Pesquisadores e gestores privados avaliaram no seminário "A Gestão da Amazônia" as propostas que estão em curso para a região e as estratégias da iniciativa privada na abertura de caminhos para um desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento teve, também, o lançamento do livro "A Gestão da Amazônia — Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas", publicado pela Edusp.
Titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência de 2021-2022 debateu emergências culturais em seminário de lançamento de livro coordenado por ele
Paulo Saldiva e Eduardo Muylaert foram os expositores no seminário de lançamento do livro "Brasil: O Futuro que Queremos", no dia 4 de setembro, no IEA.
No dia 24 de agosto, o físico Luiz Pinguelli Rosa faz no IEA uma conferência sobre o tema do livro "Tecnociências e Humanidades – Novos Paradigmas, Velhos Problemas. O Determinismo Newtoniano na Visão do Mundo Moderno", lançado em 2005.
Organizado por Leyla Perrone-Moisés, integrante do Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA, o livro será lançado no dia 19 de junho, às 17 horas, na Biblioteca Brasiliana.
Bibliofilia: Circuitos e Memórias
12/11/2018
10:00 -
13/11/2018
16:00
— Sala Villa-Lobos da - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo,
—
por Cláudia Regina
As discussões em torno de temas como políticas de saúde, previdência social e políticas de renda, políticas de educação e políticas de segurança pública, discutidos em forma de seminários, resultaram na edição do livro "Brasil: A Nova Agenda Social", organizado por Edmar Bacha, diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças (Iepe/CdG), e Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedades (Iets). Essa mesa-redonda discutiu os principais aspectos abordados no livro.
IEA e Edusp lança livro “Emergências Culturais – Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México”, resultado da pesquisa coordenada pelo antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência no biênio 2021/22.
A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica lançou em junho o "Uma Cartografia na Formação de Professores para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares".
Dados populacionais e socioculturais de comunidades vizinhas de dois campi da USP na capital, lançados em versão impressa e digital, podem ser acessados também em site.
Para Jean-Yves Mollier, a censura econômica se manifesta na medida que livros publicados por grandes editoras ou que têm autores renomados são mais divulgados e se tornam mais conhecidos e desejados que outros
O ciclo de conferências sobre "Políticas Públicas e Conflitos Socioambientais" acontece entre os dias 1º a 6 de junho reunindo pesquisadores espanhóis, americanos e brasileiros para o debate de questões envolvendo negócios e meio ambiente, ecologia e arquitetura.
O IEA, a Editora Manole e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP lançaram recentemente o livro "Sustantabilidade no Agronegócio", integrante da Coleção Ambiental da editora.
Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) homenageia Anna Peliano com o lançamento de livro com alguns dos principais trabalhos produzidos pela socióloga.
Jean-Yves Mollier, da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, França, refletirá sobre o papel e o lugar do impresso nas sociedades contemporâneas, a partir de uma perspectiva histórica
Aulas fazem parte da II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica
Descarbonização ou Desordem
08/05/2013
11:00 -
13:00
— Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo,
—
por Sandra Sedini
Mesa-redonda sobre o livro "Sistema Internacional de Hegemonia Conservadora: Governança Global e Democracia na Era da Crise Climática", de Eduardo Viola, Matías Franchini e Thais Lemos Ribeiro (Editora Annablume).
O Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza (GPNP) do IEA completa 20 anos. Os registros deste percurso foram organizados no livro Diálogos sobre Nutrição e Pobreza: 20 anos de integração entre pesquisa, serviço e política pública, editado e publicado pelo IEA.
A sessão de lançamento do livro e celebração desta história reuniu os parceiros do GPNP neste período, para uma mesa de debates acerca do atual cenário da fome no Brasil, com a participação da inteligência artificial na discussão sobre sistemas alimentares, um diálogo vivo e contemporâneo, para delinear os caminhos a serem trilhados.
Ebooks
—
por admin
—
última modificação
08/10/2024 14:05
A análise é focada principalmente na cidade de São Paulo, que, para Saldiva, é um laboratório natural para o estudo dos problemas urbanos e sua relação com o viver humano
No dia 27 de novembro, acontece no IEA a mesa-redonda Gaia — De Mito a Ciência. Na ocasião será lançado o livro homônimo organizado pelo professor da USP José Eli da Veiga.
O papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na criação e coordenação de políticas voltadas à implementação da Lei Maria da Penha, entre 2006 e 2021, é analisado no livro de Fabiana Severi, participante do Programa Ano Sabático do IEA em 2021. Com base na obra, editada pelo IEA, autora e convidadas debateram e apontaram limites e avanços nas mudanças institucionais de gênero no sistema de justiça nos últimos anos.
Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH) do IEA lança livro "Ensaios Críticos e Experimentações em Direitos Humanos, Democracia e Memória" no Portal de Livros Abertos da USP.
"Diálogos Interculturais — Reflexões Interdisciplinares e Intervenções Psicossociais" é o título do livro lançado no final de junho pelo Grupo de Pesquisa de Diálogos Interculturais do IEA.
A Editora da USP (Edusp) lançou este mês o livro "Polinizadores do Brasil — Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais", organizado por Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, Dora Ann Lange Canhos, Denise de Araujo Alves e Antonio Mauro Saraiva
A obra é organizada por Ana Lydia Sawaya, coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA, em parceria com Carol Góis Leandro e Dan L. Waitzberg.
Para comemorar os cinco anos da horta da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), um grupo de colaboradores e voluntários do projeto montou um livro de receitas que usam os ingredientes cultivados no espaço.
O grupo é formado por pesquisadores do Instituto e por professores da USP especializados na área de recursos hídricos; primeira reunião de trabalho aconteceu no dia 19 de fevereiro.
O livro "Inteligência Artificial: Avanços e Tendências" foi lançado em setembro. Os editores são o IEA e o Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP.
Entrevista com ex-professor visitante Jerry Hogan sobre seu livro "Study of Behavior - Organization, Methods and Principles", lançado em novembro de 2017 pela Cambridge University Press.
Historiador e crítico de literatura brasileira, ensaísta e docente da USP, Alfredo Bosi foi homenageado no evento "Jornada Alfredo Bosi: Cultura e Resistência" com duas sessões: "A Obra Crítica de Alfredo Bosi" e "História das Ideologias no Brasil". A homenagem se encerrou com o lançamento do livro "Brás Cubas em Três Versões — Estudos Machadianos", de Bosi, publicado pela Companhia das Letras.
IEA lançou em maio de 2023 o livro "Racionalidades Educacionais (Pós-)Pandêmicas - Atlas 2021", do psicólogo Julio Groppa Aquino, professor titular da Faculdade de Educação (FE) da USP e participante da edição de 2022 do Programa Ano Sabático do IEA.
O livro eletrônico "Diálogos Interculturais: Reflexões Interdisciplinares e Intervenções Psicossociais" é fruto dos debates ocorridos no seminário Diálogos Interculturais: O Que Somos e o Que Revelamos. A primeira parte traz reflexões teóricas de pesquisadores que vêm investigando as interações entre culturas a partir de diferentes disciplinas, como literatura, sociologia, psicologia e antropologia. A outra, reúne textos produzidos por pesquisadores que exploram casos de orientação e atendimento de pessoas confrontadas com novas culturas.
Lançamento de livro que reúne os trabalhos apresentados em evento realizado no IEA em 2021. Nele, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais do mercado e estudantes da educação básica refletiram sobre a escola como ambiente destinado à formação das novas gerações. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, foram levados em conta os diferentes sentidos do termo ambiente, não apenas o natural e as condições do espaço físico ocupado pela escola, mas também a configuração social, histórica, política, tecnológica e ainda as relações afetivas que envolvem as crianças e os adolescentes em seu processo de escolarização.
Os livros "Ética Socioambiental" e "Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade" foram lançados recentemente no IEA em eventos do ciclo UrbanSus.
O financiamento e outros dilemas futuros da autonomia universitária foram debatidos no dia 6 de agosto no IEA-USP, em um evento organizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs) da USP.
IEA lança ebook "Liberdade Acadêmica: Aspectos Jurídicos em Perspectiva", organizado por Nina Ranieri e Angela Limongi Alves, professoras da Faculdade de Direito (FD) da USP. A publicação pode ser baixada no Portal de Livros Abertos da USP.
"Diálogos Interculturais: Reflexões Interdisciplinares e Intervenções Psicossociais" foi produzido pelo grupo de pesquisa do IEA a partir de dois seminários.
IEA lançou em dezembro de 2021 o livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU”, editado por Arlindo Philippi Jr. e Carlos Alberto Cioce Sampaio.
O IEA e a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP lançaram em junho de 2023 o livro "Reescrevendo Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas: A Experiência Brasileira", organizado por Fabiana Cristina Severi, professora da FDRP e participante da edição de 2022 do Programa Ano Sabáticos do IEA.
Seminário 'Preservando a Memória e Resgatando a História da Psicologia e dos Saberes Psicológicos no Brasil: um Percurso de Quase 50 anos' realiza-se no dia 2 de outubro, às 10h. Evento marca o lançamento do livro 'História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira', da professora sênior do IEA Marina Massimi.
IEA lança o livro digital "Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária", produzido pelo Grupo de Estudos Saúde Planetária do Instituto e pelo Núcleo de Pesquisa e de Extensão Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
A obra é baseada na tese defendida por Marilucia Melo Meireles no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP; a pesquisa teve orientação de Eda Tassara, coordenadora do Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA.
O Livro Branco da Água, publicado em parceria pelo IEA e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), é resultado de uma série de estudos sobre as causas e consequências do desabastecimento hídrico que limitou o acesso à água de pelo menos 20 milhões de pessoas.
Aprofundar o conhecimento da situação dos polinizadores no Brasil, seu declínio e seu impacto na agricultura, na biodiversidade e no agronegócios é o objetivo do livro "Polinizadores no Brasil — Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais", lançado no dia 26 de julho. A obra foi produzido pelo Grupo de Pesquisa de Serviços Ambientais do IEA e publicada pela Edusp.
O embaixador José Augusto Lindgren Alves fará conferência e lançará seu livro “É preciso salvar os direitos humanos” no dia 6 de abril, às 14h, no IEA.
Nos dias 19, 22 e 27 de setembro, ocorrem os debates de lançamento do livro “Políticas de Atração: Relações Artístico-Culturais Entre Estados Unidos e Brasil (1960-1970)”, da historiadora da arte Dária Jaremtchuk.
A editora Iluminuras lançou no final de setembro o novo livro sobre eCultura de Teixeira Coelho, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e professor sênior do IEA.
Com o intuito de apresentar novas análises para os desafios atuais e propor intervenções inovadoras, Arlindo Philippi Junior organizou o livro Gestão Urbana e Sustentabilidade, publicado recentemente pela editora Manole.
Os debates ocorridos no evento O Lugar da Eólica no Planejamento Energético envolveram as discussões sobre o aproveitamento da eletricidade gerada a partir dos ventos na diversificação da matriz energética brasileira e na promoção do desenvolvimento sustentável.
O filósofo Fernando Haddad, professor de ciência política da USP, esteve neste evento para tratar de seu novo livro, no qual provocou discussão sobre as bases teóricas da emancipação humana. Para isso, ele fez uma crítica aos atuais modelos de três disciplinas: biologia, antropologia e linguística. A obra traz um olhar crítico sobre os dilemas que a humanidade enfrenta, ao mesmo tempo que pavimenta o caminho para a recepção de trabalhos heterodoxos, sobretudo antropológicos.
"Uma Longa Transição: 20 Anos de Transformações na Rússia" é o título do livro que será lançado em seminário homônimo, no dia 15 de junho, no Anfiteatro da Geografia na USP. Resultado de pesquisa organizada pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea.
Capa do livro Polinizadores do Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais. Organizadores: Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, Dora Ann Lange Canhos, Denise de Araujo Alves e Antonio Mauro Saraiva
Capa do livro Polinizadores do Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais. Organizadores: Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, Dora Ann Lange Canhos, Denise de Araujo Alves e Antonio Mauro Saraiva
Quem tem medo dos livros?
17/08/2017
10:30 -
12:00
— Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo,
—
por Rafael Borsanelli
Segundo encontro entre coordenadores de grupos de pesquisa do IEA e especialistas sobre a escassez da água na região metropolitana de São Paulo. Nesta reunião, o grupo definiu os coordenadores de cada eixo temático e respectivos colaboradores na produção do white paper.
Terceiro encontro do Grupo de Trabalho Água do IEA, formado por coordenadores de grupos de pesquisa do IEA e especialistas para discutir a escassez da água na região metropolitana de São Paulo e escrever um white paper sobre o assunto.
O seminário de lançamento do livro eletrônico "Diálogos Interculturais — Reflexões Interdisciplinares e Intervenções Psicossociais" acontece no dia 4 de outubro, no Auditório do MAC.
Nos dias 12 e 13 de novembro, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, acontece o encontro "Bibliofilia: Circuitos e Memórias".
Lançamento do livro e debate
O que explica a ascensão populista em países que ganharam e perderam durante a globalização?
Shaping Nations and Markets propõe que devemos olhar para a disputa de concepções distintas de nacionalidade e o papel de setores econômicos no chamado capital identitário.
Ele corresponde ao peso de atores coletivos na formação da nação.
As tensões surgem quando a redistribuição econômica empodera grupos que contestam a narrativa dominante da nacionalidade e, portanto, a distribuição de poder político nas democracias.
O argumento é desenvolvido com base nos casos do Brasil, Índia e Estados Unidos no século XXI.