Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 113

Boletim IEA — 113

por Marilda Gifalli - publicado 01/04/2008 00:00 - última modificação 19/11/2015 11:34

1ª quinzena de abril de 2008
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

AMBIENTE
Ciclo sobre sustentabilidade inicia
com debate sobre biocombustíveis

POLÍTICA INDUSTRIAL
Pesquisa contrasta desafios da inovação
no Brasil com estratégias de 7 países
Trabalho será debatido em seminário no dia 25 de abril

AGENDA
Eventos públicos

NOTA
Lançamento de "Estudos Avançados" 62 terá mesa-redonda sobre política externa brasileira

No dia 11 de abril (sexta-feira), às 8h45, no IEA, acontece o debate "Sustentabilidade emPúblicoBiocombustíveis", primeiro de um ciclo organizado pelo Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade, da Área de Ciências Ambientais do IEA. O programa é uma parceria entre o Instituto e o Pólo Nacional de Biocombustíveis, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. O evento terá transmissão ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo. (As vagas para assistir ao evento no Auditório Alberto Carvalho da Silva estão esgotadas.)

Dois dos principais argumentos a favor do uso de biocombustíveis são o potencial que apresentam para a redução das emissões de carbono e o fato de suas fontes serem renováveis. Para tratar dessas características de sustentabilidade, o debate utilizará a cadeia produtiva do etanol de cana-de-açúcar como estudo de caso.

Isaías Macedo, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico da Unicamp, fará a exposição "Balanço dos Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Produção de Biocombustíveis — O Caso do Etanol Brasileiro". Os debatedores serão Marcos S. Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e Delcio Rodrigues, da Vitae Civilis.

Entre os temas do debate estarão: a utilização de critérios e indicadores de sustentabilidade para produção de etanol; a controvérsia alimento versus combustível; o avanço das áreas de desmatamento e possíveis causas associadas aos biocombustíveis; e o papel do desenvolvimento tecnológico no aumento do desempenho socioambiental dos biocombustíveis.

A abertura do evento contará com a participação de: Cesar Ades, diretor do IEA: Pedro Leite da Silva Dias, coordenador da Área de Ciências Ambientais e diretor do Laboratório Nacional  de Computação Científica; e Weber Amaral, coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis da Esalq/USP e coordenador do Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade.

Mais informações podem ser obtidas com: Inês Iwashita, ineshita@usp.br, ou Evelini Sarto, polobio@esalq.usp.br.

 

PROGRAMAÇÃO
8h45 — 9h RECEPÇÃO
9h — 9h10
ABERTURA

Cesar Ades (diretor do IEA), Pedro Leite da Silva Dias (coordenador da Área de Ciências Ambientais do IEA e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica) e Weber Amaral (coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis, Esalq/USP, e coordenador do Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade do IEA)
9h10 — 9h40 BALANÇO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS — O CASO DO ETANOL BRASILEIRO
Expositor: Isaías Macedo (Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico da Unicamp)
9h40 — 11h30
DEBATE

Debatedores: Marcos S. Jank (presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e Delcio Rodrigues (Vitae Civilis)

11h30
ENCERRAMENTO

 

POLÍTICA INDUSTRIAL
Pesquisa contrasta desafios da inovação
no Brasil com estratégias de 7 países
Trabalho será debatido em seminário no dia 25 de abril

 

Os principais resultados da pesquisa "Mobilização Brasileira para a Inovação" (Mobit) serão discutidos no seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países", no dia 25 de abril, às 14h30, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, IEA. O trabalho foi encomendado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) ao Observatório da Inovação e Competitividade (sediado no IEA) e executado por equipe do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

A pesquisa compreende um estudo comparativo de políticas industriais de base tecnológica dos EUA, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil. O trabalho trata a inovação não apenas como alavanca para o crescimento econômico brasileiro, mas também como recurso para a inserção ativa do país no cenário internacional.

O seminário será aberto por Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, e Cesar Ades, diretor do IEA. A primeira parte do encontro terá duas apresentações: Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI, falará sobre a política de inovação do governo brasileiro; Glauco Arbix, coordenador-geral do Observatório e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, apresentará os resultados da pesquisa Mobit. A segunda parte será dedicada a um debate sobre a pesquisa, com a participação de: Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp; David Kupfer, professor do Instituto de Economia e coordenador do Grupo de Indústria e Competitividade da UFRJ; e Mario Salerno, coordenador executivo do Observatório e professor da Escola Politécnica da USP. A moderação caberá a Ricardo Sennes, sócio-diretor da Prospectiva Consultoria.

O evento é uma realização do IEA, Brazil Institute, ABDI e Prospectiva Consultoria, com apoio do Cebrap, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Observatório da Inovação e Competitividade é uma parceria entre o IEA, ABDI, CGEE e Ipea.

Os interessados que não puderem comparecer ou não conseguirem vaga no auditório poderão assistir ao evento ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail atakaki@prospectivaconsultoria.com.br. O seminário será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.

PROGRAMAÇÃO
14h30 — 15h ABERTURA
Paulo Sotero (diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, EUA) e Cesar Ades (diretor do IEA)
15h — 16h15
APRESENTAÇÕES

A POLÍTICA DE INOVAÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO

Expositor: Reginaldo Arcuri (presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA MOBIT

Expositor: Glauco Arbix (coordenador-geral do Observatório da Inovação e Competitividade e professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP)
16h15 — 16h30 INTERVALO
16h30 — 17h30
DEBATE SOBRE O MOBIT

Debatedores: Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da Fapesp), David Kupfer (professor do Instituto de Economia e coordenador do Grupo de Indústria e Competitividade da UFRJ) e Mario Salerno (coordenador executivo do Observatório da Competição e Competitivida e professor do Departamento de Engenharia de Produção da EP/USP)
Moderador: Ricardo Sennes, sócio-diretor da Prospectiva Consultoria

17h30 — 18h
PERGUNTAS DO PÚBLICO

 

AGENDA
Eventos públicos

 

ABRIL

Dia 8, 13h30 — SEMINÁRIO DE INAUGURAÇÃO DO ESCRITÓRIO REGIONAL
DA ABC EM SÃO PAULO E DE RECEPÇÃO DE NOVOS AFILIADOS
Mesa de Abertura:
Jacob Pallis (presidente da Academia Brasileira de Ciências), Adolpho José Melfi (vice-presidente regional de São Paulo da Academia Brasileira de Ciências), Cesar Ades (diretor do IEA) e Oswaldo Massambani (coordenador da Agência USP de Inovação)
Expositores da Reunião Científica: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP), Alice Juliana Kowaltowski (Instituto de Química da USP), Cláudio Francisco Tormena (Instituto de Química da Unicamp), Ricardo Ivan Ferreira da Trindade (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP) e Milton Ferreira de Moraes (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP)
Informações: com Adriana Grandini (dridini@usp.br), telefone (11) 3091-3910

Dia 11, 8h45 — SUSTENTABILIDADE EM BIOCOMBUSTÍVEIS
CICLO DE DEBATES DO PROGRAMA TEMÁTICO AMBIENTAL SOBRE SUSTENTABILIDADE
Mesa de Abertura:
Cesar Ades (diretor do IEA), Pedro Leite da Silva Dias (coordenador da Área de Ciências Ambientais do IEA e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica) e Weber Amaral (coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis, Esalq/USP, e coordenador do Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade do IEA)
Expositor:
Isaías Macedo (Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico da Unicamp)
Debatedores: Marcos S. Jank (presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e representante (a confirmar) da DuPont do Brasil S.A.
Informações: Inês Iwashita, ineshita@usp.br, ou Evelini Sarto, polobio@esalq.usp.br.

Dia 25, 14h30 — O DESAFIO DA INOVAÇÃO NO BRASIL E AS ESTRATÉGIAS DE 7 PAÍSES
Mesa de Abertura:
Paulo Sotero (diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center, EUA) e Cesar Ades (diretor do IEA)
Expositores:
Reginaldo Arcuri (presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Glauco Arbix (coordenador-geral do Observatório da Inovação e Competitividade e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
Debatedores: Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da Fapesp), David Kupfer (Instituto de Economia da UFRJ) e Mário Salerno (coordenador executivo do Observatório da Inovação e Competitividade e professor da Escola Politécnica da USP)
Inscrições: com Anselmo Takaki, atakaki@prospectivaconsultoria.com.br

Dia 30, 10h — A PROFISSÃO ACADÊMICA EM TRANSFORMAÇÃO:
A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NUMA PERSPECTIVA COMPARADA
CICLO "FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: COMO PREPARAR O BRASIL PARA O FUTURO?"
Expositora:
Elizabeth Balbachevsky (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
Informações: com Cláudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686

MAIO

Dia 8 — LANÇAMENTO DA REVISTA "ESTUDOS AVANÇADOS" 62
15h — DEBATE SOBRE A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
Debatedores:
Samuel Pinheiro Guimarães (secretário-geral do Itamaraty), Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV/SP), Fábio Wanderley Reis (UFMG), Laura Greenhalgh ("O Estado de S.Paulo") e Eliane Cantanhêde ("Folha de S.Paulo")
17h30 — APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO
Apresentador:
Alfredo Bosi, editor da revista
Informações: telefone (11) 3091-1675 e email estavan@usp.br

LOCALOs eventos acontecem no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA,
Av. Prof. Luciano Gualberto,Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

 

NOTA

 

Lançamento de "Estudos Avançados" 62
terá mesa-redonda sobre política externa brasileira

Capa Revista Estudos Avançados v22 n62A próxima edição da revista Estudos Avançados (nº 62) será lançada no dia 8 de maio, às 15h, no IEA, com debate sobre a política externa brasileira. Os debatedores serão: Samuel Pinheiro Guimarães (secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores), Luiz Carlos Bresser-Pereira (Fundação Getúlio Vargas/SP), Fábio Wanderley Reis (Universidade Federal de Minas Gerais), Laura Greenhalgh ("O Estado de S.Paulo") e Eliane Cantanhêde ("Folha de S.Paulo"). Em seguida ao debate, Alfredo Bosi, editor da publicação, apresentará a edição, que traz o dossiê "Nação/Nacionalismo", com 16 artigos e uma entrevista. O lançamento será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-1675 ou pelo e-mail estavan@usp.br.

 


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Diretor: César Ades
Vice-Diretor: Hernan Chaimovich
Conselho Deliberativo: Bader Sawaia, Carlos Henrique de Mesquita, César Ades, Gabriel Cohn, Hernan Chaimovich, João Fernando Gomes de Oliveira e João Stenghel Morgante
www.iea.usp.briea@usp.br

Foto: Ricardo Saffi Marques

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br