Oportunidades de pesquisa
Universidade de Guadalajara, México
Prazo de inscrição: 18/04/2021
O Centro de Estudos Latino-Americanos Avançados (CALAS) Maria Sibylla Merian está aceitando inscrições para seis bolsas de residência de quatro a oito meses para pesquisadores seniores. De acordo com o programa de pesquisa CALAS, os candidatos devem contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas e analíticas para entender as mudanças e crises na América Latina. O CALAS também aceita inscrições para duas bolsas duplas de pesquisa (de até seis meses cada) dentro do programa "Transatlantic Tandem", uma localizada em sua sede em Guadalajara e outra em seu escritório regional em San José, Costa Rica. Dois pesquisadores - um afiliado a uma instituição acadêmica latino-americana e o outro afiliado a uma instituição acadêmica alemã - trabalharão em colaboração em um determinado tópico de pesquisa relacionado à abordagem geral de pesquisa do CALAS.
Collegium Helveticum, Suíça
Prazo de inscrição: 30/04/2021
O Collegium Helveticum tem o prazer de divulgar o novo programa de bolsas, com início a partir de 1° de setembro de 2021. Como um instituto de estudos avançados administrado conjuntamente pelo ETH Zurich, a Universidade de Zurique e a Universidade de Artes de Zurique, o Collegium busca promover intercâmbio e colaboração além das fronteiras disciplinares. Até oito acadêmicos e artistas terão a oportunidade de passar 10 meses em 2021/22 como bolsistas juniores no Collegium Helveticum, localizado no observatório histórico ETH de Zurique («Semper Observatory»).
A chamada está aberta para pesquisadores em início de carreira trabalhando em quaisquer disciplinas acadêmicas ou artísticas em nível de pós-doutorado ou equivalente (para artistas). Os bolsistas juniores recebem uma bolsa na forma de um cargo integral na ETH Zurich. Os bolsistas poderão desenvolver projetos individuais e se tornar parte da rede internacional e da comunidade do Collegium. As salas de trabalho e de reuniões do Collegium, seus novos espaços de arte e exposição e suas várias oportunidades de intercâmbio e interação oferecem as condições ideais para uma cultura próspera de diálogo e um ambiente criativo para projetos acadêmicos e artísticos inovadores.
Leia a chamada completa | Disponível também no Facebook
Mais informações sobre os programas de bolsas do Collegium
Universidade de Gana, Gana
Prazo de inscrição: 31/03/2021
O Maria Sibylla Merian Institute for Advanced Studies in Africa (MIASA) está oferecendo cinco bolsas individuais (júnior/sênior) para períodos de três a cinco meses cada na Universidade de Gana no período entre 15 de janeiro e 31 de julho 2022.
A bolsas permitirão aos pesquisadores conduzir um projeto de sua escolha. Esses projetos podem ser de natureza inicial, contínua ou final. Os candidatos selecionados irão se tornar bolsistas MIASA com todos os direitos e obrigações correspondentes durante o período de bolsa acordado.
Universidade de Edimburgo, Escócia
O Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IASH), da Universidade de Edimburgo, tem o prazer de anunciar um novo projeto de três anos de duração para examinar uma variedade de tópicos centrados na descolonialidade: "Decoloniality 2021-2024 (IPD '24)". O Instituto e seus parceiros encorajam os pedidos de bolsas de estudiosos de todo o mundo, explorando questões que incluam, mas não se limitem, a: descolonização de gênero e sexualidade, teoria anticolonial e descolonial, raça e racialização, e o papel da Escócia no Império Britânico. Acesse https://www.iash.ed.ac.uk/institute-project-decoloniality para mais detalhes.
O IASH também aceita inscrições para bolsas híbridas/de trabalho remoto para candidatos que não podem viajar para Edimburgo.
As chamadas abertas, com prazo de inscrição até 30/04/2021 (17:00 EST), são as seguintes:
Postdoctoral Fellowships 2021-22
Leia mais
Junior Anniversary Fellowship 2021-22
Leia mais
Instituto de Estudos Avançados de Freiburg, Alemanha
Prazo de inscrição: 14/03/2021
A Universidade de Freiburg vai lançar a “Young Academy for Sustainability” na primavera de 2021 com o objetivo de acolher os melhores pós-doutorandos do mundo para realizar pesquisas de ponta no campo da sustentabilidade. A “Young Academy for Sustainability Research” é financiada pela Eva Mayr-Stihl Foundation e oferece duas bolsas de jovem pesquisador de 2 anos, incluindo um salário atraente, reserva técnica, auxílio para reuniões científicas, bem como outros benefícios.
Mais informações sobre a oportunidade