Nádia Cardoso
Nádia Maria Cardoso da Silva possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1988), Especialização em Direitos Humanos ( 2001), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (2006), Doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal da Bahia (2018). Em 2015, atuei como consultora da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) do Governo do Estado da Bahia, elaborando Relatório Antropológico para a comunidade quilombola de Lagoa do Zeca, localizada no Município de Canarana (BA). Ainda em 2015, aprovada em concurso, passei a integrar o quadro de docentes da rede municipal de educação em Salvador, atuando como professora na comunidade quilombola de Praia Grande, em Iha de Maré. Tenho Atuado também como docente em instituições de ensino superior, em cursos de graduação e de especialização, como Realiza Projetos Educacionais Pesquisa e Extensão (2007); Maurício de Nassau (2008); Olga Mettig (2011); Centro Universitário Unijorge (2013); no Curso de Formação Especial Docente realizado pela Faculdade de Ciências da Bahia ( FACIBA) em parceria com o Ministério da Educação (2012/2016); Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC (2014-2018) e na graduação de professores no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), de 2016 a 2018. Em 2013, atuei como consultora/formadora no Programa A Cor da Cultura, junto ao Odara - Instituto da Mulher Negra - em processos de formação de professores/as da rede pública de ensino em história e cultura africana e afro-brasileira, em diversas capitais do Brasil. Em 2012, atuei como consultora para assistência técnica extensiva às organizações sociais e comunitárias da Península de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário de Salvador, em assuntos de fortalecimento institucional, elaboração de projetos, elaboração de plano de ação, captação de recursos, plano político-pedagógico institucional, formação em direitos humanos, raça e gênero, etc. De 2008 a 2011, fui Coordenadora de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Diversidade da Secretaria de Educação do Estado da Bahia quando criei e coordenei dois programas: o Programa de Formação de Professores Agora a História é Outra – formação de professoras e professores em educação para as relações étnico-raciais e para a inclusão da história e cultura afro-brasileira; e o Programa de Educação Quilombola, realizando, pela primeira vez no Brasil, fóruns de educação quilombola, instituindo o Fórum Permanente de Educação Quilombola e as Diretrizes Estaduais de Educação Quilombola. De 2004 a 2006 atuei como Professora Formadora no Curso de Formação de Gestores para a implementação das Diretrizes Curriculares para a Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Rede Municipal de Ensino de Salvador, realizado pelo Ceafro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No Instituto Steve Biko, elaborei e coordenei o Projeto de Formação de Jovens em Direitos Humanos e Anti-Racismo, com apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (2001-2003); Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE – 2005); Fundo Brasil de Direitos Humanos (2006, 2008); Ministério Público do Estado da Bahia (2008).Tenho experiência em elaboração e coordenação de projetos em organizações sociais Grupo de Apoio á Prevenção a Aids da Bahia (Gapa), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Projeto Axé, atuando seja na área de antropologia das populações negras quanto com as questões de história e cultura africana e afro-brasileira, educação para as relações étnico-raciais, igualdade racial e de gênero, direitos humanos com foco no anti-racismo, educação quilombola, prevenção ao Hiv/aids, capoeira angola, crianças e adolescentes em situação de rua, defesa de direitos da infância e adolescência, prevenção à aids e às violências sexuais contra crianças, adolescentes e mulheres, juventude negra, etc |
Evento:
- Licenciaturas Interdisciplinares, Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais (II Colóquio), 20 e 21 de junho de 2022