Você está aqui: Página Inicial / O IEA / Onde estamos / São Carlos

São Carlos

por Mauro Bellesa - publicado 23/01/2014 16:56 - última modificação 23/01/2014 16:56

São Carlos

O primeiro polo do IEA foi estabelecido em São Carlos em 1997. A cidade tem aproximadamente 220 milhões de habitantes e uma população flutuante de cerca de 20 mil pessoas, composta majoritariamente por estudantes de graduação e pós-graduação de diversos lugares do Brasil. Localizada na região central do Estado de São Paulo, a 234 km da capital, São Carlos é um centro industrial, acadêmico e tecnológico, embora a agricultura também representa uma atividade econômica importante, com destaque para a produção de laticínios, laranja, cana de açúcar, aves e milho.

A cidade sedia aproximadamente 200 companhias de tecnologia e inovação, além de inúmeras indústrias, como a Volkswagen, Faber-Castell e Electrolux; centros de pesquisa, incluindo duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e duas grandes universidades:  a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e um campus da USP. Em função disso, a cidade apresenta uma alta concentração de cientistas, tendo um doutor para cada 180 habitantes e uma média anual de 14,5 patentes registradas por 100 mil habitantes, enquanto a taxa nacional é de um doutor para cada 5.423 habitantes e de 3,2 patentes por 100 mil habitantes.

São Carlos é também sede do ParqTec, uma organização não-governamental que tem por objetivo promover o progresso tecnológico da cidade transferindo tecnologias desenvolvidas nas universidades e nos centros de pesquisa da cidade para empresas interessas em aplicá-las em negócios.

Foto: Mateus Zaccaro

registrado em: , ,