Oportunidades de pesquisa
Centro de Síntese USP Cidades Globais - Edital IEA-USP 09/2025 para seleção de oito pesquisadores para bolsa de pós-doutorado
Inscrições de 25/07/2025 às 12:00 de 12/08/2025
O Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA-USP, por meio de recursos de Emenda Estadual e com a finalidade de apoiar as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do Programa Municípios Sustentáveis, está com chamada aberta para a seleção de oito pesquisadores/as para bolsa de pós-doutorado com base no Programa de Pós-Doutorado da USP.
Os/As candidatos/as devem possuir título de doutor/a emitido por instituição nacional ou equivalente obtido em instituições do exterior. As atividades preveem a contribuição para a realização de estudos em áreas de interesse estratégico ao desenvolvimento urbano sustentável de municípios paulistas, com foco na Região Administrativa de São José do Rio Preto, sob a liderança e definição de conteúdos de pesquisadores do IEA-USP nos seguintes eixos temáticos:
- Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza
- Turismo Sustentável
- Resíduos Sólidos
- Desenvolvimento Socioeconômico Regional e Potencial Empreendedor
- Qualidade de Vida Esportes e Lazer
- Saneamento Básico
- Saúde da Mulher
- Economia Circular Industrial
Cada bolsista selecionado/a poderá usufruir de uma bolsa na modalidade pós-doutorado, no valor bruto de R$ 8.000,00 (oito mil reais, com incidência de imposto de renda), por um período de quatro meses. Não poderá haver acúmulo com outras bolsas, de quaisquer instituições públicas ou privadas, do Brasil ou do exterior, sendo vedada a cumulação com remunerações de outros serviços profissionais, exceto nos casos previstos por norma específica.
Cronograma:
- período de inscrições: de 25/07/2025 às 12:00 de 12/08/2025 pelo formulário https://forms.gle/7Zsr6R878EQvBmH77
- divulgação dos/as selecionados/as para entrevista: 18/08/2025
- período de entrevistas: de 20/08/2025 a 22/08/2025
- divulgação do resultado final: 25/08/2025
- início da pesquisa/vigência da bolsa: 01/09/2025
Acesse o edital.
ENCERRADA - Biota Síntese seleciona bolsista TT4a Fapesp
Inscrições até 18/07/2025
O projeto Biota Síntese está com uma vaga aberta para bolsista TT4a da Fapesp, com bolsa no valor de R$ 7.080,00 mensais e duração inicial de 12 meses, podendo ser renovada.
O selecionado irá atuar sob a supervisão de Jean Paul Metzger e Raquel Carvalho, e deve ter experiência com grandes bases de dados e com modelagem de distribuição de espécies utilizando o software R.
Os interessados devem enviar uma carta de intenção, explicando por que se adequam ao perfil da vaga, para o e-mail raquel_lcarvalho@usp.br.
Intercontinental Academia seleciona jovens pesquisadores para estudar "Pluralidades de Relações Ressonantes"
Inscrições até 31/08/2025
A rede Ubias, que reúne institutos de estudos avançados sediados em universidades de todo o mundo, está com inscrições abertas para a 5ª edição do programa Intercontinental Academia (ICA), cujo tema a ser desenvolvido é "Pluralidades de Relações Ressonantes". O conceito tem como base a teoria sociológica das relações com o mundo elaborada por Hartmut Rosa, um dos mais influentes teóricos sociais da atualidade.
O objetivo será analisar, a partir de diferentes disciplinas, como os indivíduos constroem relações significativas com outras pessoas, sociedades, objetos e conceitos, tanto do ponto de vista teórico quanto do prático, por meio de estudos de caso. A iniciativa busca, também, compreender como a teoria da ressonância pode ser utilizada para enfrentar os desafios sociais das sociedades pluralistas contemporâneas, como a coesão social, as desigualdades globais e as mudanças climáticas.
Pretende-se reunir pesquisadores de pós-doutorado de áreas como ciências sociais, humanas e naturais com os seguintes objetivos principais: aprofundar a teoria da ressonância de Rosa, incentivando inovações teóricas; promover o diálogo interdisciplinar sobre os impactos do conceito em áreas como teoria social e filosofia política; e desenvolver aplicações práticas da teoria da ressonância em temas como justiça social, educação, sustentabilidade e música.
Devem ser comprovados a obtenção de título de doutor nos últimos 15 anos, fluência em Inglês e vínculo a qualquer instituição acadêmica. Pessoas ligadas à indústria, às artes ou a organizações não governamentais também são bem-vindas, desde que desempenhem cargo equivalente ao de professor ou pesquisador.
Seguindo a estrutura que consolidou o programa nos últimos dez anos, numa proposta explicitamente internacional, estão previstos dois encontros presenciais imersivos, o primeiro no período de 29 de junho a 3 de julho de 2026, em Erfurt, Alemanha, e o segundo no período de 8 a 12 de março de 2027, em Belo Horizonte, Brasil. Os institutos anfitriões são, respectivamente, o Max-Weber-Kolleg da Universidade de Erfurt, referência em teoria crítica e engajamento global, e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais, que trará a perspectiva sociopolítica latino-americana.
Outros parceiros, como o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Aarhus, Dinamarca, cooperarão com perspectivas adicionais. As contribuições virão de diferentes visões culturais e regionais sobre a ressonância e suas manifestações.
Candidaturas
Por meio da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação, o IEA irá financiar a participação de um candidato vinculado à USP. Para esta seleção prévia, os interessados devem mandar e-mail até 24 de agosto para Richard Meckien (rkmeckien@usp.br) com currículo e um resumo de seu interesse no tema, suas expectativas e uma apresentação do projeto, indicando como pretendem contribuir para a Intercontinental Academia. O selecionado nesta etapa deverá submeter sua proposta à organização geral da ICA.
Outros candidatos (vinculados à USP ou não) podem submeter suas propostas diretamente aos organizadores.
As inscrições de todos os candidatos devem ser efetuadas através do endereço mwk.bewerbungen@uni-erfurt.de até o dia 31 de agosto de 2025. Além do projeto e do currículo, é necessário enviar uma carta de recomendação de instituição/organização endossando a participação do candidato e garantindo suporte financeiro para os encontros presenciais.
Acesse a chamada oficial da organização.
O programa
A ICA tem por propósito reunir jovens pesquisadores de diferentes países e áreas de estudo para abordarem um tema único. Durante os encontros, os participantes têm a oportunidade de debater tópicos de pesquisa com um notável grupo de mentores, convidados especialmente para interagir em palestras, dinâmicas e outras atividades.
Em 2015, o IEA-USP sediou a primeira fase da edição inaugural do programa, formulada e organizada em cooperação com o Instituto para Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, do Japão. O principal produto gerado a partir dos encontros foi o MOOC Off the Clock: The Many Faces of Time. A realização da primeira edição da ICA ocorreu no âmbito das Redes Globais de Jovens Pesquisadores da Cátedra Olavo Setubal, sediada no IEA-USP e resultante de uma parceria com a Fundação Itaú. Desde a segunda edição, esta é também a origem do fomento à participação de pesquisadores brasileiros endossados pelo IEA-USP.
Bolsas de curta duração em Accra, Gana
Inscrições até 15/09/2025
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Gana, o Miasa (Merian Institute for Advanced Studies in Africa), está com uma chamada aberta para candidaturas a bolsas de estudos de curta duração (de três a seis meses) para o ano acadêmico 2026/2027, oferecendo tempo e espaço para o apoio a projetos acadêmicos inovadores e de elevada qualidade internacional nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais.
Pessoas ligadas ao IEA-USP estão habilitadas a se candidatar devido à sua parceria com o Miasa através da rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Studies).
O Miasa se dedica amplamente ao seu tema central de pesquisa, a Governança Sustentável. Seus objetivos gerais são trabalhar para reduzir as assimetrias globais na produção de conhecimento e reduzir a desigualdade cultural entre as Áfricas anglófona, francófona e lusófona. Criado em 2018, o Instituto serve como um centro de intercâmbio e colaboração entre pesquisadores de renome da Alemanha, de Gana, dos continentes africano e europeu, e de demais localidades. Conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Pesquisa, Tecnologia e Espaço (BMFTR), com cofinanciamento da Universidade de Gana.
Mais informações estão disponíveis no arquivo para download e no site do Miasa.
ENCERRADA - Programa de Colaboração em Pesquisa entre a USP e o CNPEM
Inscrições até 24/07/2025
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP anunciaram a abertura da Chamada Conjunta de Bolsas no âmbito do Programa de Colaboração em Pesquisa, parceria da Universidade com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
A iniciativa tem como objetivo fomentar a colaboração científica entre docentes da USP, pesquisadores do CNPEM, estudantes de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado por meio do financiamento de bolsas para projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições.
Serão concedidas até 20 bolsas de doutorado e até 10 bolsas de pós-doutorado.
Cronograma:
- inscrições pelo formulário eletrônico https://forms.gle/XuwbLLqyPEwCSaSD6: até 24/07/2025
- análise das inscrições: de 25/07/2025 a 07/08/2025
- resultado preliminar: 08/08/2025
- recursos: de 08/08/2025 a 11/08/2025
- resultado final: 14/08/2025
- implementação das bolsas: até 03/11/2025
Mais informações estão disponíveis no edital da oportunidade.