Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 135

Boletim IEA — 135

por Marilda Gifalli - publicado 22/05/2014 14:45 - última modificação 12/08/2014 11:04

1ª quinzena de agosto de 2009

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

REVISTA
A segunda parte do dossiê de 'Estudos
Avançados' sobre a crise internacional

BIOQUÍMICA
Cientista italiano faz conferência
sobre a origem da vida

CULTURA
O dinheiro como símbolo no
cinema e na literatura dos EUA

IEA
• Reunião de coordenadores identifica
temas e propõe novas iniciativas

• Eventos públicos

NOTAS
• Imre Simon, um dos pioneiros da computação no Brasil
• Encontro homenageia os 80 anos de Newton da Costa

LEMBRETE
Seminário do Colóquio Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil trata de cinema e fotografia
Dia 26 de agosto, às 18h30, no Centro Universitário Maria Antonia — Informações:
sancodo@usp.br

REVISTA
A segunda parte do dossiê de 'Estudos
Avançados' sobre a crise internacional

LANÇAMENTO

Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV-SP), Guilherme Leite e Leda Paulani (ambos da FEA), três dos colaboradores do dossiê "Crise Internacional II', debatem o tema no dia 27 de agosto, às 16h, na Sala G1 da FEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo). O debate marca o lançamento da edição nº 66 da revista.

"Estudos Avançados" nº 66 (maio-agosto/2009). Exemplar: R$ 30,00; assinatura anual (três edições): R$ 80,00. Informações sobre a revista e o lançamento: telefones (11) 3091-1675 e 3091-1676; e-mail estudosavancados@usp.br.

Clique aqui para ler a versão digital da edição

Com a publicação, na nova edição, de um segundo dossiê sobre a crise econômica internacional, a revista "Estudos Avançados" completa sua análise sobre o tema. O conjunto de trabalhos contém 11 artigos e duas entrevistas (leia o sumário abaixo).

Para exemplificar a diversidade dos aspectos abordados pelo dossiê, Marco Antônio Coelho, editor executivo da revista, destaca alguns dos textos: "Um deles é o estudo de Bresser-Pereira sobre o ideário político e ideológico que presidiu a conduta dos dirigentes da economia nos principais países nos últimos anos. Ou seja, adotaram as teses do neoliberalismo que fundamentam um assalto ao Estado em nome do mercado e eventualmente atacam também o mercado. O resultado, portanto, foi e é a crise que recai principalmente sobre as populações mais pobres e economicamente mais fracas, ampliando em escala nunca vista o desemprego e a multiplicação dos excluídos na sociedade".

Coelho comenta que no artigo da Leda Paulani está uma questão fundamental: "Ela afirma ter havido uma alteração profunda na forma de funcionamento do capitalismo, fazendo com que o regime de acumulação do capital seja dominado pela valorização financeira. No texto estão dados concretos comprovando como, de 1980 a 2006, o PIB mundial cresceu 4,1 vezes, enquanto a riqueza financeira no mesmo período cresceu 13,9 vezes. Daí as dificuldades para agora se retomar o desenvolvimento da economia real, particularmente nos Estados Unidos e nos países europeus".

Outro estudo mencionado pelo editor executivo da revista é o trabalho de Marcio Pochmann, que "registra o fato de o funcionamento do mercado de trabalho ter sido desfavorável àqueles que dependem do próprio trabalho para sobreviver. Apesar disso a pobreza nas seis regiões metropolitanas brasileiras não vem aumentando, graças à elevação do valor real do salário mínimo e à existência de uma rede de garantia de renda social".

As duas entrevistas presentes não dossiê foram feitas com Guilherme Dias e Ricardo Abramovay. Dias faz um balanço dos principais problemas enfrentados pela agricultura e pela pecuária diante dos efeitos da crise nas exportações desses setores. Coelho explica que o Dias defende a tese de que a crise determina significativas mudanças tecnológicas, "o que não será fácil em razão das divergências nos meios rurais". Abramovay, por sua vez, "mostrou a necessidade de a crise exigir um debate em torno de desafios inéditos e imprevisíveis na relação entre a sociedade, a economia e a natureza".

A edição também traz a seção "Cidade e Exclusão", com textos resultantes de um estudo de urbanística comparada que o IEA promoveu em colaboração com o programa "Social Exclusion, Territories, Urban Policies in India and Brazil".

SUMÁRIO DO Nº 66

DOSSIÊ CRISE INTERNACIONAL II

• Assalto ao Estado e ao Mercado, Neoliberalismo e Teoria Econômica — Luiz Carlos Bresser-Pereira
  • A Crise do Regime de Acumulação com Dominância da Valorização Financeira e a Situação do Brasil — Leda Paulani
  • O Trabalho na Crise Econômica no Brasil: Primeiros Sinais — Marcio Pochmann
  • Crise: um Problema Conjuntural ou da Lógica da Acumulação Mundial? — Rubens Sawaya
  • A Agropecuária Brasileira e a Crise — Entrevista com Guilherme Dias
  • 1929 e 2009: Duas Crises Comensuráveis? — Pierluigi Ciocca
  • A América Latina na Crise Mundial — Paul Singer
  • A Economia Ecológica e os Desafios para os Economistas de Esquerda — Entrevista com Ricardo Abramovay
  • A Crise Internacional Desafia o Modelo Brasileiro de Abertura e Liberalização — Carlos Eduardo Carvalho
  • Os Efeitos da Crise Global no Brasil: Aversão ao Risco e Preferência pela Liquidez no Mercado de Crédito — Maria Cristina Penido de Freitas
  • O Ciclo dos Imóveis e o Crescimento Econômico nos Estados Unidos 2002-2008 — Rafael Fagundes Cagnin
  • Operações com Derivativos Financeiros das Corporações de Economias Emergentes — Maryse Farhi e Roberto Alexandre Zanchetta Borghi
  • A Crise Financeira e as Previsões dos Economistas — Ignazio Visco

CIDADE E EXCLUSÃO

• Políticas Urbanas, Territórios e Exclusão Social: as Favelas nas Grandes Cidades — Brasil e Índia — Mari-Caroline Saglio-Yatzimirsky
  • Processos de Megapolização — São Paulo e Mumbai — Marie-Charlotte Belle
  • Repensar a Regularização Fundiária como Política de Integração Socioespacial — Rafael Soares Gonçalves
  • O Programa Bairrinho nas Favelas de Praia da Rosa e Sapucaia (RJ) — Maria de Fátima Cabral Marques Gomes e Lenise Lima Fernandes
  • Políticas Públicas e Espaço Urbano Desigual: Favela Jardim Maravilha (SP) — Mônica Virginia de Souza
  • Programas de Erradicação, Reassentamento e Urbanização das Favelas: Delhi e Mumbai — Véronique Dupont e Marie-Caroline Saglio-Yatzimirsky
  • A Metrópole de São Paulo no Contexto da Urbanização Contemporânea — Ana Fani Alessandri Carlos

HOMENAGEM

• O Professor Crodowaldo Pavan — Luiz Edmundo de Magalhães

RESENHAS

• Literatura e Filosofia: entre as Razões do Sentimento e os Prazeres da Inteligência — Arlenice Almeida da Silva
  • Ensaios sobre o Multilateralismo: Reflexões de um Diplomata e Acadêmico — Norma Breda dos Santos
  • Orfeu Refletido ou a Negação do Mito — Michele Gialdroni
  • As "Idéias Italianas" no Brasil — Luiz Sérgio Henriques
  • Globalização e Competição — Pierre Salama
  • A "Dimensão Moral" do Romance de Machado de Assis — Pedro Meira Monteiro
  • Metáforas do Discurso Único, Metonímias das Culturas do Trabalho — Roseli Figaro

BIOQUÍMICA
Cientista italiano faz
conferência sobre origem da vida

Pier Luigi Luisi

Pier Luigi Luisi, da Universidade de Estudos de Roma III, Itália, faz no dia 21 de agosto, às 15h, a conferência "Life: an Emergent Property". O coordenador será Hernan Chaimovich (vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências). O evento será em inglês, sem tradução.

Luisi graduou-se em química na Escola Normal Superior de Pisa, Itália. Depois de um longo período de pesquisa na Rússia, EUA e Suécia, ingressou, em 1970, no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH-Zürich), Suíça, como professor de química macromolecular. Esteve no ETH-Zürich por 30 anos, onde foi agraciado com o título de professor emérito. Em 2002 retornou à Itália, passando a atuar no Departamento de Biologia da Universidade de Estudos de Roma III.

No período em que trabalhou no ETH-Zürich, Luisi conduziu pesquisas pioneiras sobre auto-organização e auto-replicação de sistemas químicos supramoleculares, estudos relevantes para a investigação sobre a origem da vida, área em que Luisi é um dos maiores expoentes

Em Roma, Luisi prossegue com suas pesquisas com o objetivo de reconstituir em laboratório sistemas protocelulares a partir de condições mínimas e suficientes para implementar a vida celular. Dá continuidade também aos estudos sobre proteínas que não são produto da evolução biológica.

Local
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo (localização: www.iea.usp.br/iea/mapa.html)
Web
O evento será transmitido na página www.iea.usp.br/aovivo.
Com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

CULTURA
O dinheiro como símbolo no
cinema e na literatura dos EUA

"O Dinheiro como Símbolo da Identidade Norte-Americana na Literatura e no Cinema dos EUA" é o tema da conferência que Sina Vatanpour, professor de civilização e cultura norte-americana na Universidade de Lille III-Charles de Gaulle, França, faz no dia 24 de agosto, às 14h30, no IEA. A conferência será em inglês, sem tradução.

"Em geral, o dinheiro representa valores e significados que ultrapassam suas funções comerciais e financeiras", comenta o pesquisador. "Sua mágica, tilintar, cor e cheiro tem excitado a imaginação humana e criado fábulas, estórias e personagens como o Shylock de Shakespeare ou o Harpagon de Molière."

Nos Estados Unidos, entretanto, o dinheiro evoca significados particulares ao espaço cultural do país, na opinião de Vatanpour: " Ele se torna intimamente conectado com o centro da identidade masculinha norte-americana encontrada em aspectos históricos e religiosos específicos. Assim, ele produz temas, símbolos e significados que organizam o espaço ficcional e se associa a aspectos étnicos e de gênero nos romances e filmes norte-americanos".

Além disso, Vatanpour destaca que, na escrita mítica norte-americana, o dinheiro guia o leitor iniciado "às profundezas do texto de maneira a questionar os valores históricos e tradicionais do país, como o sonho americano, o mito do sucesso e a busca do poder".

As pesquisas atuais de Vatanpour estão ligadas aos romances e filmes de Paul Auster e sobre o dinheiro na literatura e nos filmes norte-americanos. Entre seus artigos mais recentes há estudos sobre "Os Nus e os Mortos" de Norman Mailer, "Dogville" de Lars von Trier e "Cidade de Vidro" e "Fantasmas" de Paul Auster.

Local
Web
O evento será transmitido na página www.iea.usp.br/aovivo.
Com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

IEA
Reunião de coordenadores identifica
temas e propõe novas iniciativas

No dia 6 de agosto, o diretor do IEA, César Ades, reuniu-se com os coordenadores de Grupos de Pesquisa, Cátedras e Convênios, inclusive os do Polo do campus de São Carlos.

O objetivo do encontro foi incrementar a interação entres as diversas equipes, ouvi-las sobre seus projetos atuais e futuros e discutir procedimentos e metodologias de trabalho do Instituto a partir das diretrizes do Plano de Metas e das normas contidas no novo Regimento do IEA.

Um dos aspectos mais importantes do encontro foi a identificação de temas transversais aos trabalhos de diversos grupos, como questões ambientais, educação, direitos humanos ou mesmo o diálogo intercultural.

Foram várias as propostas surgidas no encontro e a serem aprofundadas nos próximos meses, entre elas: a criação de um comitê de aconselhamento internacional, organização de atividades que estimulem uma maior participação de estudantes de graduação e pós-gradução no dia-a-dia do Instituto, articulação de iniciativas entre a sede em São Paulo e o Polo de São Carlos e outros polos que venham a ser criados, criação de bancos de dados específicos ao trabalho de alguns grupos e maior uso das tecnologias de informação e comunicação.

Eventos públicos

AGOSTO

• Dia 21, 15h
LIFE, AN EMERGENT PROPERTY
Conferencista:
Per Luigi Luisi (Universidade de Estudos de Roma III, Itália)
com Sandra Sedini, sedini@usp.br, tel. (11) 3091-1678

• Dia 24, 11h
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SPIN-OFFS ACADÊMICOS
SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Expositor:
Leonardo Gomes (EP)
com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

• Dia 24, 14h30
MONEY AS SYMBOL OF AMERICAN IDENTITY IN AMERICAN LITERATURE AND FILMS
Conferencista:
Sina Vatanpour (Universidade de Lille III-Charles de Gaulle)
com Sandra Sedini, sedini@usp.br, tel. (11) 3091-1678

• Dia 25, 14h
POLÍTICAS DE COESÃO TERRITORIAL: UM MODELO EUROPEU?
Expositores:
Hervé Théry (FFLCH), Clarisse Didelon (Universidade do Havre, França), Yan Richard (Universidade de Paris VII, França), Aldomar Ruckert (UFRGS), Carlos Henrique Cardim (Ipri/FAG) e Luiz Gylvan Meira Filho (IEA)
Coordenadora: Neli Aparecida de Mello Théry (IEA e EACH)
com Cláudia Regina Tavares (clauregi@usp.br), tel. (11) 3091-1686

• Dia 25, 14h30
DA INOVAÇÃO À REALIZAÇÃO
Conferencista:
Fabiano Carlos Paixão (Unesp)
Local: Auditório do Polo São Carlos do IEA, Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos
com Rosemari Siqueira (rosemari@sc.usp.br), tel. (16) 3373-9176

• Dia 26, 18h30
CINEMA E FOTOGRAFIA
COLÓQUIO CINCO SÉCULOS DE PRESENÇA FRANÇESA NO BRASIL
Exposições:
"O Cinema Francês Visto do Brasil", com Ismail Xavier (ECA), e "Pierre Verger e Marcel Gautherot: Documentando o Brasil pela Fotografia", com Heliana Angotti Salgueiro (Nupebraf)
Local:
Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294, São Paulo
Informações: com Sandra Codo (sancodo@usp.br), tel. 3091-3923

• Dia 27, 16h
SEMINÁRIO SOBRE A CRISE INTERNACIONAL
LANÇAMENTO DA EDIÇÃO 66 DA REVISTA 'ESTUDOS AVANÇADOS'
Expositores:
Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV), Guilherme Leite Dias (FEA) e Leda Paulani (FEA)
Local: Sala G1 da FEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo
com Edilma Martins (edilma@usp.br), tel. (11) 3091-1675

• Dia 31, 11h
REDES DE INOVAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE
SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Expositora:
Ester Dal Poz (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz)
com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

NOTAS

Imre Simon, um dos pioneiros da computação no Brasil

Imre Simon, um dos pioneiros e principais líderes da ciência da computação no Brasil, morreu no dia 12, aos 65 anos, devido a um câncer de pulmão. Professor titular aposentado do Instituto de Matemática e Estatística da USP, ex-conselheiro do IEA, onde também coordenou o Grupo de Pesquisa sobre Informação e Comunicação, Simon era membro da Academia Brasileira de Ciências e foi um dos idealizadores do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) da Fapesp. Nascido na Hungria em 1943, Simon graduou-se (1966) em engenharia eletrônica pela USP e tornou-se mestre (1970) e doutor (1972) em ciência da computação pela Universidade de Waterloo, Canadá. Em 1980 cumpriu programa de pós-doutorado na Universidade de Paris VII, França. A ênfase de seu trabalho era em teoria da computação, atuando principalmente em propriedade das potências finitas, linguagens formais, autômatos com multiplicidades e semianel tropical.

Encontro homenageia os 80 anos de Newton da Costa

O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e a Academia Internacional de Filosofia das Ciências (AIPS, na sigla em francês), sediada na Bélgica, realizam de 23 a 28 de agosto o encontro "Ciência, Verdade e Consistência", no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. O evento é uma homenagem ao 80º aniversário do lógico Newton da Costa, professor titular aposentado da FFLCH e um dos idealizadores do IEA, onde coordenou a então Área (agora Grupo de Pesquisa) de Lógica e Teoria da Ciência. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas em www.cle.unicamp.br/cle-aips-event ou pelo telefone (19) 3521-6518.

EXPEDIENTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo