Você está aqui: Página Inicial / O IEA / Organização / Conselho Deliberativo

Conselho Deliberativo IEA

por Sandra Codo - publicado 18/05/2015 15:15 - última modificação 18/04/2017 15:56

Paulo Saldiva

Paulo Saldiva
Diretor

Graduou-se (1977) e obteve o título de Doutor (1983) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Foi membro do Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Harvard University, USA (2012) e membro do Comitê de Qualidade do ar da Organização de Saúde (2005). Atualmente, é membro do Conselho da Cidade de São Paulo. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada.

Currículo Lattes

 

Guilherme Ary Plonski - PerfilGuilherme Ary Plonski
Vice-Diretor

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION - Israel Institute of Technology.

Foi eleito vice-diretor do IEA em 18 de fevereiro de 2016 e designado em 12 de abril do mesmo ano.

Currículo Lattes

 

Regina Pekelmann Markus

Regina Pekelmann Markus
Escolhida pelo Conselho Deliberativo

É secretária geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e Secretária de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Formou-se em 1970 e obteve o doutorado em 1974, ambos na antiga Escola Paulista de Medicina da atual Universidade Federal de São Paulo. Trabalhou no Departamento de Farmacologia da Universidade de West Virginia (1979) e na Universidad Autonoma de Madrid (1988). Foi instrutora (1975-1978) e Professora Assistente (1978-1987) na Escola Paulista de Medicina. Em 1987, transferiu-se para a Universidade de São Paulo como professora assistente. Foi professora associada entre 1990-1997 e desde 1997 é professora titular. Como membro do conselho da SBPC, foi responsável pelo Programa Científico da Reunião Anual e pela edição da revista Ciência e Cultura que discutiu a biodiversidade brasileira. Suas linhas de pesquisa são Farmacologia Autonômica, Sinalização Celular Neuroendocrinoinflamatória e Cronobiologia. Atualmente, integra a Comissão Científica do IEA-USP na Academia Intercontinental.

Currículo Lattes

 

Renato Luiz Sobral AnelliRenato Luiz Sobral Anelli
Coordenador do Polo São Carlos indicado pelo reitor, mediante lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, mestre em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e doutor em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. É professor titular do IAU, criado em 2010 a partir do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Foi Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos de São Carlos de 2001 a 2004, quando desenvolveu vários projetos na área de mobilidade urbana e recuperação de recursos hídricos. Atualmente é conselheiro do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Currículo Lattes

 

Fernando Queiroz Cunha

Fernando Queiroz Cunha
Coordenador do Polo de Ribeirão Preto indicado pelo reitor, mediante lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo

Professor titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e coordenador do polo do IEA de Ribeirão Preto desde abril de 2015. Graduou-se em ciências biológicas, modalida de médica, pela Universidade de Brasília (UnB), obteve o título de mestre em fisiologia e farmacologia pela Universida de Federal do Ceará (UFC) e tornou-se doutor em farmacologia pela USP. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Currículo Lattes

 

Beatriz Barbuy - Perfil

Beatriz Barbuy
Docente da USP escolhida diretamente pelo reitor

Graduada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, obteve o mestrado em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e o título de Docteur d'État ès Sciences Physiques pela Université de Paris VII. Desde 1982, dá aula no IAG-USP, tendo se tornado professora titular em 1997. Foi pesquisadora visitante no Lick Observatory (Califórnia, nos EUA), Institute for Astronomy (Cambridge, no Reino Unido), European Southern Observatory, Garching bei München (Munique, na Alemanha), e regularmente no Observatório de Paris. Coordenou projeto para Evolução de Estrelas e Galáxias na Era dos Grandes Telescópios para construção de espectrógrafo para o telescópio SOAR, da FAPESP e do Instituto do Milênio. É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academie des Sciences e do Third World Academy of Sciences (TWAS). Sua pesquisa aborda, principalmente, os temas espectroscopia, diagrama cor magnitude, aglomerados globulares, síntese de populações e evolução estelar.

Desde julho de 2015, é membro do Conselho Deliberativo do IEA.

Currículo Lattes

 

Sergio Adorno

Sérgio Adorno
Docente da USP escolhido pelo Conselho Universitário

Sérgio França Adorno de Abreu é graduado em Ciências Sociais pela USP, doutor em Sociologia pela mesma universidade (1984), com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. Professor titular em Sociologia, foi Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). É coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) USP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-CNPq) Violência, Democracia e Segurança Cidadã). Foi coordenador da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância que funcionou no IEA até 2014. É presidente do Conselho Editorial da Revista USP. Sua área de pesquisa situa-se no campo da Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social, conflitos sociais, justiça e democracia. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Currículo Lattes