário tratou do papel das universidades na produção de pesquisa intensiva e no desenvolvimento econômico e social por meio da produção de pesquisa básica e aplicada, geração de conhecimentos avançados, criação de novos métodos científicos, formação de cientistas e engenheiros além da formação de profissionais competentes e qualificados capazes de atuar com sucesso em governos e empresas. Ao longo das décadas passadas estas universidades também fortaleceram seu protagonismo no desenvolvimento de tecnologias e na difusão das inovações tecnológicas.

Aceleração e Incubação de Startups - Leia mais…

Políticas Inovadoras para a Mobilidade Urbana

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:14

O desafio da mobilidade urbana, com todas as tecnologias e mudanças de hábitos envolvidas, foi apresentado por Orlando Strambi, professor de transporte urbano da Escola Politécnica da USP. Ele levou em consideração as possibilidades de intervenção nos sistemas de transporte urbano, os objetivos a serem alcançados e os critérios adotados para selecionar as intervenções mais adequadas. No encontro, o conferencista apresentou um panorama das inovações adotadas pelas cidades que buscam a sustentabilidade na locomoção de pessoas.

Políticas Inovadoras para a Mobilidade Urbana - Leia mais…

Emprego e Importância da Inovação no Turismo (Parte II)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:20

O primeiro debate de uma série lançada pelo Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) sobre inovação no setor de serviços convidou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério do Turismo para apresentar e discutir os resultados do Sistema de Informações sobre Mercado de Trabalho do Setor Turismo. Na ocasião, também foram apresentados os primeiros resultados georreferenciados aplicados na Plataforma Gisbi.

Emprego e Importância da Inovação no Turismo (Parte II) - Leia mais…

Emprego e Importância da Inovação no Turismo (Parte I)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:20

O primeiro debate de uma série lançada pelo Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) sobre inovação no setor de serviços convidou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério do Turismo para apresentar e discutir os resultados do Sistema de Informações sobre Mercado de Trabalho do Setor Turismo. Na ocasião, também foram apresentados os primeiros resultados georreferenciados aplicados na Plataforma Gisbi.

Emprego e Importância da Inovação no Turismo (Parte I) - Leia mais…

Industry 4.0: Digitalization in Manufacturing, Smart Devices and Data Mining on the Shop floor

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:19

(Exposições em inglês) Indústrias com processos controlados por máquinas e baseados na troca de dados, com produção cada vez menos dependente de pessoas. Assim são as fábricas inteligentes, que seguem o conceito da Indústria 4.0 – também conhecido como Manufatura Avançada. Neste seminário, os conferencistas fizeram um retrospecto deste mercado, demonstraram aplicações de sucesso do conceito, bem como as tendências e o potencial econômico por trás dele. De acordo com eles, há estudos que mostram que a Indústria 4.0 pode aumentar, anualmente, de 78 a 110 bilhões de euros as vendas da União Europeia. “Isso leva a uma grande demanda da integração de sistemas já existentes, máquinas e força de trabalho em fábricas modernas”, indicam.

Industry 4.0: Digitalization in Manufacturing, Smart Devices and Data Mining on the Shop floor - Leia mais…

Novo Marco de CT&I e o Sistema de Patentes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:33

Neste seminário, Jorge Ávila falou sobre os entraves à inovação impostos pelo sistema nacional de propriedade intelectual. A despeito do conjunto de leis e ações lançadas nos últimos anos para a criação de um ambiente mais favorável à inovação, a indústria brasileira continua sem incentivo suficiente para inovar e não se empenha para ocupar posições de liderança tecnológica em praticamente nenhum campo. Ávila abordou os caminhos para aumentar a segurança dos direitos de propriedade intelectual e simplificar sua obtenção e uso no Brasil, a exemplo do que a OCDE registra como prática das nações mais inovadoras do mundo.

Novo Marco de CT&I e o Sistema de Patentes - Leia mais…

Manufatura Avançada

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:15

Nesse seminário, Jefferson Gomes, um dos principais especialistas brasileiros no tema da manufatura avançada, diretor regional do Senai de Santa Catarina e professor do ITA, tratou dos impactos da indústria avançada nos recursos humanos, da combinação tecnológica, do desenvolvimento da cadeia de suprimentos, de aspectos da regulação e da infraestrutura necessária para o segmento. A manufatura avançada, ou indústria 4.0, está relacionada ao que vem sendo chamado de 4ª Revolução Industrial, que tem o objetivo de criar fábricas inteligentes baseadas na Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), big data, sistemas cyber-físicos, entre outros recursos.

Manufatura Avançada - Leia mais…

A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:02

Em 26 de fevereiro de 2015 as Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgaram a Emenda Constitucional 85, que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação. Ancorada nessa Emenda, em 11 de janeiro de 2016 a Presidente da República promulgou a Lei 13.243, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, bem como altera diversos dispositivos legais vigentes, em particular a Lei 10.973 de 2004, conhecida como a Lei da Inovação. Esses avanços são frutos de uma construção trabalhosa e tensa, à qual se dedicaram 53 entidades acadêmicas, empresariais e governamentais ao longo de cinco anos.

A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas - Leia mais…

Como a USP Divulga sua Produção em Ciência, Inovação e Tecnologia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:12

Somente em 2014, o banco de Teses e Dissertações da USP registrou 5.393 pesquisas. A Universidade de São Paulo é responsável por aproximadamente 25% da produção científica do Brasil, segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nesse encontro, foram discutidos como esses conhecimentos são repassados à sociedade e como ampliar a divulgação da pesquisa produzida na USP.

Como a USP Divulga sua Produção em Ciência, Inovação e Tecnologia - Leia mais…

Iniciativas de Estímulo a Inovação no Governo Paulista

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:28

Neste seminário, Roberto Meizi Agune, coordenador de Inovação da Subsecretaria de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, apresentou os programas para promover a inovação nos serviços públicos e nos processos governamentais que estão sendo desenvolvidos pelo Executivo estadual. Um desses programas é o Pitch Gov SP, que selecionará projetos para a melhoria dos serviços públicos em educação e saúde e outras soluções inovadoras que facilitem a vida do cidadão (por meio de um aplicativo para celular ou proposta de mudanças em processos do governo, por exemplo).

Iniciativas de Estímulo a Inovação no Governo Paulista - Leia mais…

Indústria Brasileira de Jogos Digitais: Desafios e Perspectivas

por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:18

A área de games e, em especial, a indústria brasileira de jogos eletrônicos, possui profissionais de alto nível técnico e escolas competentes na formação de mão de obra qualificada. Apesar disso, ainda falta experiência para dinamizar o negócio, bem como os olhares comercial e administrativo necessários para impulsionar o segmento no país. Essas são algumas das conclusões apontadas em estudo empreendido por acadêmicos e profissionais do setor e que foi apresentado neste encontro no IEA. Após a exposição dos dados, os participantes discutiram os desafios e perspectivas para esta indústria.

Indústria Brasileira de Jogos Digitais: Desafios e Perspectivas - Leia mais…

Panorama da Inovação em Sustentabilidade

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:42

Inovação e desenvolvimento tecnológico sustentável geram produtos e processos de preservação dos recursos naturais, prevenção de poluentes, redução de emissão de gases de efeito estufa: esses foram os objetivos do seminário.

Panorama da Inovação em Sustentabilidade - Leia mais…

Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:30

Apresentação do Programa Nacional de Plataformas de Conhecimento que objetiva – de acordo com o especificado em seu decreto de criação: realizar encomenda tecnológica destinada à solução de problema técnico específico ou à obtenção de produto ou processo inovador, de bens ou serviços, que envolva risco tecnológico; e estimular a parceria entre empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica.

Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento - Leia mais…

Greasing the Wheels of the Internet Economy

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:32

Qual é a importância de uma Internet aberta e global para o desenvolvimento econômico e oportunidades de negócios? Quanto o e-Atrito (e-Friction) reduz o potencial da economia digital? Como o setor privado pode colaborar com governos e sociedade civil para manter uma Internet aberta para benefícios mútuos?

Greasing the Wheels of the Internet Economy - Leia mais…

Radical Innovation Management in Firms

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:28

Gina O’Connor apresentou neste seminário possibilidades de gerenciamento de projetos envoltos em alta incerteza e algumas formas de estabelecer a função inovação nas empresas, os desafios para a criação e a capacitação em inovação radical para que esta seja perene.

Radical Innovation Management in Firms - Leia mais…

Manufatura Aditiva: Aplicações e Potenciais Impactos nas Cadeias de Valor

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:23

As diversas vertentes da Manufatura Aditiva como a produção de protótipos, as aplicações low-end em ambiente doméstico e as aplicações high-end na produção de itens finais na indústria foram os temas discutidos no encontro. As perspectivas de adoção dessa tecnologia em maior escala na indústria e os potenciais impactos para as estratégias de produção de empresas e de países também entraram em pauta.

Manufatura Aditiva: Aplicações e Potenciais Impactos nas Cadeias de Valor - Leia mais…

Washing without Water and other Stories of Innovation: Accelerating research into societal innovation

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:22

“Washing without Water and other Stories of Innovation: Accelerating research into societal innovation” is the theme of the conference given by Richard A. Williams, director of the College of Engineering and Physical Sciences and one of the vice-chancellors of the University of Birmingham. According to Williams, there is a global need to maximise societal sustainability of food, energy and water. The talk will present two “extraordinary” stories of innovation that impact the environment. “Both arise from fundamental university-based research that is being translated into society. Both present radical innovations that are disruptive to current societal practices.”

Washing without Water and other Stories of Innovation: Accelerating research into societal innovation - Leia mais…

Lavagem Sem Água e Outras Histórias de Inovação: Acelerando a Pesquisa em Inovação Social

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:22

Essa conferência apresentou duas histórias de inovação que se inserem no contexto global de maximizar a sustentabilidade social de alimentos, energia e água. Ambas apresentaram inovações radicais que rompem com as práticas sociais atuais. Foi também destaque da apresentação o papel das universidades, governos e parceiros industriais no trabalho conjunto com a finalidade de fazer inovações de ruptura comercial ganharem força na sociedade.

Lavagem Sem Água e Outras Histórias de Inovação: Acelerando a Pesquisa em Inovação Social - Leia mais…

Diálogos de Competitividade - 4º Encontro

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:21

Qualidade de vida e Crescimento futuro foi o quarto e último tema do encontro da série de debates entre especialistas abordando a competitividade industrial no Brasil. A discussão é orientada pelas dimensões que compõem o Decodificador de Competitividade, sistema de métricas online que oferece metodologia inédita e inovadora de análise de competitividade entre países.

Diálogos de Competitividade - 4º Encontro - Leia mais…

Diálogos de Competitividade - 3º Encontro

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:20

Talento e Inovação foi o terceiro tema do encontro da série de debates entre especialistas abordando a competitividade industrial no Brasil. A discussão é orientada pelas dimensões que compõem o Decodificador de Competitividade, sistema de métricas online que oferece metodologia inédita e inovadora de análise de competitividade entre países.

Diálogos de Competitividade - 3º Encontro - Leia mais…

Future Powertrain

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:20

Essa conferência apresentou as tecnologias que estão sendo desenvolvidas e aprimoradas e que farão parte do sistema de propulsão veicular no futuro. Tais tecnologias visam atender à demanda atual por veículos mais eficientes, econômicos e menos poluentes e alcançar os limites estabelecidos para emissões veiculares futuras.

Future Powertrain - Leia mais…

Diálogos de Competitividade - 2º Encontro

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:20

O segundo encontro da série de debates sobre competitividade industrial no Brasil teve por tema Infraestrutura e Capital. A discussão é orientada pelas dimensões que compõem o Decodificador de Competitividade, sistema de métricas online que oferece metodologia inédita e inovadora de análise de competitividade entre países.

Diálogos de Competitividade - 2º Encontro - Leia mais…

Diálogos de Competitividade - 1º Encontro

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:19

As discussões sobre a competitividade industrial brasileira foi o tema desse primeiro encontro reunindo especialistas de diversas áreas para debater o tema Desempenho e Complexidade Econômica.

Diálogos de Competitividade - 1º Encontro - Leia mais…

Apresentação do Decodificador de Competitividade

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 06:34

O evento apresentou o sistema de métricas de competitividade cujo objetivo é estabelecer parâmetros de análise de competitividade entre os países.

Apresentação do Decodificador de Competitividade - Leia mais…

Lançamento da Terceira Edição do Relatório EngenhariaData e do Site do Observatório da Inovação e Competitividade

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 06:30

O seminário tem por objetivo avaliar o escopo, a qualidade e a vitalidade da Engenharia brasileira. Baseado em censos de 2013, o relatório analisa a formação de engenheiros, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e o mercado de trabalho dos profissionais das engenharias. O novo site do grupo também foi apresentado.

Lançamento da Terceira Edição do Relatório EngenhariaData e do Site do Observatório da Inovação e Competitividade - Leia mais…

O Brasil Enfrenta Escassez de Engenheiros?

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:39

Pesquisadores e convidados debatem sobre o tema da escassez de engenheiros no Brasil.

O Brasil Enfrenta Escassez de Engenheiros? - Leia mais…

As Novas Tecnologias de Motorização e os Desafios da Mobilidade Urbana

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:34

A conferência abordou o alcance das novas tecnologias de motorização no contexto dos desafios da mobilidade urbana e discutiu o eventual fim dos motores a combustão.

As Novas Tecnologias de Motorização e os Desafios da Mobilidade Urbana - Leia mais…

Finep 30 Dias

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:31

A conferência Finep 30 dias apresentou a nova metodologia para análise de projetos submetidos à Agência Brasileira de Inovação, que utiliza um conjunto de 86 indicadores de classificação permitindo reduzir para até trinta dias o prazo de enquadramento e análise do mérito das propostas de financiamento.

Finep 30 Dias - Leia mais…

Faltam Engenheiros? De que Tipo, Onde, Por Quê? Quais as Perspectivas?

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:29

O evento discutiu a possível falta de engenheiros no Brasil e apresentou relatório preparado pelo portal EngenhariaData com o resultado da pesquisa “Tendência e Perspectivas da Engenharia no Brasil”. O portal EngenhariaData é um sistema de indicadores de engenharia no Brasil concebido e mantido pelo Observatório da Inovação e Competitividade do IEA.

Faltam Engenheiros? De que Tipo, Onde, Por Quê? Quais as Perspectivas? - Leia mais…

Lançamento do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Projeto Nagi-Poli-USP)

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:29

Apresentação e lançamento do projeto Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) cujo objetivo é apoiar e capacitar empresas na introdução ou no aprimoramento de sistemas de gestão da inovação.

Lançamento do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Projeto Nagi-Poli-USP) - Leia mais…

As Perspectivas do Ensino de Engenharia no Brasil

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:34

O seminário discutiu as tendências do perfil dos engenheiros recrutados por empresas e institutos de pesquisa brasileiros e as inovações em andamento no ensino de engenharia para atender à demanda por esse tipo de profissional.

As Perspectivas do Ensino de Engenharia no Brasil - Leia mais…

Monitorando o Progresso do Trabalho Decente no Brasil: Implicações para a Competitividade Nacional

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:22

A preocupação da qualidade no trabalho vem sendo destacada por diversos estudos que apontam para a relação entre trabalho decente, produtividade e sustentabilidade do crescimento econômico. José Ribeiro, que coordena na Organização Internacional do Trabalho (OIT) o projeto de monitoramento do trabalho decente no Brasil, apresentou a evolução do trabalho decente no país e suas implicações para a produtividade e competitividade da economia nacional.

Monitorando o Progresso do Trabalho Decente no Brasil: Implicações para a Competitividade Nacional - Leia mais…

Investimentos Públicos e Privados em Inovação no Brasil: Presente e Futuro

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:22

No momento em que o governo federal lançou o plano Inova Empresa, que aplicará R$ 32,9 bilhões para tornar as empresas brasileiras tecnologicamente mais competitivas no mercado global, o Núcleo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), promoveu este debate sobre Investimentos Públicos e Privados em Inovação no Brasil: Presente e Futuro.

Investimentos Públicos e Privados em Inovação no Brasil: Presente e Futuro - Leia mais…

Evasão no Ensino de Engenharia e a Necessidade de Formar mais e Melhores Engenheiros

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:08

A equipe do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) discutiu, neste seminário, a evasão nos cursos de engenharia e debateu se ela é tão grande quanto alardeiam, se é diferente da evasão nos demais cursos e se ocorre de forma semelhante em escolas públicas e privadas.

Evasão no Ensino de Engenharia e a Necessidade de Formar mais e Melhores Engenheiros - Leia mais…

Inovação em Saúde — O Caso do Health Cluster Portugal: do Conhecimento ao Mercado

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:52

A conferência abordou os objetivos do Health Cluster Portugal - Polo de Competitividade da Saúde (HCP) que procura promover iniciativas e atividades que estimulem a criação de um polo nacional de competitividade, inovação e tecnologia de vocação internacional. Foram discutidos, também, temas de cooperação entre as empresas, organizações, universidades e entidades públicas com o objetivo de aumentar o volume de negócios, das exportações e do emprego qualificado, nas áreas econômicas associadas à saúde, bem como a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Inovação em Saúde — O Caso do Health Cluster Portugal: do Conhecimento ao Mercado - Leia mais…

A Participação do Ministério da Defesa no Fortalecimento Industrial e na CT&I

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:52

Em tempos de restrições orçamentárias, como buscar o máximo aproveitamento dos recursos públicos aplicado em Defesa em direção a efeitos diplomáticos, tecnológicos e industriais? Como a indústria de defesa está inserida no Plano Brasil Maior e na Estratégia Nacional de CT&I? Quais os principais desafios do setor de defesa brasileiro? Quais os reflexos para a competitividade e a inovação nacionais? Essas foram as principais questões que o general Aderico Mattioli do Ministério da Defesa analisou no seminário “A Participação do Ministério da Defesa no Fortalecimento Industrial e na CT&I”.

A Participação do Ministério da Defesa no Fortalecimento Industrial e na CT&I - Leia mais…

Projeto Inovação em Saúde (FIOCRUZ): Resultados Preliminares

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:54

O Projeto “Inovação em Saúde” da Fiocruz foi desenvolvido a partir de 2002 com a finalidade de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas na área da saúde. Tendo como referencial a ideia de Complexo Produtivo da Saúde produziu-se diagnósticos de diversos segmentos do setor, envolvendo a produção e o mercado de bens e serviços de saúde. Foi sobre a criação e o desenvolvimento desse projeto que José Carvalheiro, ex-diretor do Instituto de Saúde e ex-assessor no Ministério da Saúde, proferiu o seminário “Projeto Inovação em Saúde (Fiocruz): Resultados Preliminares”.

Projeto Inovação em Saúde (FIOCRUZ): Resultados Preliminares - Leia mais…

Plataformas Demonstradoras como Política de Inovação

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:55

O seminário introduziu o conceito de plataformas demonstradoras tecnológicas e examinou o programa Clean Sky, da União Europeia, atualmente o exemplo mais importante de plataformas demonstradoras tecnológicas, explorando possíveis aplicações ao setor aeronáutico brasileiro.

Plataformas Demonstradoras como Política de Inovação - Leia mais…

Direito e Desenvolvimento: uma Agenda de Pesquisa Aplicada

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:55

Este seminário foi baseado em exemplos e estudos de casos, apresentando quais seriam os temas e desafios centrais de uma agenda de investigação aplicada e empírica no campo do direito. Discutiu-se, também, que o desenvolvimento, supostamente, depende não apenas de boas decisões políticas e de bons arranjos institucionais, bem como, de boas leis, decisões e processos jurídicos.

Direito e Desenvolvimento: uma Agenda de Pesquisa Aplicada - Leia mais…

Fatores que Influenciam a Probabilidade de Ocorrência de Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas Brasileiras: Uma Análise Quantitativa dos Dados da Pintec 2008

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:56

Este seminário teve por objetivo identificar os fatores que influenciam a inovação tecnológica em micro e pequenas empresas brasileiras, por meio da análise dos dados secundários da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC 2008), conduzida pelo IBGE.

Fatores que Influenciam a Probabilidade de Ocorrência de Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas Brasileiras: Uma Análise Quantitativa dos Dados da Pintec 2008 - Leia mais…

Um panorama histórico das estratégias empresariais e das políticas públicas na indústria farmacêutica no Brasil

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:07

Explorando a evolução das instituições, organizações industriais, bases de conhecimento e políticas públicas na indústria farmacêutica brasileira, desde o fim do século XIX até hoje, Eduardo Urias, economista e consultor, historiou os avanços da área, especialmente em relação aos estudos microbiológicos, na transferência de pesquisadores para indústria, entre outros tópicos.

Um panorama histórico das estratégias empresariais e das políticas públicas na indústria farmacêutica no Brasil - Leia mais…

O Bóson de Higgs e a Massa das Coisas

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:06

A conferência apresentou e discutiu o modelo padrão do acelerador LHC, das recentes medidas do bóson de Higgs e suas implicações.

O Bóson de Higgs e a Massa das Coisas - Leia mais…

Padrões de Interação Universidade-Empresa no Brasil

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:11

Renato Garcia, economista e docente no departamento de Engenharia de Produção da Poli – USP expõe, no seminário “Padrões de Interação Universidade—Empresa no Brasil”, os resultados de um amplo estudo que visava avaliar e mensurar as interações entre universidade e empresas no Brasil. Na pesquisa foram investigadas questões como os principais canais de relacionamento das empresas com universidades e institutos de pesquisa; as áreas de conhecimento mais valorizadas pelas empresas; os principais benefícios da interação e seus padrões regionais de relacionamento.

Padrões de Interação Universidade-Empresa no Brasil - Leia mais…

Redes de Inovação e Cadeias Produtivas: Iniciativas da Petrobras

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:11

Responsável pela Gestão Tecnológica e Relacionamento da Comunidade de C&T do Estado de São Paulo da Petrobras, o engenheiro Paulo Lopes discorre, neste seminário “Rede de Inovação e Cadeias Produtivas: Iniciativas da Petrobras”, sobre as ações nacionais e internacionais da empresa com o foco estratégico na inovação tecnológica.

Redes de Inovação e Cadeias Produtivas: Iniciativas da Petrobras - Leia mais…

Redes de Inovação e Cadeias Produtivas: Iniciativas da Petrobrás

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:58

As ações nacionais e internacionais da empresa com o foco estratégico na inovação tecnológica foram os temas abordados no seminário “Rede de Inovação e Cadeias Produtivas: Iniciativas da Petrobras”.

Redes de Inovação e Cadeias Produtivas: Iniciativas da Petrobrás - Leia mais…

A Física e o Desenvolvimento Nacional

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:58

Este seminário foi fruto de um trabalho encomendado pela Sociedade Brasileira de Física cujos objetivos principais foram: mapear a comunidade de física e definir estratégias para incentivar a contribuição da Física no desenvolvimento nacional.

A Física e o Desenvolvimento Nacional - Leia mais…

Boas Práticas da Interação Ict - Empresas

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:58

Estimular a inovação tecnológica nas empresas é o objetivo da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Neste seminário, Gilson Manfio, coordenador da entidade, discutiu a atuação da associação cujos objetivos são: caracterizar as interações entre ICTs e empresas no Brasil; identificar práticas, oportunidades e desafios às interações e consolidar e difundir macro diretrizes para a promoção da interação ICTs-Empresas.

Boas Práticas da Interação Ict - Empresas - Leia mais…

As Novas Perspectivas da Agência USP de Inovação

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:02

A atuação da Agência USP de Inovação foi o tema do seminário “As Novas Perspectivas da Agência USP de Inovação” apresentado por seu coordenador Vanderlei Salvador Bagnato. Além de historiar sua criação, Bagnato elencou também as ações, serviços e atividades com foco na comunidade universitária, nas empresas com projetos de cooperação, no Estado e na sociedade civil.

As Novas Perspectivas da Agência USP de Inovação - Leia mais…

Catch-up nos Setores Aeronáuticos de Brasil, Índia e China em Perspectiva Comparada

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:02

Demétrio Toledo, coordenador executivo do Observatório da Inovação e Competitividade, apresentou, neste seminário, parte de um capítulo de sua tese de doutoramento sobre as estratégias de catch up detectadas no Brasil, na Índia e China.

Catch-up nos Setores Aeronáuticos de Brasil, Índia e China em Perspectiva Comparada - Leia mais…

Ciência de Serviços no Centro de Pesquisa da IBM

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:02

As estratégias da empresa IBM – divisão brasileira – para dinamizar a área de serviço foi o tema principal desse seminário, cuja inovação e serviços são direcionados com foco na engenharia e na ciência.

Ciência de Serviços no Centro de Pesquisa da IBM - Leia mais…

Os Projetos do OIC e o Desenvolvimento: Engenharia Data, Indicadores e Competitividade, Plataformas Tecnológicas Demonstradoras e Modelos de Gestão da Inovação.

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:02

Um histórico da criação, do desenvolvimento e atuação do Observatório da Inovação e Competitividade foi o objetivo desse seminário apresentado por seu diretor executivo Mario Sérgio Salerno. A vocação do Observatório, ele salientou, é voltado para a inovação, competitividade e desenvolvimento com o objetivo de gerar conhecimento; discutir políticas públicas e de estratégias empresariais pró-inovação e sua difusão.

Os Projetos do OIC e o Desenvolvimento: Engenharia Data, Indicadores e Competitividade, Plataformas Tecnológicas Demonstradoras e Modelos de Gestão da Inovação. - Leia mais…

Base Industrial de Defesa Brasileira: Desafios e Perspectivas

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:03

Os desafios que são impostos à Base Industrial de Defesa Brasileira no novo contexto de inserção internacional foi o tema desse seminário, em que foi destacado, também, a estrutura de mercado e capacitação tecnológica e a legislação recentemente aprovada.

Base Industrial de Defesa Brasileira: Desafios e Perspectivas - Leia mais…

Economia Criativa, Inovação e Competitividade: Experiências e Possibilidades

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:03

Definir e analisar a economia criativa com foco na inovação e competitividade foram os objetivos do seminário “Economia Criativa, Inovação e Competitividade: Experiências e Possibilidades”. Temas como as mudanças internacionais, os impactos nas empresas, cidades e países; o surgimento desse nicho econômico; o momento atual no Brasil e a sua importância foram analisados no evento.

Economia Criativa, Inovação e Competitividade: Experiências e Possibilidades - Leia mais…

Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:03

O objetivo do seminário foi investigar a eficácia da política tecnológica aplicada ao sistema elétrico brasileiro, para induzir a dinâmica do desenvolvimento tecnológica no setor.

Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro - Leia mais…

A Experiência da Cietec para a Geração de Negócios Inovadores

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:03

Inovação, empreendedorismo, start ups x spin-offs e gestão do conhecimento foram alguns conceitos analisados, neste seminário, que qualquer empreendedor deveria dominar neste século XXI.

A Experiência da Cietec para a Geração de Negócios Inovadores - Leia mais…

O Caso da IBM Research Division Brasil: Perspectivas e Desafios

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:04

Fábio Gandour apresentou nesta conferência as perspectivas e os desafios em se construir um laboratório de pesquisa no Brasil nos moldes do tradicional laboratório da IBM Reseach Division. A construção desse laboratório, ele lembrou, nasceu da constatação de que o país forma em torno de cem mil doutores por ano e do custo de produção desses doutores.

O Caso da IBM Research Division Brasil: Perspectivas e Desafios - Leia mais…

Política de Inovação no Brasil: Novos Rumos e Desafios

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:03

Quais os desafios e prioridade que o Brasil deve enfrentar para alavancar sua política de inovação e ser competitivo internacionalmente? Essas e outras questões foram expostas no seminário “Política de Inovação no Brasil: Novos Rumos e Desafios”, proferido pela pesquisadora Fernanda De Negri (Ipea e MCTI).

Política de Inovação no Brasil: Novos Rumos e Desafios - Leia mais…

Knowledge Flows and Capabilities in the Brazilian Research System, 2005-2009 — Brazilian Assessment

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:36

Hannes Toivanen, pesquisador do Centro de Pesquisa Técnica – VTT, na Finlândia, analisou os principais aspectos de sua pesquisa sobre ciência, tecnologia e inovação no Brasil, em particular como se comportam os fluxos de conhecimento e a capacidade do sistema brasileiro de pesquisa.

Knowledge Flows and Capabilities in the Brazilian Research System, 2005-2009 — Brazilian Assessment - Leia mais…

40 Anos de Bibliometria: Da Bibliografia Estatística à Avaliação da Produção Científica Nacional

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:31

A história da Bibliometria e sua inserção como especialidade para análises estatísticas de referências bibliográficas foi o tema dessa conferência.

40 Anos de Bibliometria: Da Bibliografia Estatística à Avaliação da Produção Científica Nacional - Leia mais…

Inovação Radical: Empresas Nascentes de Base Tecnológica

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:35

Leonardo Gomes, pós-doutorando da Poli-USP e consultor na área de engenharia de produção, analisou neste seminário um tipo específico de empresa que são os chamados spin-off acadêmicos, que nascem dentro de universidades para comercializar o resultado de uma pesquisa acadêmica.

Inovação Radical: Empresas Nascentes de Base Tecnológica - Leia mais…

A Embraer e a Defesa e a Segurança: Desenvolvimento, Inovação e Competitividade

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:31

No seminário “A Embraer e a Defesa e a Segurança: Desenvolvimento, Inovação e Competitividade”, Fernando Ikedo, Diretor de Estratégia de Mercado da Embraer, traçou o percurso da empresa dentro de três visões: o cenário mundial pontuando os riscos globais e os impactos para o cenário de defesa; a Embraer e seu desenvolvimento inserido em um plano estratégico do estado brasileiro e, por fim, a Embraer frente aos desafios para a inovação e a competitividade no mercado nacional e internacional.

A Embraer e a Defesa e a Segurança: Desenvolvimento, Inovação e Competitividade - Leia mais…

Servitização: A Organização Voltada para o Valor do Serviço

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:35

Alternativa para reposicionamento estratégico que se traduz em lógica de serviço. Este foi o ponto principal da apresentação do seminário “Servitização: A Organização Voltada para o Valor do Serviço” proferido pela professora Márcia Terra, da Escola Politécnica da USP.

Servitização: A Organização Voltada para o Valor do Serviço - Leia mais…

Gestão de Projetos de Inovação

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:35

Contexto e motivação; modelo de referência das pesquisas e seus resultados são os principais tópicos analisados no seminário “Gestão de Projetos de Inovação”, exposto pela pesquisadora Marly Monteiro de Carvalho, docente da Escola Politécnica da USP.

Gestão de Projetos de Inovação - Leia mais…

Análise de Indicadores de Inovação e Competitividade

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:12

A criação de indicadores confiáveis para auferir os índices de inovação e competitividade de empresas e/ou países foi a base do seminário “Análise de Indicadores de Inovação e Competitividade” exposto pelo pesquisador do Ipea, Bruno Araújo.

Análise de Indicadores de Inovação e Competitividade - Leia mais…

Abin e Mct: o Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área de Bens Sensíveis (Pronabens)

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:30

Orientar empresas, indústrias e instituições de pesquisa e ensino sobre os controles governamentais para a transferência de tecnologias sensíveis e materiais de uso dual; ampliar a cooperação e troca de informações entre Estado e as empresas e instituições; e, atualizar e divulgar as listas de bens sensíveis controlados foram objeto desse seminário organizado pelo Observatório de Inovação e Competitividade.

Abin e Mct: o Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área de Bens Sensíveis (Pronabens) - Leia mais…

Avaliando Ativos Intangíveis numa Economia de Mercado Emergente: uma Aplicação no Brasil

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:28

A exposição do economista Sérgio Kannebley Jr tratou da pesquisa conduzida pelo departamento econômico do Banco Mundial que visa construir um banco de dados sobre capital intangível do Brasil. O propósito da pesquisa é entender a heterogeneidade produtiva no Brasil e a dispersão dessa produtividade.

Avaliando Ativos Intangíveis numa Economia de Mercado Emergente: uma Aplicação no Brasil - Leia mais…

Inovação Brasileira: Três Estilos de Internacionalização

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:27

Pós-graduando ligado ao Observatório de Inovação e Competitividade, Luiz Caseiro neste seminário analisou os seguintes tópicos: panorama da recente expansão das multinacionais brasileiras; estrutura hipótese sobre fatores que a influenciaram; questionamento sobre algumas teses correntes e identificação de questões para futuras pesquisas.

Inovação Brasileira: Três Estilos de Internacionalização - Leia mais…

Mapeamento da Biotecnologia no Brasil

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:27

Identificar as empresas que têm a biotecnologia como atividade principal e que desenvolvem projetos em biotecnologia. Esses foram os principais objetivos tratados no seminário “Mapeamento da Biotecnologia no Brasil” pelo pesquisador Carlos Freire Torres do Cebrap.

Mapeamento da Biotecnologia no Brasil - Leia mais…

Desafios Práticos (e algumas Soluções) para a Estruturação de Processos de Inovação em Grandes Empresas Brasileiras

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:29

Quais os desafios práticos que empresas encontram para se estruturarem de forma inovadora para a competição no mercado? Essa foi a questão examinada neste seminário.

Desafios Práticos (e algumas Soluções) para a Estruturação de Processos de Inovação em Grandes Empresas Brasileiras - Leia mais…

O ITA e o Futuro da Atividade de Engenharia

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:26

A visão estratégica para a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica foi exposta no seminário “O ITA e o Futuro da Atividade de Engenharia”, proferido por Reginaldo Santos, reitor do ITA. Ele salientou que a ênfase de sua fala estaria centrada na atividade de engenharia no Brasil, com foco na experiência do Instituto, nos seus sessenta e um anos de existência.

O ITA e o Futuro da Atividade de Engenharia - Leia mais…

Divisão de Projetos de P&D em Portfólios: A Experiência da Mahle

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:25

André Ferrarese (Mahle Metal Leve S/A) expôs neste seminário as fases de reestruturação da empresa, com foco no aprimoramento tecnológico, com o objetivo de voltar à liderança em sua área de atuação (motores e peças automotivas).

Divisão de Projetos de P&D em Portfólios: A Experiência da Mahle - Leia mais…

As Ações da Diretoria de Inovação do IPT: Principais Desafios para Projetos Colaborativos com Empresas

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:25

As Ações da Diretoria de Inovação do IPT: Principais Desafios para Projetos Colaborativos com Empresas foi o tema, deste seminário, apresentado pelo professor Fernando Landgraf (Poli e IPT). Landgraf ressaltou que a preocupação com a temática da inovação surgiu a partir da criação da Diretoria de Inovação que tem os seguintes atributos: articular projetos em parceria com empresas, centros tecnológicos e agências de fomento; estimular e avaliar a produção de conhecimento e inovação nos centros técnicos e intensificar relacionamento institucional.

As Ações da Diretoria de Inovação do IPT: Principais Desafios para Projetos Colaborativos com Empresas - Leia mais…

Sustentabilidade como Inovação na Construção

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:24

O professor de engenharia civil da Escola Politécnica da USP, Francisco Cardoso, discorreu sobre oferta e demanda de sustentabilidade no seminário Sustentabilidade como Inovação na Construção.

Sustentabilidade como Inovação na Construção - Leia mais…

Inovação em Doenças Negligenciadas

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:24

O médico e pesquisador José Carvalheiro (FMRP e Fiocruz) analisou os conceitos, as polêmicas e propôs soluções no seminário Inovação em Doenças Negligenciadas, organizado pelo Observatório da Inovação e Competitividade.

Inovação em Doenças Negligenciadas - Leia mais…

Lançamento do Núcleo de Apoio À Pesquisa (Nap) Observatório da Inovação e Competitividade

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:23

Mario Salerno, coordenador do Observatório de Inovação e Competitividade do IEA, apresentou a trajetória de criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Nesta primeira fase de atuação, Mario Salerno indicou que o núcleo estará envolvido na construção de indicadores de engenharia que possibilite comparações regionais, setoriais e internacionais, entre outros envolvimentos.

Lançamento do Núcleo de Apoio À Pesquisa (Nap) Observatório da Inovação e Competitividade - Leia mais…

Um Panorama sobre o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:23

Apresentação do Centro de Pesquisa e Inovação mantido entre os governos do Brasil e da Suécia.

Um Panorama sobre o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro - Leia mais…

Marinha do Brasil: o Programa do Submarino Nuclear Brasilerio (Prosub)

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:21

Porque o Brasil necessita desenvolver um submarino nuclear e quais são os desafios para tal empreitada? Essas i outras questões foram detalhadas neste seminário promovido pelo Observatório de Inovação e Competitividade.

Marinha do Brasil: o Programa do Submarino Nuclear Brasilerio (Prosub) - Leia mais…

Organizações Sociais: O que Há de Inovador nessa Forma de Organização para a Prestação de Serviços Públicos?

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:20

Contextualizar o histórico das organizações sociais, analisar seu modelo operacional; os limites e possibilidade de inovação no setor público apoiado nas referidas organizações sociais foram os objetivos do seminário Organizações Sociais: O Que Há de Inovador Nessa Forma de Organização para a Prestação de Serviços Públicos?

Organizações Sociais: O que Há de Inovador nessa Forma de Organização para a Prestação de Serviços Públicos? - Leia mais…

Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:19

Dentro dos objetivos da série de conferências abarcando as inovações tecnológicas, premissa do Observatório da Inovação e Competitividade, a conferência do general Eduardo Dias da Costa Villas Boas traçou um panorama sobre aparelhamento do exército nos sistemas de vigilância de fronteiras que, segundo o expositor, passa pela reformulação do papel do exército brasileiro na vida do país e da sociedade civil.

Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras - Leia mais…

Empreendedorismo e Desenvolvimento

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:16

Zil Miranda, pesquisadora do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), analisou a tese de que o Brasil avançou tanto do ponto de vista das estratégias de crescimento, quanto do empreendedorismo e por isso, busca, hoje, um padrão de desenvolvimento mais orientado pela inovação.

Empreendedorismo e Desenvolvimento - Leia mais…

Financiamento e Coordenação entre Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde: uma Preocupação da OMS

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:18

Inovação e avanço tecnológico foram os tópicos discutidos no seminário “Financiamento e Cooperação entre Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde: uma Preocupação da OMS”.

Financiamento e Coordenação entre Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde: uma Preocupação da OMS - Leia mais…

Gestão da Inovação em Serviços Hospitalares

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:15

O seminário teve como objetivo principal analisar os elementos relacionados à gestão da inovação em um ambiente hospitalar. Discutiu-se, também, proposta de um quadro conceitual para análise da gestão da inovação nesses ambientes e a aplicabilidade do quadro conceitual delineado a partir dos dados de um contexto hospitalar específico.

Gestão da Inovação em Serviços Hospitalares - Leia mais…

Ciências da Vida na Cidade de São Paulo

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:14

Os pesquisadores da Fundação Seade, Sônia Nahas e Gustavo Coelho, apresentaram neste seminário os resultados do projeto “Ciências da Vida na Cidade de São Paulo”. O projeto foi desenvolvimento entre junho de 2008 a maio de 2009 e teve como objetivo compreender como se comportam, na cidade de São Paulo, as atividades ligadas às áreas das ciências da vida humana, saúde e biotecnologia.

Ciências da Vida na Cidade de São Paulo - Leia mais…

Porque Analisar a Estrutura Produtiva Brasileira sob a Ótica da Tecnologia e do Conhecimento

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:43

Pesquisador da área Desenvolvimento e Trabalho e coordenador do Núcleo de Jovens Pesquisadores do CEBRAP, Carlos Torres-Freire apresentou uma análise da estrutura produtiva brasileira tendo como eixos a tecnologia e o conhecimento.

Porque Analisar a Estrutura Produtiva Brasileira sob a Ótica da Tecnologia e do Conhecimento - Leia mais…

Base Industrial de Defesa e Cooperação Regional

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:41

Seminário que apresentou parte de um estudo de mestrado, na área de Relações Internacionais, buscando analisar a interação entre empresas – sejam elas públicas ou privadas, civis ou militar – com envolvimento em produtos de defesa.

Base Industrial de Defesa e Cooperação Regional - Leia mais…

Inovação Semiaberta: O Modelo da Recepta Biopharma ou "A Virtude a partir da Necessidade"

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:40

A Recepta Biopharma é uma empresa brasileira de biotecnologia dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novos fármacos a serem utilizados no tratamento do câncer. José Fernando Perez, diretor-presidente da empresa, estruturou seu seminário em três grandes áreas de atuação e interesses: infraestrutura de serviços, nova cultura estimulando a inovação e as parcerias formuladas.

Inovação Semiaberta: O Modelo da Recepta Biopharma ou "A Virtude a partir da Necessidade" - Leia mais…

Por que as Empresas Latino-Americanas não são Mais Inovadoras?

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:56

Tendo dificuldades em explicar para empresários e executivos norte-americanos de como se articulava a gestão das empresas latino-americanas, Paulo Feldmann, docente da FEA, que atuou também como executivo em diversas empresas nacionais e estrangeira, decidiu pesquisar sobre o tema: como são geridas as empresas latino-americanas incluindo as brasileiras e como elas se comportam no cenário internacional? As análises e conclusões foram abordadas na conferência.

Por que as Empresas Latino-Americanas não são Mais Inovadoras? - Leia mais…

O Processo de Construção Colaborativa do Marco Civil da Internet

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:57

Encontrar respostas para as indagações de por que regular a Internet, elaborar as tendências de abordagem do assunto e o processo colaborativo do Marco Civil são alguns temas que Joana Varon Ferraz, pesquisadora Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) FGV-RJ, expôs neste seminário Processo de Construção Colaborativa do Marco Civil da Internet.

O Processo de Construção Colaborativa do Marco Civil da Internet - Leia mais…

Dos Estudos e Políticas para a Ação: o Case C2I (Centro Internacional de Inovação)

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:57

Este seminário visa expor a missão do Centro Internacional de Inovação cujos objetivos são: disseminar e desmistificar a inovação nas empresas, criar uma cultura empreendedora e inovadora, desenvolver processos e estratégias nas empresas para o tema inovação, facilitar a transformação do conhecimento, fortalecer a utilização de fomentos públicos para inovação e do capital empreendedor e dar suporte para a inovação sustentável.

Dos Estudos e Políticas para a Ação: o Case C2I (Centro Internacional de Inovação) - Leia mais…

O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão – Parte 1

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:59

Evento teve como objetivo estimular o debate sobre a produção legislativa brasileira e o estudo do comportamento parlamentar em relação às práticas políticas. Os trabalhos apresentados foram o resultado de pesquisa inédita realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, com apoio da Fundação Konrad Adenauer. Pesquisadores do Núcleo, envolvidos com a pesquisa, expuseram suas experiências que foram comentadas por acadêmicos convidados. Neste vídeo temos a abertura do evento e em seguida as conferências com o tema: "O Desempenho do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalização (1995-2006)".

O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão – Parte 1 - Leia mais…

O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão - Parte 3

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:58

Evento teve como objetivo estimular o debate sobre a produção legislativa brasileira e o estudo do comportamento parlamentar em relação às práticas políticas. Os trabalhos apresentados foram o resultado de pesquisa inédita realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, com apoio da Fundação Konrad Adenauer. Pesquisadores do Núcleo, envolvidos com a pesquisa, expuseram suas experiências que foram comentadas por acadêmicos convidados. Os tema abordados nesta seção foram: "Diminuindo Dúvidas Sobre o Efeito das Emendas Individuais ao Orçamento na Disciplina Partidária: Novos Dados e Novos Testes O Congresso Nacional" e "Apreciação de Tratados Internacionais no Contexto do Presidencialismo de Coalização. Diminuindo Dúvidas Sobre o Efeito das Emendas Individuais ao Orçamento na Disciplina Partidária: Novos Dados e Novos Testes".

O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão - Parte 3 - Leia mais…

O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão - Parte 2

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:58

Evento teve como objetivo estimular o debate sobre a produção legislativa brasileira e o estudo do comportamento parlamentar em relação às práticas políticas. Os trabalhos apresentados foram o resultado de pesquisa inédita realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, com apoio da Fundação Konrad Adenauer. Pesquisadores do Núcleo, envolvidos com a pesquisa, expuseram suas experiências que foram comentadas com acadêmicos convidados. Os temas apresentados nesta seção foram: "Controle Legislativo e Accountability no Brasil: As Cpis no Contexto do Presidencialismo de Coalizão" e "Fragmentação de Interesses e Morosidade no Parlamento Brasileiro".

O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão - Parte 2 - Leia mais…

Oportunidades do Pré-Sal para o Desenvolvimento do Brasil

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:28

João De Negri, diretor e pesquisador do Ipea, analisou as oportunidades que surgem para o Brasil neste novo ciclo de desenvolvimento com foco no pré-sal. Ele destacou a seletividade das ações de investimento e inovação tecnológica; a sustentabilidade e a continuidade do ciclo de distribuição de renda e os ganhos de produtividade da economia brasileira para a diversificação da produção de empresas brasileiras, em direção a setores onde as oportunidades de inovação são maiores.

Oportunidades do Pré-Sal para o Desenvolvimento do Brasil - Leia mais…

The Saab's Use of Commercial Information Technology and Industrial Cooperation Perspectives

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:37

Ake Albertsson, vice-presidente da Saab, discorreu, nesta conferência, sobre a pesquisa civil e militar desenvolvida pela companhia e as possibilidades de coorperação entre o Brasil e a Suécia.

The Saab's Use of Commercial Information Technology and Industrial Cooperation Perspectives - Leia mais…

Desafios da Internacionalização das Empresas Brasileiras na China

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:31

Fluxos de capital e de produto, inovação de produto e política industrial foram alguns temas discutidos neste seminário e, também, sobre os desafios que empresas brasileiras encontram para se instalarem na China.

Desafios da Internacionalização das Empresas Brasileiras na China - Leia mais…

As Redes Empresariais da Elite Industrial de São Paulo: Fiesp-Ciesp: 1992-2004

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:28

Demétrio Toledo apresentou, neste seminário, as análises resultantes de sua dissertação de mestrado sobre o estudo das relações dos dirigentes empresariais de entidades representativas da indústria do Estado de São Paulo e sua influência nas entidades nacionais.

As Redes Empresariais da Elite Industrial de São Paulo: Fiesp-Ciesp: 1992-2004 - Leia mais…

A Ciência que Sonha e o Verso que Investiga

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:27

A ciência que sonha e o verso que investiga: ensaios sobre inovação, poesia, tecnologia e futebol. Seminário em que o autor, Evando Mirra, expôs sua visão de mundo, calcado na sua trajetória como engenheiro, pesquisador e docente. Essa trajetória se confunde, em grande parte, com a história da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil.

A Ciência que Sonha e o Verso que Investiga - Leia mais…

São Paulo, Desenvolvimento e Espaço: A Formação da Macrometrópole Paulista

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:27

Pensar a dinâmica econômica de São Paulo como fenômeno não restrito aos limites político-administrativos, o processo de desconcentração industrial e a superação de debates sobre desindustrialização e formação de uma metrópole de serviços. São esses os principais tópicos do seminário São Paulo, Desenvolvimento e Espaço: A Formação da Macrometrópole Paulista conduzido pelo sociólogo Alexandre Abdal.

São Paulo, Desenvolvimento e Espaço: A Formação da Macrometrópole Paulista - Leia mais…

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Grupo Saint-Gobain

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:26

Através da história da empresa Saint-Gobain, que vem desde 1665, na França, Paul Houang (Saint-Gobain — Weber Quartzolit) traçou o perfil da empresa, tanto em seu país de origem como em sua implementação no Brasil, e a busca pelo desenvolvimento de novos produtos sempre com destaque para a inovação.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Grupo Saint-Gobain - Leia mais…

Redes Sociais, Mobilização e Segurança Pública

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:45

O seminário discutiu os objetivos para se criar uma série de indicadores de avaliação do processo de mobilização do campo dos atores envolvidos com a temática da Segurança Pública no processo preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

Redes Sociais, Mobilização e Segurança Pública - Leia mais…

Redes Sociais, Mobilização e Segurança Pública: a Evolução das Redes de Atores no Processo Preparatório da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:25

O seminário discutiu os objetivos da criação de uma série de indicadores avaliativos do processo de mobilização dos atores envolvidos com a temática da Segurança Pública, no processo preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

Redes Sociais, Mobilização e Segurança Pública: a Evolução das Redes de Atores no Processo Preparatório da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - Leia mais…

Inovação No Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:05

O balanço das políticas públicas e estratégias empresariais frente aos desafios da inovação no Brasil foram os temas da conferência do cientista político Ricardo Sennes.

Inovação No Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais - Leia mais…

Lições a Tirar da Crise de Criatividade nos EUA

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:02

Docente da Fundação Instituto de Administração – FIA, Alfredo Behrens, especialista em economia do desenvolvimento, discorreu sobre discussão recente em que alguns especialistas afirmavam que os americanos passam por uma crise de criatividade. Essa crise, segundo ele, precisaria ser entendida, pois abre oportunidades para o Brasil se desenvolver e para isso seria preciso criar mecanismos de desenvolvimento administrativo adequados à cultura brasileira e a outros países latinos americanos. Behrens considerou para a sua análise o enfoque da inovação.

Lições a Tirar da Crise de Criatividade nos EUA - Leia mais…

Política Econômica e Mudança Estrutural na Coréia Após a Crise Asiática

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:02

Diretor do Instituto de Economia da Unicamp, Mariano Laplane expôs parte de um estudo comparativo conduzido pela CEPAL – Brasília sobre a trajetória de desenvolvimento de quinze países (asiáticos e latino-americanos). O estudo apresentado foi realizado em conjunto com a professora Adriana Nunes Ferreira sobre a Coréia do Sul.

Política Econômica e Mudança Estrutural na Coréia Após a Crise Asiática - Leia mais…

A Construção Política das Sociedades Civis: Comparações entre São Paulo e Cidade do México

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:03

O cientista político Adrian Lavalle apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa sobre a construção política das sociedades civis, com enfoque nas cidades de São Paulo e Cidade do México.

A Construção Política das Sociedades Civis: Comparações entre São Paulo e Cidade do México - Leia mais…

Redes sociais de Inovação – a indústria da moda em São Paulo

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:06

Sociólogo de formação, Branislav Kontic discorreu sobre Redes sociais de Inovação – a indústria da moda em São Paulo, destacando o setor como importante polo econômico e também como rede de inovação. Em sua palestra, ele propôs questões para tentar entender o processo da inovação dentro dos setores considerados tradicionais e de como setores com características semelhantes atuam para evoluírem de forma tecnológica e inovadora.

Redes sociais de Inovação – a indústria da moda em São Paulo - Leia mais…

Tendências atuais da Pesquisa em Inovação, Ciência e Tecnologia

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:07

O Seminário Tendências Atuais da Pesquisa em Inovação, Ciência e Tecnologia apresentado por Demétrio Toledo - doutorando em Sociologia e coordenador executivo do OIC, procurou historiar os estudos sobre inovação, sistematizando uma abordagem teórica multidisciplinar do fenômeno da inovação que também se reflete na composição do campo, formado predominantemente por economistas, mas, cada vez mais por administradores, sociólogos, geógrafos, cientistas políticos e estudiosos do direito.

Tendências atuais da Pesquisa em Inovação, Ciência e Tecnologia - Leia mais…

Internacionalização de Empresas Brasileiras

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:08

O seminário procurou pautar todo o processo de globalização e internacionalização em curso, a partir das discussões do caso das empresas brasileiras. Afonso Fleury, professor da Escola Politécnica, demonstrou que há um espaço enorme para elaborar, trabalhar e entender melhor essas transformações. Ele refletiu ainda sobre a ligação das empresas brasileiras com as subsidiárias estrangeiras instaladas aqui no Brasil.

Internacionalização de Empresas Brasileiras - Leia mais…

Redes de Inovação em Biotecnologia na Área da Saúde

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:20

Visão geral das múltiplas aplicações, conceitos dos campos da sociologia e da economia da inovação, aplicação de instrumental. Estes foram alguns dos tópicos desenvolvidos no seminário Redes de Inovação em Biotecnologia na Área de Saúde, pela expositora Ester Dal Poz, do Instituto de Economia da UNICAMP.

Redes de Inovação em Biotecnologia na Área da Saúde - Leia mais…

Planejamento e Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicos

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:21

Leonardo Gomes, doutorando em Engenharia de Produção, apresentou, neste seminário, sua tese de qualificação em “Planejamento e Desenvolvimento de Spin-offs Acadêmicos”. A criação de empreendimentos a partir de pesquisas acadêmicas visando ao planejamento e à produção.

Planejamento e Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicos - Leia mais…

A Inovação nos Brics — Como Estão Inovando os nossos Competidores

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:21

Uma comparação entre os países do denominado Brics para o enfoque da inovação serve para posicionar o Brasil no cenário internacional frente aos seus competidores. Flavio Grynszpan - Ciesp e Agência USP de Inovação – forneceu, neste seminário, um quadro bastante realista da demanda que as empresas brasileiras precisam ter para inovar; o quadro da inovação na economia global e alguns outros parâmetros importantes para que atinjamos o objetivo final.

A Inovação nos Brics — Como Estão Inovando os nossos Competidores - Leia mais…

Seminário Sobre o Texto 'Shedding Light on Technological Development in Brasil'

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:09

Seminário baseado na tese de doutorado de Luciana Pereira, que procurou entender como ocorre de uma forma geral, e em especial aqui no Brasil, a questão da criação do conhecimento nas universidades, institutos de pesquisa e a transformação, a capacitação tecnológica – nas empresas, na formação dos recursos humanos, quais as demandas, quais os gargalos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia e, por fim, como isso é utilizado pela sociedade.P

Seminário Sobre o Texto 'Shedding Light on Technological Development in Brasil' - Leia mais…

A Indústria Brasileira de Vinhos

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:10

Breno Raigorodsky, especialista em vinhos, discutiu e analisou as inovações na produção nacional de vinhos.

A Indústria Brasileira de Vinhos - Leia mais…

A Novel Experiment" — Capítulo 1 do Livro "Science Business — The Promisse, the Reality and the Future of Biotech", de Gary Pisano

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:21

Seminário que discute as teses do livro "Science Business — The Promisse, the Reality and the Future of Biotech”, de Gary Pisano. Segundo o autor "a tese deste livro é que o desempenho decepcionante do setor de biotecnologia reflete uma luta fundamental e profunda entre os objetivos conflitantes e exigências da ciência da biotecnologia e os negócios de biotecnologia".

A Novel Experiment" — Capítulo 1 do Livro "Science Business — The Promisse, the Reality and the Future of Biotech", de Gary Pisano - Leia mais…

Estratégias de Inovação no Japão

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:37

Os principais resultados da pesquisa "Mobilização Brasileira para a Inovação" (Mobit) foram discutidos no seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países". A pesquisa compreende um estudo comparativo de políticas industriais de base tecnológica dos EUA, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil. O trabalho trata a inovação não apenas como alavanca para o crescimento econômico brasileiro, mas também como recurso para a inserção ativa do país no cenário internacional.

Estratégias de Inovação no Japão - Leia mais…

Estratégias de Inovação na Finlândia

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:37

Os principais resultados da pesquisa "Mobilização Brasileira para a Inovação" (Mobit) foram discutidos no seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países". A pesquisa compreende um estudo comparativo de políticas industriais de base tecnológica dos EUA, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil. O trabalho trata a inovação não apenas como alavanca para o crescimento econômico brasileiro, mas também como recurso para a inserção ativa do país no cenário internacional.

Estratégias de Inovação na Finlândia - Leia mais…

Estratégias de Inovação na França

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:38

Os principais resultados da pesquisa "Mobilização Brasileira para a Inovação" (Mobit) foram discutidos no seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países". A pesquisa compreende um estudo comparativo de políticas industriais de base tecnológica dos EUA, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil. O trabalho trata a inovação não apenas como alavanca para o crescimento econômico brasileiro, mas também como recurso para a inserção ativa do país no cenário internacional.

Estratégias de Inovação na França - Leia mais…

Estratégias de Inovação nos Estados Unidos

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:38

O seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países" apresentou a pesquisa sobre Mobilização Brasileira para a Inovação (Mobit) que realizou um estudo comparativo de políticas industriais de base tecnológica dos EUA, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil. O estudo tratou a inovação como alavanca para o crescimento econômico brasileiro e recurso para a inserção ativa do país no cenário internacional.

Estratégias de Inovação nos Estados Unidos - Leia mais…

O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:35

Os principais resultados da pesquisa "Mobilização Brasileira para a Inovação" (Mobit) foram discutidos no seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países" que compreende um estudo comparativo de políticas industriais de base tecnológica dos EUA, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil. O trabalho trata a inovação não apenas como alavanca para o crescimento econômico brasileiro, mas também como recurso para a inserção ativa do país no cenário internacional.

O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países - Leia mais…

Lançamento Público do Observatório da Inovação e Competitividade

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:32

Seminário de lançamento do Observatório da Inovação e Competitividade que objetiva fortalecer relações com organizações federais e estaduais, para debates propositivos para a transformação da estrutura produtiva brasileira, apoiar e incentivar a inovação nas empresas e nas universidades, entre outros desafios.

Lançamento Público do Observatório da Inovação e Competitividade - Leia mais…

As Agências de Inovação Inglesas e suas Estratégias de Entrada no Brasil

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:26

O histórico de inovação das agências inglesas que alavancaram o Reino Unido como um dos líderes europeu de inovação, e os fatores que determinaram a escolha do Brasil como alvo de atuação de empresas inglesas, foram os principais tópicos abordados no seminário.

As Agências de Inovação Inglesas e suas Estratégias de Entrada no Brasil - Leia mais…