Você está aqui: Página Inicial / O IEA / Organização / Conselho Deliberativo

Conselho Deliberativo IEA

por Sandra Codo - publicado 18/05/2015 15:15 - última modificação 16/08/2019 12:05

Paulo Saldiva

Paulo Saldiva
Diretor

Graduou-se (1977) e obteve o título de Doutor (1983) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Foi membro do Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Harvard University, USA (2012) e membro do Comitê de Qualidade do ar da Organização de Saúde (2005). Desde 2018, é membro da Academia Nacional de Medicina. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada.

Currículo Lattes

 

Guilherme Ary Plonski - PerfilGuilherme Ary Plonski
Vice-Diretor

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION - Israel Institute of Technology.

Foi eleito vice-diretor do IEA em 18 de fevereiro de 2016 e designado em 12 de abril do mesmo ano.

Currículo Lattes

 

Valtencir Zucolotto - PerfilValtencir Zucolotto
Coordenador do Polo São Carlos (nomeado pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo)

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo. Professor titular no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC), onde coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotaxicologia GNano/IFSC/USP. Foi professor visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França. Foi membro filiado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Tem experiência na área de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina.

Currículo Lattes

 

Antonio José da Costa Filho - Perfil

Antonio José da Costa Filho
Coordenador do Polo de Ribeirão Preto (nomeado pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo)

Professor titular na USP Ribeirão Preto, sua área de pesquisa envolve a investigação das interações entre biomoléculas, enfatizando a relação entre as proteínas e seus ligantes. Está envolvido também em projetos que buscam identificar como compostos farmacológicos afetam a organização de modelos para a membrana celular. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física aplicada à Medicina e Biologia, membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia e Neurociências e também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf).

Currículo Lattes

 

Jose Roberto Castilho Piqueira - Perfil

José Roberto Castilho Piqueira
Docente da USP escolhido pelo reitor

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1987) e livre-docência em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular (Concurso Público em 1999) e Vice-Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem 84 artigos indexados na Web of Science (2 Editoriais, 69 em periódicos, 13 em congressos; h=10), orientou 22 mestrados, 18 doutorados e supervisionou 5 pós-doutorados. Participa do corpo editorial do periódico Journal of Control, Automation and Electrical Systems (Springer). É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Sistemas Complexos e dos Conselhos Superiores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos.

Integra o Conselho Deliberativo desde julho de 2017.

Currículo Lattes

 

Sergio Adorno

Sérgio Adorno
Docente da USP escolhido pelo Conselho Universitário

Sérgio França Adorno de Abreu é graduado em Ciências Sociais pela USP, doutor em Sociologia pela mesma universidade (1984), com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. Professor titular em Sociologia, foi Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). É coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) USP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-CNPq) Violência, Democracia e Segurança Cidadã). Foi coordenador da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância que funcionou no IEA até 2014. É presidente do Conselho Editorial da Revista USP. Sua área de pesquisa situa-se no campo da Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social, conflitos sociais, justiça e democracia. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Currículo Lattes

 

Celso Lafer - Perfil

Celso Lafer
Docente da USP escolhido pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (1964), com mestrado (1967) e doutorado (1970) em Ciência Política pela Cornell University. É professor titular da USP; conselheiro do Centro de Direito Internacional; membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, do Comitê Consultivo Superior do Instituto de Direito Econômico Internacional da Universidade de Georgetown; conselheiro da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria e da Federação do Comércio do Estado de São Paulo; pesquisador da Biblioteca do Congresso, em Washington, DC; membro efetivo da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira 14. Diretor Associado da Universidade Hebraica de Jerusalém; membro fundador do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo; membro da The American Society of International Law, do Instituto Brasileiro de Filosofia; sócio-fundador e conselheiro do Instituto de Estudos Políticos e Sociais; membro da Inter-American Dialogue, do Instituto Latino-Americano, do Comitê Executivo da Atlantic Conference da The Chicago Council on Foreign Relations; conselheiro da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; conselheiro do Museu Lasar Segall-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; membro titular da Academia Brasileira de Ciências; ex-presidente da Fapesp. Foi ministro das Relações Exteriores do Brasil e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também foi embaixador e chefe da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e a outros organismos internacionais sediados em Genebra, na Suíça.

Currículo Lattes


Perfil MasculinoEric Danzi Lemos
Representante discente indicado pelo Conselho Universitário

Doutorando em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, é mestre também em história social, e bacharel e licenciado em história pela mesma instituição. Tem experiência em tratamento documental de coleções e acervos iconográficos, aliando pesquisa histórica ao uso de ferramentas de catalogação em ambiente digital. Participou de projetos junto ao Museu Paulista da USP e junto ao Laboratorio Audiovisual de Investigación Social (LAIS) do Instituto Mora, no México. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre a história social da fotografia em São Paulo no século 20.

Currículo Lattes

 


Claudia Costin - PerfilClaudia Costin
Representante da sociedade civil

Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe), sediado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), professora visitante da Faculdade de Educação de Harvard e colunista do jornal Folha de S. Paulo. Foi diretora sênior para educação no Banco Mundial, de 2014 a 2016, secretária de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, vice-presidente da Fundação Victor Civita e uma das criadoras do Todos pela Educação, do qual ainda integra a comissão técnica. Por um período da gestão de Geraldo Alckmin como governador de São Paulo, assumiu a secretária da Cultura do Estado. Também foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Graduada em administração pública pela FGV-SP e com mestrado em economia aplicada à administração, já deu aula na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Fundação Getúlio Vargas, no Insper, Instituto de Educação e Pesquisa e na École Nationale d’Administration Publique (ENAP) de Québec, Canadá.

 

Valéria De Marco - PerfilValéria De Marco
Membro vinculado ou não à USP escolhido pelo Conselho Deliberativo

Professora titular de literatura espanhola, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no Departamento de Letras Modernas da FFLCH (desde 1974). Vice-presidente da Comissão Editorial da Editora da USP (Edusp) - da qual foi diretora-presidente de 2016 a 2018 - e coordenadora no Brasil do projeto internacional Editores y Editoriales Iberoamericanos (Siglos 19-21) - EDI-RED. Graduou-se em letras em 1973, na FFLCH, onde também fez seus estudos de pós-graduação em teoria literária e literatura comparada. Tanto na dissertação de mestrado quanto na tese de doutorado examinou relações entre literatura e história no romance e na produção crítica de José de Alencar. Em suas pesquisas, De Marco dedica-se ao exame dos vínculos entre literatura, história e política no século 20 na Espanha e no contexto ibero-americano. Nos últimos anos, seus estudos e atividades de orientação em iniciação científica e pós-graduação concentram-se na produção literária vinculada à Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e ao massivo exílio de intelectuais ocorrido no final do conflito.

Currículo lattes