Você está aqui: Página Inicial

Resultado da busca

270 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item














Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Livro analisa trajetória de manuscrito de escolas jesuíticas baianas
por Mauro Bellesa publicado 04/05/2022 última modificação 06/05/2022 10:37 — registrado em: , , , , ,
O livro "Apologia das Letras Humanas - A Educação Retórico-Poética em Dois Colégios Jesuíticos da Bahia" (Edusp, 320 páginas, R$ 68), organizado por Marina Massimi e Alcir Pécora, foi lançado em evento online no IEA no dia 27 de abril.
Localizado em NOTÍCIAS
Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo
por Cláudia Regina publicado 01/02/2019 última modificação 23/09/2019 12:47 — registrado em: , , , ,
Localizado em EVENTOS
Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul
por Cláudia Regina publicado 09/08/2019 última modificação 16/12/2019 11:21 — registrado em: , ,
Localizado em EVENTOS
Sonhar e Criar na Função da Poética Visual Ancestral
por Cláudia Regina publicado 07/08/2024 última modificação 05/12/2024 11:52 — registrado em: , , ,
Localizado em EVENTOS
VideoIEA Lançamento do Livro O Tigre Azul
por Sergio R V Bernardo publicado 14/09/2022 — registrado em:
O livro "O Tigre Azul" tem como tema central as missões jesuíticas nos territórios guaraníticos, também chamadas de Reduções, e sua relação com as colonizações portuguesa e espanhola. A obra faz parte de uma trilogia que tematiza os grandes acontecimentos da macro-história europeia e sul-americana entre os séculos 16 e 20. Não se trata de um relato estritamente histórico, mas de um conjunto de micro-histórias que "criam mundos emocionais", dando vida à História em sentido amplo.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2022
Os Indígenas no Processo de Formação do Estado e da Nação Brasileiros
por Cláudia Regina publicado 03/03/2022 última modificação 25/05/2022 09:12 — registrado em: , , ,
Localizado em EVENTOS
VideoIEA Patrimônio: Desafios, Riscos e Ações de Preservação - O Caso do Museu de São Miguel das Missões
por Sergio R V Bernardo publicado 15/05/2025 — registrado em:
O evento discutiu a situação atual do Museu de São Miguel das Missões, fechado há anos devido a problemas de gestão e eventos climáticos, que comprometem a preservação de seu acervo. Com objetivo de informar o público sobre a importância do patrimônio, especialistas e gestores debateram ações de manutenção e restauro do local. Na ocasião também foi lançada a nota técnica Patrimônio Monumental dos Sete Povos: Urgência de ações para sua preservação e valorização, elaborada pelo Grupo de Pesquisa Tempo, memória e Pertencimento.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
Livro analisa imagens do Brasil em obras de escritores estrangeiros
por Mauro Bellesa publicado 19/05/2025 — registrado em: , , , , ,
Em maio, o IEA lançou o e-book “Imagens do Brasil: Quantos Espelhos?”, organizado por Celeste Ribeiro-de-Sousa. Disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, a obra é resultante de simpósio homônimo realizado em novembro de 2022 pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento.
Localizado em NOTÍCIAS
VideoIEA Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 1 de 4
por Sergio R V Bernardo publicado 26/04/2019 última modificação 18/09/2019 11:27 — registrado em:
Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
O Museu da Pessoa: Preservando Histórias de Vida
por Cláudia Regina publicado 04/10/2024 última modificação 25/11/2024 16:01 — registrado em: , , , ,
Localizado em EVENTOS