Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 74

Boletim IEA — 74

por Marilda Gifalli - publicado 16/03/2006 00:00 - última modificação 28/10/2015 10:20

2ª quinzena de março de 2006
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

ambiente
O debate sobre o uso da terra

biomassa
As vantagens do clima tropical

agenda
Eventos abertos ao público

Notas
Nova data do evento sobre diversidade genética de vírus
Inaugurada a Seção Ciência Brasileira da Midiateca Online
'Estudos Avançados' atinge 500 mil acessos na SciELO

Lembrete
A conferência de Glauco Arbix, presidente do Ipea, sobre
"Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Industrial"
é nesta sexta-feira, 17 de março, às 10h, com transmissão pela Internet

ambiente
O debate sobre o uso da terra

O consumo de combustíveis fósseis responde pela maior parte do aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. No entanto, estima-se que cerca de 25% desse aumento seja conseqüência de alterações no uso da terra, com a derrubada de florestas e a ampliação das áreas para cultivo de alimentos e pastagens.José Carlos Carvalho

A discussão sobre o uso da terra é uma das mais importantes para o Brasil na atualidade, segundo José Carlos Carvalho, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, que fará no dia 5 de abril, às 14h, a conferência "Meio Ambiente e Uso da Terra". Os debatedores serão Raul Machado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, e Ignacy Sachs, da École de Hautes Études en Sciences Sociales, França.

Calcula-se que o Brasil possua 900 mil km2 de terras desmatadas e sem nenhum aproveitamento econômico. Para Carvalho, apesar de ser extremamente lamentável que o País tenha atingido uma área devastada desse tamanho, os brasileiros precisam lidar com essa realidade da melhor forma possível, levando em consideração aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Para contrabalançar o aumento na emissão de gases efeito estufa ocasionado pela derrubada de florestas e a expansão agropecuária, Carvalho destaca a importância de projetos de reflorestamento, que colaboram com a retirada de CO2 da atmosfera.

Na conferência, ele abordará a insuficiência de instrumentos adequados para a gestão ambiental do território, destacando a ausência de zoneamento ecológico-econômico e a pressão antrópica, pela agricultura e outros usos da terra, sobre o empobrecimento da biodiversidade e emissão de gases de efeito estufa.

Tratará também da gestão territorial sob o enfoque das bacias hidrográficas, tendo como referência a transversalidade e a interdependência dos recursos ambientais, destacando a forma como essas questões são abordadas na formulação das políticas públicas e na organização do Estado.

Engenheiro florestal e pela segunda vez titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, pasta que criou e estruturou, Carvalho foi ministro do Meio Ambiente de março a dezembro de 2002 e, de 1999 a 2002, secretário executivo do mesmo ministério.

Local: a conferência será realizada no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, São Paulo, SP.

Internet: o evento será transmitido ao vivo pela Internet em www.emm.usp.br/ieaonline.asx.

Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685.

 

biomassa
As vantagens do clima tropical

 

"Tristes Trópicos ou Terra de Boa Esperança? Obstáculos ou Vantagens Comparativas para o Desenvolvimento da Civilização da Biomassa?" é o tema do colóquio que acontece no dia 6 de abril, às 9h, dando início ao Ciclo Temático sobre a Civilização da Biomassa, proposto e coordenado pelo ecossocioeconomista Ignacy Sachs, da École de Hautes Études en Sciences Sociales, França.Ignacy Sachs

O evento reunirá geógrafos, historiadores, sociólogos e outros especialistas, com o objetivo de debater os preconceitos e concepções errôneas sobre as áreas tropicais do planeta, sobretudo o Brasil, e analisar a inversão de valores que agora se opera diante das possibilidades de produção agrícola e bioenergia, graças ao regime de águas dos Trópicos, insolação e disponibilidade de áreas agricultáveis.

A programação do evento é a seguinte;

Abertura — Ignacy Sachs, da EHESS, França
Pierre Gourou e a Civilização do Vegetal — com Hervé Théry, da Cátedra Pierre Monbeig/FFLCH/USP
• Gilberto Freire, uma Tropicologia — Alessandro Candeas, do Ministério da Educação
• O Clima Tropical na Literatura do Século 19 a confirmar
• Clima e Endemias Tropicais — Marcos Barros, presidente do Ibama
• Visões da Amazônia — Bertha Becker, da UFRJ, e Neli Aparecida de Mello, da EACH/USP Leste
• Mudanças Climáticas: Como Resistir ao Aquecimento Global? — Luiz Gylvan Meira Filho, do IEA
• Potencialidades e Limitações do Ecossistemas Brasileiros — Aziz Ab'Sáber, do IEA

A coordenação é dos geógrafos Neli Aparecida de Mello e Hervé Théry.

Local: o colóquio acontece no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, São Paulo, SP (mapa).

Internet: o evento será transmitido ao vivo pela Internet em www.emm.usp.br/ieaonline.asx.

Informações: com Sandra Codo (sancodo@usp.br), telefone (11) 3091-1688.

 

agenda
Eventos abertos ao público

 

MARÇO

• Dia 17, 10h — Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Industrial, conferência de Glauco Arbix, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Com transmissão pela Internet.

ABRIL

• Dia 5, 14h — Meio Ambiente e o Uso da Terra, conferência de José Carlos Carvalho, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.
Com transmissão pela Internet.

• Dia 6, 9h— Tristes Trópicos ou Terra de Boa Esperança? Obstáculos ou Vantagens Comparativas para o Desenvolvimento da Civilização da Biomassa?, colóquio coordenado por Neli Aparecida de Mello, da EACH/USP Leste, e Hervé Théry, professor convidado da Cátedra Pierre Monbeig/FFLCH/USP; o simpósio da início ao Ciclo Temático sobre a Civilização da Biomassa, que tem coordenação geral de Ignacy Sachs, da École de Hautes Études en Sciences Sociales, França.
Com transmissão pela Internet.

• Dia 19, 15h — O Estudo da Diversidade Genética de Vírus no Estado de São Paulo, conferência de Paolo Zanotto, do ICB/USP e um dos coordenadores gerais da Rede de Diversidade Genética de Vírus da Fapesp.
Com transmissão pela Internet.

• Dias 27 e 28, 9h — Raymundo Faoro: Um Intérprete do Brasil, seminários coordenados por Carlos Guilherme Mota, professor da FFLCH/USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No dia 27 o evento acontece no IEA; no dia 28 será na FGV-SP.
Com transmissão pela Internet no dia 27 de abril.

LOCAL: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Notas

 

Nova data do evento sobre diversidade genética de vírus

A conferência de Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, sobre "O Estudo da Diversidade Genética de Vírus no Estado de São Paulo" foi transferida do dia 22 de março para 19 de abril, às 15h. Zanotto é um dos coordenadores gerais da Rede de Diversidade Genética de Vírus (VGDN na sigla em inglês), criada em 2000 pela Fapesp para o estudo da distribuição e variabilidade genética de quatro vírus: o HIV-1, tipo de vírus da Aids mais comum no Brasil; o HCV, agente causador da hepatite C; o hantavírus, que provoca uma intensa síndrome pulmonar; e o VRS (vírus respiratório sincicial), responsável por infecções nas vias respiratórias, especialmente em crianças. Os debatedores serão Eliseu Waldman, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Arthur Kalichman, da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.

Inaugurada a Seção Ciência Brasileira da Midiateca Online

As conferências realizadas no IEA por vários dos mais destacados cientistas brasileiros estão sendo reunidas na Seção Ciência Brasileira da Midiateca Online. O acervo inclui apresentações sobre avanços da pesquisa relatados por seus protagonistas, detalhamentos de campos científicos, discussões sobre política de ciência e tecnologia e sobre ética na ciência, temas transdisciplinares e relações entre as ciências e as humanidades. A seção foi inaugurada com conferências de Eduardo Krieger, Peter Mann de Toledo, Hernan Chaimovich, Aziz Ab'Sáber e Philip Fearnside. Em breve estarão disponíveis vídeos com Johanna Döbereiner, Otto Gottlieb, Oscar Sala, José Leite Lopes, Giuseppe Cilento, José Galizia Tundisi, Leopoldo de Méis e William Saad Hossne.

'Estudos Avançados' atinge 500 mil acessos na SciELO

Na segunda semana de março, as edições da revista "Estudos Avançados" presentes na Scientific Electronic Library Online (Scielo), projeto da Fapesp e da Bireme, com apoio do CNPQ, atingiram a marca de 500 mil acessos a seus artigos. "Estudos Avançados" começou a participar da SciELO em março de 2004 com as edições mais recentes à época. Desde então estão sendo inseridos os números anteriores. No momento já estão presentes na biblioteca digital os nºs 9 (maio-agosto de 1990) a 55 (atual, correspondente ao quadrimestre janeiro-abril de 2006). A coleção deverá estar completa até o final de abril, com a inserção das oito primeiras edições da revista.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Alfredo Bosi
Conselho Deliberativo: Alfredo Bosi, Ana Lydia Sawaya, César Ades, João Steiner, Luís Nassif e Yvonne Mascarenhas
iea@usp.br

Fotos (a partir do alto): Semad/MG e reprodução de detalhe de obra atribuída a Carl Friedrich Philipp von Martius.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/noticias/boletim-iea — boletim-iea@usp.br