Vinicius de Moraes Monção
Pesquisador da área História da Educação. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Possui mestrado e doutorado em Educação (ênfase em História da Educação) pela UFRJ. Foi bolsista de pós-doutorado FAPESP na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), vinculada ao projeto temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)?. Em 2019 fez pós-doutorado em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, onde investigou os processos de implementação da pré-escola pública na cidade de Campos dos Goytacazes e no estado do Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX. É membro pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-USP); do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES-UFRJ); do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre História da Educação das Mulheres, Relações de Gênero, Raça e Classe na Docência (UFRJ-UFF); da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL). Suas áreas de interesse são: história da educação pré-escolar no século XX; história digital da educação; trajetórias profissionais de professoras e professores viajantes; história transnacional da educação; movimento internacional da educação nova; periódicos; educação em museus e espaços não escolares. Para além, atualmente compõe o board do subcomitê Regional do ICOFOM para América Latina e Caribe (ICOFOM/LAC) na gestão 2020-2023, do Conselho Internacional de Museus (ICOM). |
Evento:
- História Digital e História Digital da Educação: Caminhos Cruzados, 17 e 18 de outubro de 2023