Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 7

Boletim IEA — 7

por Marilda Gifalli - publicado 27/06/2014 18:55 - última modificação 11/08/2014 11:07

16 a 30 de junho de 2002

Paleoambiente é tema de simpósio da Cátedra von Martius

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

• Dalmo Dallari é nomeado responsável pela Cátedra Unesco

Novo livro da Cátedra Professor Lucas Nogueira Garcez

Notícias do IEA de São Carlos

Paleoambiente é tema de
simpósio da Cátedra von Martius

A Cátedra de Ecologia von Martius, convênio entre a USP e o DAAD (Alemanha), realiza nos dias 17 e 18 de junho, no Instituto de Geociências (IGc) da USP, seu primeiro simpósio internacional. O tema do encontro é "The Paleoenvironment in Brasil – with Special Emphasis on Amazonia and Adjacent Areas – Time Span 18,000-6,000 years BP". As apresentações serão em inglês. No dia 17, a programação vai das 9 às 19h30; no dia 18, das 9 às 13h.

O simpósio será um trabalho preparatório para a produção de um mapa prévio das condições da paleovegetação no Brasil durante o Último Máximo Glacial – Last Glacial Maximum (LGM) – e o Holoceno. Os resultados básicos do encontro serão publicados ainda este ano em edição da revista "Estudos Avançados" dedicada à Amazônia.

O encontro tem o apoio do IRD e do IGc. A coordenação é dos professores Dieter Anhuf (Cátedra de Ecologia von Martius) e Marie-Pierre Ledru (IGc).

Local: Salão Nobre do Instituto de Geociências, Rua do Lago, 562, 2º andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Mais: informações com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442 e fax (11) 3031-9563.

Dalmo Dallari é nomeado
responsável pela Cátedra Unesco

O jurista Dalmo Dallari (foto), professor titular de teoria geral do direito da Faculdade de DireitoDalmo de Abreu Dalarida USP, foi nomeado pelo reitor Adolpho José Melfi responsável pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, posto de pesquisa que funciona no IEA a partir de convênio entra a Unesco e a USP. Dallari sempre participou da Comissão Coordenadora da cátedra e agora tornou-se seu principal dirigente. Jurista de prestígio mundial, foi vice-presidente da Comissão Internacional de Juristas e secretário dos Negócios Jurídicos do Município de São Paulo.

Novo livro da
Cátedra Professor Lucas Nogueira Garcez

"Da Light à Eletropaulo - Permanência e Mudança na Cultura de uma Empresa" (Escritura, 2002), do sociólogo Antonio Carlos Bôa Nova, é o segundo livro lançado pela Cátedra Professor Lucas Nogueira Garcez, vinculada ao IEA e destinada à promoção de estudos e pesquisas sobre o setor elétrico brasileiro. De acordo com o professor José Goldemberg, coordenador da cátedra, "as discussões e análises sobre o setor elétrico – bem como sobre outros segmentos do setor produtivo estatal –, têm sido freqüentemente polarizadas pela ênfase que se atribui aos aspectos políticos e econômicos. Ao colocar o foco sobre uma dimensão até hoje pouco estudada, a dos aspectos culturais, esta pesquisa – assim como a anterior, publicada sob o título 'Percepções da Cultura da Cesp' [também de autoria de Bôa Nova] – permite diversificar as perspectivas de observação e enriquecer a análise."

Notícias do IEA de São Carlos

EVENTOS DA QUINZENA

17 de junho, 10h30 – "Instituto Fábrica do Milênio: um Modelo para o Desenvolvimento da Indústria Brasileira", com João Fernando Gomes de Oliveira, do Instituto Fábrica do Milênio – Auditório do IEASC, Av. do Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, SP.

20 de junho, 19h30 – "A Empresa Digital: Desafios e Oportunidades na Era da Gestão do Conhecimento", com o consultor José Cláudio Cyrineu Terra – Anfiteatro de Convenções da Escola de Engenharia de São Carlos, Av. do Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, SP.

20 de junho, 19h30 – "Perspectivas da Agricultura Brasileira no Cenário Internacional", com Sílvio Crestana, da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP) – Auditório da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Rua 15 de Novembro, 1.452, São Carlos.

Mais: informações complementares sobre essas e outras atividades do IEASC podem ser obitidas com Rosemari ou Graziela, pelo telefone (16) 273-9177, fax (16) 273-9176 ou e-mail ieasc@sc.usp.br. O site do IEASC é www.cisc.sc.usp.br/ieasc.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
www.usp.br
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Conselho Deliberativo: Gerhard Malnic (diretor), Alfredo Bosi, Arnaldo Mandel, Hernan Chaimovich, Paulo Evaristo Arns, Pedro Leite da Silva Dias e Yvonne Mascarenhas.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, São Paulo, SP - iea@edu.usp.br, telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br