Conselho Deliberativo IEA
Guilherme Ary Plonski
Diretor
Mandato: 12/4/2020 a 11/4/2024
Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. É coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP) e membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION - Israel Institute of Technology.
Foi eleito diretor do IEA em 10 de março de 2020 e designado para assumir em 12 de abril do mesmo ano.
Roseli de Deus Lopes
Vice-Diretora
Mandato: 12/4/2020 a 11/4/2024
Professora associada da EP, é, desde 2014, Coordenadora dos Programas de PreIC, PIBIC e PIBITI vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa. Foi Vice-Diretora e Diretora da Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural, bem como Coordenadora Acadêmica do Programa A USP e as Profissões, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. É Vice-Coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas, uma plataforma para projetos multidisciplinares. Foi responsável pela concepção e viabilização da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e é a sua Coordenadora Geral. Trata-se de um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de Educação Básica, com projeção internacional. Integra a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e atuou como Secretária Regional da SBPC SP-I.
Aguardando indicação
Coordenador do Polo São Carlos (nomeado pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo)
Mandato:
Antonio José da Costa Filho
Coordenador do Polo de Ribeirão Preto (nomeado pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo)
Mandato: 5/7/2019 a 4/7/2023
Professor titular na USP Ribeirão Preto, sua área de pesquisa envolve a investigação das interações entre biomoléculas, enfatizando a relação entre as proteínas e seus ligantes. Está envolvido também em projetos que buscam identificar como compostos farmacológicos afetam a organização de modelos para a membrana celular. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física aplicada à Medicina e Biologia, membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia e Neurociências e também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf).
´
Carlos Henrique de Brito Cruz
Representante da sociedade civil sem vínculo de docência com a USP designado pelo reitor
Mandato: 8/9/2021 a 7/9/2022
Professor emérito do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp, Brito Cruz é também, desde 3 de setembro, vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier, uma das maiores editoras cientificas do mundo e referência em informações analíticas. Brito Cruz foi diretor científico da Fapesp até abril deste ano, cargo que ocupou durante 15 anos. Antes, foi presidente da Fapesp, reitor e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, além de diretor do IFGW. Presidiu o Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da Fiesp e, no ano passado, o Conselho de Administração do Global Research Council, que reúne os dirigentes das principais agências de fomento à pesquisa do mundo. Graduou-se em engenharia eletrônica no ITA e obteve os títulos de mestre e doutor em ciências pelo IFGW-Unicamp. Foi pesquisador visitante no Instituto Ítalo-Latino-Americano na Universidade de Estudos de Roma, Itália, na Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, e pesquisador visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, nos Estados Unidos.
Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Docente da USP escolhido pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo
Mandato: 6/4/2022 a 5/4/2024
Professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, graduou-se em engenharia agrônoma em 1985, na Esalq, e realizou seu mestrado (1992) e doutorado (1996) em Solos e Nutrição de Plantas. No ano 2000, tornou-se livre-docente em Química do Solo na Esalq, com pós-doutorado pela Universidade da Flórida (2005/2006). É professor titular do Departamento de Ciência do Solo e coordenador do Laboratório Multiusuário de Análises Ambientais da faculdade. Também coordena o Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável e é diretor da Fundação Agrisus. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) de 2012 a 2014, chefe do departamento de Ciência do Solo, presidente da Comissão de Atividades Docentes, da Comissão de Convênios e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq. Também atuou como coordenador da Câmara de Cursos de Extensão da USP. Suas pesquisas são focadas nas alterações químicas do solo em função do manejo e comportamento de elementos potencialmente tóxicos no ambiente.
José Eduardo Krieger
Docente da USP escolhido pelo Conselho Universitário
Mandato: 19/3/2023 a 18/3/2025
José Eduardo Krieger graduou-se em Medicina em 1984 pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) , e realizou seu doutorado em fisiologia na Medical College of Wisconsin, no ano de 1998. Tem dois títulos de pós-doutor em ciências biológicas, realizados na Universidade de Harvard (1990) e Universidade de Stanford (1992). Em 1996, tornou-se livre-docente na Faculdade de Medicina da USP. É membro regular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), que presidiu. foi Pró-Reitor de Pesquisa da USP de 2014 a 2018. Desde 1990, atua no Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, onde é professor titular de genética e medicina molecular. Ele também dirige o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. Suas pesquisas são focadas na identificação de marcadores moleculares associados a doenças cardiovasculares e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para a regeneração cardíaca. Já publicou em 343 revistas indexadas e é membro do corpo editorial das revistas Clinical Science e Current Hypertension Reports, além de atuar como revisor de outros 15 periódicos nacionais e internacionais.
Seu primeiro mandato como conselheiro do IEA foi de 19/3/2021 a 18/3/2023.
Sandra Regina Ramos Braz
Representante discente indicada pelo Conselho Universitário
Mandato: 13/03/2023 a 12/03/2024
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Política (ProMuspp) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Graduou-se em Psicologia pela Universidade Ibirapuera (Unib) em 2016. Fez mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP, com a dissertação “As noções de sucesso e fracasso entre jovens estudantes: ideologia e mundo profissional”. Sandra Braz é pesquisadora do Grupo de Estudos de Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo (Gepsipolim) da EACH-USP.
Nina Beatriz Stocco Ranieri
Docente da USP escolhida pelo reitor
Mandato: 24/2/2022 a 23/2/2024
Professora assistente do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito (FD) da USP, onde obteve os títulos de livre-docente e doutora. Graduou-se em direito pela PUC-SP, onde tornou-se mestre. Seus trabalhos têm como ênfase a teoria geral do Estado e o direito educacional. Seus principais temas de pesquisa são evolução do Estado contemporâneo, federalismo e educação, ensino superior e autonomia universitária. Na FD-USP, Ranieri é também coordenadora da Cátedra Unesco de Direito à Educação. Entre suas outras atividades estão a participação em diversos conselhos consultivos e editoriais no Brasil e no exterior, no Movimento Todos pela Educação e nos seminários doutorais de direito público da Universidade Jean Moulin, Lyon 3, França. É autora de 11 livros e coorganizadora de três. Publicou mais de 70 artigos em publicações especializadas. Seus livros mais recentes são "Teoria do Estado: Do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito" (2019), "Autonomia Universitária - As Universidades Públicas e a Constituição Federal de 1988" (2013) e, como organizadora (em parceria Angela Limongi Alves), "Direito à Educação e Direitos na Eeducação em Perspectiva Interdisciplinar" (2018).
Sérgio Adorno
Membro vinculado ou não à USP escolhido pelo Conselho Deliberativo
Mandato: 8/6/2021 a 7/6/2023
Sérgio França Adorno de Abreu é graduado em Ciências Sociais pela USP, doutor em Sociologia pela mesma universidade (1984), com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. Professor titular em Sociologia, foi diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) e coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) USP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-CNPq)Violência, Democracia e Segurança Cidadã). Foi coordenador da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância que funcionou no IEA até 2014. É presidente do Conselho Editorial da Revista USP. Sua área de pesquisa situa-se no campo da Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social, conflitos sociais, justiça e democracia. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia. Desde setembro de 2019, é editor da revista "Estudos Avançados".