Você está aqui: Página Inicial / PESSOAS / pessoaM / Marcela Barbosa de Moraes

Marcela Barbosa de Moraes

por Sandra Sedini - publicado 18/08/2021 17:57 - última modificação 09/02/2022 10:26


PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS

Título do projeto: Ecoeficiência na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos nos Municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Supervisor: Profa. Dra. Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo

Período: 03/2021 a 03/2023

O presente projeto busca estudar a problemática da ecoeficiência da gestão dos resíduos sólidos urbanos frente a esse crescimento desordenado. Deste modo, o objetivo geral deste projeto é a relação entre a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos e a ecoeficiência em municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para tanto, o procedimento metodológico terá como base uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritivo-exploratório. O procedimento de coleta de dados será em três fases. A primeira utilizar-se-á uma análise documental; a segunda fase um questionário fechado com os habitantes das cidades estudadas e a terceira fase uma entrevista semiestruturada com gestores públicos. O procedimento de análise de dados será em duas etapas. Nas entrevistas utilizar-se-á duas técnicas de sensemaking: técnica narrativa e visual mapping e para os questionários utilizar-se-á a modelagem de equações estruturais utilizando o software SmartPLS. Dentre os resultados esperados para este projeto, prevê-se elaborar uma proposta de indicadores para ecoeficiência na gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, bem como um modelo conceitual que evidencia a relação entre ecoeficiência e resíduos sólidos urbanos; gerar publicações e participações em eventos técnico-científicos especializados, originadas dos resultados obtidos das pesquisas e das informações técnicas e científicas, de modo a compor uma rede de informações sobre o tema tratado, disponibilizando e disseminando o conhecimento e a metodologia e contribuir para propostas de políticas públicas na área de resíduos sólidos urbanos para os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Palavras-chave: Planejamento Urbano. Sustentabilidade. Ecoeficiência. Resíduos Sólidos. Gestão Integrada.

Síntese do Projeto

INTERFACES COM AS ODS:

ODS - Marcela Barbosa de Moraes


PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA

LUCAS, A. H. ; MORAES, M. B. . UM ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES DE CIDADES INTELIGENTES EM TAUBATÉ - SP. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 15, p. 66-76, 2019.


Moraes, M. B.; NETO, R. A. D. ; SILVA, G. S. S.; CARDOSO, S.; BENATI, M. A. F. N. O. A Study on the dimensions of sustainable urban development in the perception of the inhabitants of Imperatriz-MA. COLÓQUIO - REVISTA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 17, p. 139-160, 2019.


SILVA, M. A.S. ; MORAES, M. B. ; SILVA, JOSÉ L. G.  Análise do plano de gestão integrada de resíduos sólidos de Imperatriz (MA) para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Journal of Urban Technology and Sustainability, v. 2, p. 37-47, 2019.