Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos midiateca

Vídeos midiateca

por Mauro Bellesa - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 29/03/2017 15:12

“Um Barco que Veleje nesse Infomar”: Algoritmos, Políticas Culturais e Processos Artísticos

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 11:49

Os participantes deste seminário fizeram exposições sobre o alcance das políticas culturais e as possibilidades que se apresentam para os processos artísticos em um cenário em que as tecnologias não são apenas "meios", mas também "ambientes" que definem e propõem modos de existência, produção e acesso. Dentre outros questionamentos, está o das “lógicas de produção de (in)visibilidades e (in)acessibilidades por meio das quais operam as rotinas altamente eficientes de seleção e combinação mediadas por algoritmos”.

“Um Barco que Veleje nesse Infomar”: Algoritmos, Políticas Culturais e Processos Artísticos - Leia mais…

Impacto da Economia e das Instituições no Soft Power e no Hard Power

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/06/2023 17:02

Um encontro presencial, com transmissão ao vivo pela web, marcou o lançamento do livro de Sergio Rodrigo Vale. Nele, o autor explora a influência das condições domésticas, econômicas e institucionais que podem alterar o balanço de forças entre soft e hard power. A obra apresenta um conjunto de estudos empíricos para demonstrar a relação direta entre instituições e economia robustas com o fortalecimento do soft power, ao mesmo tempo em que permite a diminuição dos investimentos em hard power.

Impacto da Economia e das Instituições no Soft Power e no Hard Power - Leia mais…

Museus Participativos: Diálogos com o Muquifu - Museu dos Quilombos e das Favelas Urbanos em Belo Horizonte

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/05/2023 15:19

Este seminário promoveu uma reflexão sobre os “Territórios Soterrados” em Belo Horizonte, patrimônios afro-brasileiros, acervos “populares” e cultura material a partir do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) e do Projeto NegriCidade. O Muquifo é um museu de território e comunitário, localizado em Belo Horizonte, e tem objetos doados e emprestados pelas pessoas moradoras. O discurso museal se desenvolveu para além do acervo (a memória arquival), mas também pela performance (a memória incorporada) desses sujeitos no Muquifu. No encontro, foram apresentados os métodos participativos que o museu usa para pesquisar, documentar, apresentar e atualizar as diferentes representações sociais que abordam temas de religiosidade, raça, gênero, classe social, artes e ofícios, objetos biográficos e entre outros.

Museus Participativos: Diálogos com o Muquifu - Museu dos Quilombos e das Favelas Urbanos em Belo Horizonte - Leia mais…

As Humanidades ante o Antropoceno (Quarta Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:18

Nesta quarta conversa, José Eli da Veiga recebeu a socióloga Julia Guivant e o agrônomo Sandro Schlindwein para dar continuidade à discussão sobre seu livro, "O Antropoceno e as Humanidades". Eles discutiram os posicionamentos das Humanidades sobre a proposta de definir como Antropoceno a atual época geológica da Terra, posterior ao Holoceno. Segundo José Eli, as pesquisas das Humanidades científicas resvalaram nos mistérios da complexidade, mas as chamadas “novas ciências da complexidade” se tornaram uma Torre de Babel.

As Humanidades ante o Antropoceno (Quarta Conversa) - Leia mais…

Os Indígenas de Papel (Arquivos Europeus)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 12:35

Este seminário tratou da visão que colonos e missionários tinham dos indígenas sul-americanos, especialmente da borda da Amazônia a leste da Audiência de Quito, de acordo com registros existentes no Arquivo Geral das Índias, de Sevilha, Espanha, e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus (Arsi, na sigla em latim). Segundo os organizadores, os indígenas eram classificados como “amigos”, em que os ibéricos reconheciam sinais de organização e civilidade, e “bárbaros”, geralmente retratados como nômades e antropófagos. De acordo com os documentos da época, essas concepções “se coadunavam com os objetivos específicos de colonos e missionários: a captura de mão de obra para o serviço pessoal e o estabelecimento de missões”.

Os Indígenas de Papel (Arquivos Europeus) - Leia mais…

Formulação e Mensuração das Políticas Públicas no Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 12:23

O prefeito de São Paulo e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação participaram de um seminário com pesquisadores do IEA e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo para discutir todo o processo que envolve as políticas públicas: sua formulação, efetivação dos planos, implantação e medição do impacto, com foco nestes dois últimos, considerados os maiores gargalos. O objetivo é avançar na busca por modelos consolidados para a obtenção de eficiência e eficácia.

Formulação e Mensuração das Políticas Públicas no Brasil - Leia mais…

Adaptability of Vulnerable Communities and Youth in Post-Pandemic Cities

por Jorge Paulo Soares — última modificação 18/05/2023 13:19

Discussão entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre os desafios que a pandemia de Covid-19 tem apresentado à vida nas grandes cidades, com foco nas estratégias de adaptação de crianças, jovens e comunidades que vivem em contextos de vulnerabilidade urbana. O encontro é resultado de cooperação entre a USP, Universidade de Birmingham (Reino Unido), Universidade do Estado Livre (África do Sul) e University College London, por meio do projeto de pesquisa Panex-Youth. A pesquisa procura entender como os jovens têm-se adaptado à pandemia desde seu início e avaliar o impacto geral desses processos de adaptação no Brasil, Reino Unido e África do Sul.

Adaptability of Vulnerable Communities and Youth in Post-Pandemic Cities - Leia mais…

Posse de Suzana Herculano-Houzel como Titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:20

Posse da bióloga e neurocientista Suzana Herculano-Houzel como titular da Cátedra Otavio Frias Filho para o período 2023-2024. Ela sucede o jornalista Muniz Sodré, que ocupou a vaga de 2021 até este ano. O ciclo coordenado por Suzana buscará compreender as relações entre a ciência, a comunicação e a diversidade enquanto elementos contemporâneos fundamentais para a existência da democracia. Em sua primeira conferência, que aconteceu durante cerimônia de posse, ela explicou por que a expressão "sobrevivência do mais apto" é, para ela, a mais tóxica que a humanidade já pronunciou.

Posse de Suzana Herculano-Houzel como Titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - Leia mais…

As Humanidades ante o Antropoceno (Terceira Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:21

Em seu mais recente livro ("O Antropoceno e as Humanidades"), o professor sênior do IEA José Eli da Veiga discute os posicionamentos das Humanidades sobre a proposta de definir como Antropoceno a atual época geológica da Terra, posterior ao Holoceno. Segundo ele, as pesquisas das Humanidades científicas resvalaram nos mistérios da complexidade, mas as chamadas “novas ciências da complexidade” se tornaram uma Torre de Babel. O livro aposta na possibilidade de que a teoria darwiniana possa ajudar a iniciar a procura do esperanto libertador desses impasses, afirma. Outra questão abordada na obra é a celeuma entre os que preferem chamar a época de Antropoceno e os que defendem a adoção do termo Capitaloceno.

As Humanidades ante o Antropoceno (Terceira Conversa) - Leia mais…

O Espaço do Mundo: Plataformas Digitais e Perspectivas para Solidariedade Humana no Século XXI

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2023 10:48

Nesta palestra, Nick Couldry refletiu sobre o espaço global de comunicação e interação social que se construiu ao longo das últimas três décadas através de uma internet comercializada e do surgimento de plataformas digitais cujo modelo de negócios depende da extração de dados de seus usuários e da modelagem do comportamento do usuário para otimizá-lo de forma a gerar valor publicitário. E se essas condições – válidas, talvez, em seus próprios termos comerciais – tiverem garantido um espaço de interação humana maior, mais polarizado, mais intenso e mais tóxico do que o compatível com a solidariedade humana?

O Espaço do Mundo: Plataformas Digitais e Perspectivas para Solidariedade Humana no Século XXI - Leia mais…

Regulação da IA no Brasil: Estamos em um Bom Caminho?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 13:14

Em dezembro de 2022, a Comissão de Juristas do Senado Federal voltada à regulação da IA no Brasil divulgou um substitutivo aos Projetos de Lei (PL) nº 5.051/2019, 21/2020 e 872/2021. Neste seminário, especialistas exploraram diferentes aspectos do novo texto - como o papel da intervenção humana, a correção de vieses algorítmicos, a avaliação de risco e a estrutura de governança proposta. O objetivo é entender quais deles devem ser aprimorados ao longo do processo legislativo.

Regulação da IA no Brasil: Estamos em um Bom Caminho? - Leia mais…

Século XXI: Ainda Marx?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:22

Dois dos principais especialistas da USP no tema debatem sobre a necessidade de “repensar” tanto o que há de científico quanto o que há de utópico na obra de Karl Marx e nos marxismos. A proposta de uma nova abordagem é defendida pelo sociólogo italiano Marcello Musto, a partir dos resultados alcançados em pesquisa, ainda em andamento, sobre as anotações feitas por Marx em seus últimos 15 anos de vida, quando pouco publicou. Esse imenso material consta da segunda edição das Obras Completas de Marx e Engels, conhecida como MEGA².

Século XXI: Ainda Marx? - Leia mais…

Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 10:51

À medida que o cidadão comum passa a perceber a capacidade dos algoritmos de influenciarem aspectos relevantes de suas vidas, toma-se consciência da importância da imposição de limites éticos e legais para impedir o uso antiético da tecnologia. Neste cenário, vários países deram início a discussões acadêmicas, técnicas e legislativas para identificar a melhor forma de enfrentar a questão, propondo modelos regulatórios que preservem direitos fundamentais, mas que não inibam o desenvolvimento tecnológico e econômico desejado com o amplo uso da Inteligência Artificial. Este evento organizado pela Cátedra Oscar Sala buscou ampliar o debate sobre o tema e contribuir com as discussões com vistas à regulação da matéria no país.

Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial - Leia mais…

Roda de Conversa Sobre o Modo de Vida da Etnia Fulni-ô

por Jorge — última modificação 18/05/2023 13:33

Os Fulni-ô desenvolvem o projeto cultural Indígenas na Escola – Uma abordagem sobre os povos indígenas do Brasil. O objetivo é conversar sobre a cosmovisão, a diversidade, a cultura e o modo de vida dos povos originários, contribuindo para desconstruir pensamentos estereotipados sobre os indígenas brasileiros. Os Fulni-ô são reconhecidos por serem um dos únicos povos do Nordeste a terem conseguido manter o seu idioma materno e suas tradições passadas de geração a geração há séculos.

Roda de Conversa Sobre o Modo de Vida da Etnia Fulni-ô - Leia mais…

As Humanidades ante o Antropoceno (Segunda Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:33

Encontro deu continuidade à conversa iniciada em 13 de abril sobre o livro “O Antropoceno e as Humanidades”, lançado no mesmo mês por José Eli da Veiga, o qual analisa como as humanidades reagiram à proposta das geociências de convencionar uma nova época da história geológica da Terra em seguida ao Holoceno. O livro também discute a possibilidade de a teoria darwiniana ajudar a dirimir os impasses das novas teorias da complexidade, a dicotomia "riscos existenciais-singularidade computacional" e a proposta de alguns de que a nova época seja chamada de Capitaloceno.

As Humanidades ante o Antropoceno (Segunda Conversa) - Leia mais…

“Não me Chame de Índio”: Reflexões Sobre o Desenvolvimento de Projetos Culturais e Artísticos Entre os Povos Originários

por Jorge Paulo Soares — última modificação 18/05/2023 13:34

Encontro da série Eixos Temáticos discutiu os desafios contemporâneos para as políticas culturais indígenas e como a produção artística dos povos originários tem contribuído no agenciamento de políticas e na garantia de visibilidade e direitos. “Se há cura para o que dura, nos perguntamos: ‘É possível inspirar e transformar um mundo que não respeita nosso chão?’”, escrevem os organizadores.

“Não me Chame de Índio”: Reflexões Sobre o Desenvolvimento de Projetos Culturais e Artísticos Entre os Povos Originários - Leia mais…

Conferência da Água: um Balanço Crítico

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 11:39

Este seminário discutiu os resultados alcançados na Conferência da Água 2023 da ONU, realizada em março, em Nova York, e seus impactos no Brasil. A conferência revisou a implementação dos objetivos da Década Internacional da Água “Água para o Desenvolvimento Sustentável” 2018- 2028. Além de tratar de temas como segurança hídrica e soluções baseadas na natureza, a cúpula definiu uma Agenda de Ação para a Água com metas a serem alcançadas nos próximos anos.

Conferência da Água: um Balanço Crítico - Leia mais…

Memórias da Pandemia

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 11:41

Mais de mil sonhos registrados durante a pandemia de Coronavírus e as histórias de vida de pessoas que foram impactadas de forma profunda pela doença e suas graves consequências integram as coleções virtuais e os curtas-metragens lançados no evento. As coleções temáticas Inventário de Sonhos e Memórias da Pandemia e os filmes Memórias da Pandemia são resultado de projeto realizado desde 2020 por diversas instituições.

Memórias da Pandemia - Leia mais…

Lançamento do Livro "O Ambiente Escolar em Transformação"

por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/08/2023 12:52

Lançamento de livro que reúne os trabalhos apresentados em evento realizado no IEA em 2021. Nele, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais do mercado e estudantes da educação básica refletiram sobre a escola como ambiente destinado à formação das novas gerações. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, foram levados em conta os diferentes sentidos do termo ambiente, não apenas o natural e as condições do espaço físico ocupado pela escola, mas também a configuração social, histórica, política, tecnológica e ainda as relações afetivas que envolvem as crianças e os adolescentes em seu processo de escolarização.

Lançamento do Livro "O Ambiente Escolar em Transformação" - Leia mais…

As Humanidades ante o Antropoceno (Primeira Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:44

Como as humanidades reagiram à proposta das geociências de ser convencionada nova época da história da Terra, posterior ao Holoceno? É a esta pergunta que José Eli da Veiga procurou responder no livro que dá início a uma trilogia. As pesquisas das humanidades científicas resvalaram nos mistérios da complexidade, mas as chamadas “novas ciências da complexidade” se tornaram uma Torre de Babel, segundo Veiga. O livro aposta na possibilidade de que a teoria darwiniana possa ajudar a iniciar a procura do esperanto libertador desses impasses. Essa é a primeira de quatro conversas sobre o tema.

As Humanidades ante o Antropoceno (Primeira Conversa) - Leia mais…

Quem Inventou o Wireless?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:45

Conferência de Hamilton Almeida sobre a jornada do primeiro homem a fazer uma comunicação de voz e música a distância por meio de ondas de rádio. Roberto Landell de Moura, padre cientista brasileiro, inventou o rádio e projetou a TV sem qualquer apoio para os seus projetos. Ainda hoje ele é pouco reconhecido.

Quem Inventou o Wireless? - Leia mais…

Sistemas de Aquecimento Solar no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:45

Seminário apresentou sistemas que aproveitam a energia solar para aquecimento em diferentes níveis de temperatura, avaliando as suas vantagens e desvantagens para aplicação no Brasil. O país tem uma situação ímpar em relação aos demais pela disponibilidade de fontes energéticas renováveis, com abundância de recursos hídricos, incidência de radiação solar, ventos e biomassa. Tais recursos podem alavancar o Brasil em direção a uma matriz elétrica praticamente renovável em sua totalidade.

Sistemas de Aquecimento Solar no Brasil - Leia mais…

Reavaliando a Lei de Proteção de dados: O caso dos Direitos de Acesso à Informação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2023 10:41

Frank Pasquale falou nesta conferência sobre como as leis têm avançado para garantir os direitos dos indivíduos de entenderem a maneira que seus dados estão sendo usados por empresas. Muitas delas acionam informações pessoais para avaliar funcionários, clientes e usuários de maneira pouco transparente. Neste evento, Pasquale avalia a prática e aponta caminhos para regular a utilização ética de novas tecnologias de inteligência artificial e Big Data.

Reavaliando a Lei de Proteção de dados: O caso dos Direitos de Acesso à Informação - Leia mais…

Ordem e Informação em Motins Supremacistas: O Discurso Vazio de Bolsonaro e o Fundamento Místico de sua Autoridade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:46

Pesquisadores discutiram se a produção intencional do bolsonarismo, como um movimento político, está baseada na execução de um complexo e sofisticado projeto envolvendo estratégias de conhecimento articulando Lógica e Biopolítica. Seria um avanço na eficiência bélica das chamadas Guerras Híbridas, questionam os organizadores?

Ordem e Informação em Motins Supremacistas: O Discurso Vazio de Bolsonaro e o Fundamento Místico de sua Autoridade - Leia mais…

Violência contra Jornalistas no Brasil: Diagnósticos e Caminhos para a Proteção

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 12:58

No ano passado, foi registrada em média uma agressão a jornalistas por dia, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Casos de violência dirigida a repórteres nos atos golpistas de 8 de janeiro e o brutal assassinato de Dom Phillips chamaram a atenção do país. Este evento discutiu o monitoramento desse cenário, os possíveis caminhos para proteger a profissão e como fortalecer o jornalismo em um contexto de ataques à democracia. Os debatedores foram Norian Segatto, da Fenaj, Daniela Osvald Ramos, da Escola de Comunicações e Artes da USP, e Dyego Pegorario, da Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores pelo Instituto Vladimir Herzog.

Violência contra Jornalistas no Brasil: Diagnósticos e Caminhos para a Proteção - Leia mais…

O Conflito entre Rússia e Ucrânia: Aspectos Estratégicos e Impactos Internacionais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:53

O conflito entre Rússia e Ucrânia causou efeitos, no mundo todo, em diversas áreas estratégicas, como segurança, tecnologia e energia. Nesta segunda parte do evento promovido pelo IEA e o DSI/ESEM/IRI foram discutidos os desdobramentos das operações militares, o papel de outros países como os membros da Otan e a China, os possíveis cenários de continuidade ou interrupção das hostilidades e as maneiras que a beligerância pode terminar. Também foi feito um balanço dos impactos sobre o Brasil.

O Conflito entre Rússia e Ucrânia: Aspectos Estratégicos e Impactos Internacionais - Leia mais…

Colaboração Internacional e Engajamento com a Diáspora de CT&I: Motivações, Influências e Aspirações

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:54

A pesquisadora Ana Maria Nunes Gimenez apresentou os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado, realizada no IEA-USP, na qual investigou a inserção internacional do Brasil no campo da Covid-19. Ela buscou identificar se houve produção de conhecimento em colaboração com membros da diáspora brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A produção científica brasileira, nesse campo, colocou o Brasil entre os maiores produtores mundiais de conhecimento nas principais bases científicas, como Scopus e Web of Science.

Colaboração Internacional e Engajamento com a Diáspora de CT&I: Motivações, Influências e Aspirações - Leia mais…

O Mundo que se Pensa: Homenagem a Bruno Latour

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:54

O prolífico trabalho de Bruno Latour, que navega entre antropologia, sociologia e filosofia da ciência, foi tema deste seminário que o homenageou. Figura chave na reflexão sobre a crise climática, ele morreu em outubro de 2022, deixando um legado que passa pelos impactos da teoria ator-rede dos estudos sociais sobre ciência e tecnologia; as mudanças no campo (dos laboratórios para o antropoceno, via arte e modernidade); e as transformações em seu pensamento.

O Mundo que se Pensa: Homenagem a Bruno Latour - Leia mais…

"Quem Criou a Regra que ela não Joga Futebol?”: Estratégias de Combate às Injustiças de Gênero no Campo das Políticas Públicas para Cultura

por Jorge Paulo Soares — última modificação 18/05/2023 13:56

Os organizadores deste encontro defendem que a visibilidade de diferentes imagens, corporeidades e grupos sociais no campo da cultura é de fundamental importância para reforçar representações, redefinir comunidades, diminuir opressões de gênero, classe e raça. No evento, as participantes buscaram identificar como a produção de políticas públicas para a cultura pode se relacionar com estratégias de combate às injustiças de gênero.

"Quem Criou a Regra que ela não Joga Futebol?”: Estratégias de Combate às Injustiças de Gênero no Campo das Políticas Públicas para Cultura - Leia mais…

ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/05/2023 13:57

O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.

ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Diálogos sobre Nutrição e Pobreza: 20 Anos de Integração entre Pesquisa, Serviço e Política Pública

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/08/2023 12:22

O Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza (GPNP) do IEA completa 20 anos. Os registros deste percurso foram organizados no livro Diálogos sobre Nutrição e Pobreza: 20 anos de integração entre pesquisa, serviço e política pública, editado e publicado pelo IEA. A sessão de lançamento do livro e celebração desta história reuniu os parceiros do GPNP neste período, para uma mesa de debates acerca do atual cenário da fome no Brasil, com a participação da inteligência artificial na discussão sobre sistemas alimentares, um diálogo vivo e contemporâneo, para delinear os caminhos a serem trilhados.

Diálogos sobre Nutrição e Pobreza: 20 Anos de Integração entre Pesquisa, Serviço e Política Pública - Leia mais…

ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2023 17:11

O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.

ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Ensino e Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2023 17:16

Lançamento da terceira edição do livro digital "Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência - Guia Prático para Educadoras e Educadores". Gratuito, a publicação funciona como um instrumento de orientação e de auto avaliação para docentes da educação básica, de forma a auxiliar o desenvolvimento de práticas didáticas que contribuam para extinguir os preconceitos na formação de crianças e adolescentes.

Ensino e Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência - Leia mais…

O Que Há de Ecológico em Marx?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2023 17:16

Teria Karl Marx na fase final de sua vida pressentido o Antropoceno e avançado a ideia de decrescimento econômico no comunismo, ou seja, pressagiado a Economia Ecológica? Os expositores deste seminário falaram sobre suas análises dos movimentos intelectuais que precederam essa hipótese.

O Que Há de Ecológico em Marx? - Leia mais…

Democracia e Digitalização: Ameaça e Desafio

por Jorge — última modificação 25/08/2023 10:41

O sociólogo e escritor Sergio Abranches acredita que as profundas transformações trazidas pelo entroncamento da revolução digital com a globalização e com o avanço científico e tecnológico e a decorrente fertilização cruzada que realimenta a mudança provocam insegurança e medo. Para ele, essa metamorfose global tem um lado negativo (polarização extremada, social e política, a linguagem do ódio, o racismo, a desinformação) e um positivo (a democratização da informação, o fim de barreiras à interação, possibilidades novas de deliberação coletiva). Nesta conferência, Abranches discutiu como esses dois lados se manifestaram no Brasil recentemente e como enfrentar o lado mau.

Democracia e Digitalização: Ameaça e Desafio - Leia mais…

Litoral Norte: Tragédia Evitável?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2023 17:14

Os participantes refletiram sobre as múltiplas dimensões da recente tragédia no Litoral Norte de São Paulo. No debate, eles consideraram a equação "perversa" que soma, e não raro multiplica, os efeitos das dinâmicas de planejamento, carências de infraestrutura, acesso desigual a serviços básicos e assistência, supressão de infraestrutura verde e azul, condições de vulnerabilidade, iniquidades sociais, e os impactos das mudanças aceleradas do clima. Observaram, ainda, as desconexões entre as políticas setoriais, e os entrelaçamentos entre uma perspectiva política utilitarista e uma cultura de fiscalização insuficiente e inadequada na governança de regulamentos e marcos vigentes.

Litoral Norte: Tragédia Evitável? - Leia mais…

O Conflito entre Rússia e Ucrânia: Um balanço do Emprego das Forças

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2023 17:15

O conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2014, transformou-se, a partir da invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, num confronto regional com implicações globais. Completado um ano da campanha, os participantes fizeram um balanço do emprego das Forças – terrestre, aeroespacial e naval –, de modo a constituir um panorama dos possíveis desdobramentos e desenlaces. Foram avaliados os possíveis cenários para o decorrer de 2023, no que tange à continuidade ou à cessação de hostilidades e do encontro de uma possível solução negociada.

O Conflito entre Rússia e Ucrânia: Um balanço do Emprego das Forças - Leia mais…

Povos Indígenas, Independência e Muitas Histórias: Repensando o Brasil no Século XIX

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/05/2023 17:15

Lançamento desta coletânea de reflexões que busca agregar os indígenas ao processo de renovação historiográfica, trazendo e discutindo novos problemas, temas e perspectivas que, nas últimas décadas, têm sido objeto do que se convencionou chamar de nova história indígena. Os estudos reunidos expressam a multiplicidade de caminhos percorridos pelos variados povos na formação do Brasil independente, lançando luz nos desafios, interesses, expectativas e interpretações expressas pelos próprios indígenas.

Povos Indígenas, Independência e Muitas Histórias: Repensando o Brasil no Século XIX - Leia mais…

Produção do Conhecimento Científico em Mudança e Adaptação Climática pela USP: Revisão Sistemática e Estudos de Caso

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2023 17:13

O simpósio apresentou resultados de uma pesquisa de pós-doutorado na qual foi realizada revisão sistemática e bibliográfica, identificando as principais características dessa produção: principais pontos abordados, tendências e lacunas. Em seguida, foram expostos estudos de caso aplicados nas áreas de saneamento, tecnologias ambientais, energia e resíduos.

Produção do Conhecimento Científico em Mudança e Adaptação Climática pela USP: Revisão Sistemática e Estudos de Caso - Leia mais…

"Quando eu Piso em Folhas Secas”: Desafios e Possibilidades na Produção de Acervos Culturais por Meio de Políticas Solidárias e Práticas Colaborativas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/09/2023 14:47

O modo como as instituições culturais vêm produzindo acervos tem revelado a crescente participação coletiva e comunitária como um dos aspectos mais relevantes da experiência cultural. A partir disso, o evento buscou identificar os modos pelos quais diferentes equipamentos e agentes têm produzido acervos através de práticas solidárias, participativas e colaborativas. Os expositores também discutiram se as experiências com produção de acervos culturais baseada em políticas solidárias e colaborativas podem transformar os entendimentos sobre políticas públicas para a cultura.

"Quando eu Piso em Folhas Secas”: Desafios e Possibilidades na Produção de Acervos Culturais por Meio de Políticas Solidárias e Práticas Colaborativas - Leia mais…

Mata Atlântica: Desmatamento e Resistência Guarani

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2023 17:14

O encontro tratou da relação das populações nativas com a Mata Atlântica. Participaram o fotógrafo Edu Simões, que realiza projeto fotográfico sobre a Mata Atlântica com inspiração na cosmogonia Guarani, e o pesquisador australiano Freg J. Stokes, autor de tese que discute o papel dos indígenas guarani na resistência ao desmatamento da Mata Atlântica e sua atuação – voluntária e involuntária – na exploração das commodities da região. Estas riquezas, como o ouro, contribuíram para a formação do capitalismo emergente no mundo, segundo os organizadores.

Mata Atlântica: Desmatamento e Resistência Guarani - Leia mais…

A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário II)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/05/2023 17:12

O segundo encontro desta série tratou de aspectos ligados ao modo operacional de certas manifestações contemporâneas, cujo potencial de escalada se percebe cada vez mais aguçado. Foram analisados: a construção de fatos e versões e a utilização das redes sociais como catalisadores e gatilhos; a liberdade de expressão e seus limites; o resguardo do direito de reunião; a polarização extremada; a reverberação e a ressonância da segmentação engendrada por aplicativos de comunicação; o esgarçamento do diálogo e da escuta, de pautas comuns, como elementos de distensão e de aproximação entre estratos populacionais distanciados.

A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário II) - Leia mais…

50 anos da Convenção do Patrimônio Mundial

por Jorge Paulo Soares — última modificação 08/02/2023 08:53

“A degradação ou o desaparecimento de um bem do patrimônio cultural e natural constitui um empobrecimento efetivo do patrimônio de todos os povos do mundo”, defende a Carta da Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco, assinada há 50 anos. Este foi o primeiro de uma série de seminários que comemora o cinquentenário da convenção.

50 anos da Convenção do Patrimônio Mundial - Leia mais…

A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário I)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/05/2023 17:13

O encontro tratou dos aspectos técnicos relativos à resposta aos eventos de 8 de janeiro em Brasília. Segundo os organizadores, "a tomada de assalto das máximas sedes dos Três Poderes republicanos, de modo concomitante, mostrou profunda e indesculpável vulnerabilidade no centro do comando governamental". Os expositores, especialistas com grande experiência no tema, analisaram de que forma a situação poderia ter sido evitada e enfrentada após ter início.

A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário I) - Leia mais…

O Legado de José Saramago - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2023 12:58

Para encerrar o ano do centenário de nascimento de José Saramago, esta homenagem reuniu acadêmicos, escritores, intelectuais e outros tipos de leitores que têm algo (ou muito) a dizer sobre o legado, não apenas literário, desse escritor universal.

O Legado de José Saramago - Parte 2 de 2 - Leia mais…

O Legado de José Saramago - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/12/2022 15:15

Para encerrar o ano do centenário de nascimento de José Saramago, esta homenagem reuniu acadêmicos, escritores, intelectuais e outros tipos de leitores que têm algo (ou muito) a dizer sobre o legado, não apenas literário, desse escritor universal.

O Legado de José Saramago - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional: Resultados e Inovações (2019 a 2022)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/02/2023 17:49

Este evento marcou o lançamento do livro “Cooperação Internacional em tempos de pandemia - Relatório COBRADI 2019- 2020”, seguido de apresentação dos principais resultados alcançados pelo Brasil no âmbito da Cooperação Sul-Sul até 2022. O Relatório COBRADI (Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional) é feito pelo IPEA desde 2010. A partir do ciclo 2019-2020, a pesquisa passou a coletar dados para responder a três perguntas centrais: 1. Quanto o Brasil gasta e como ele participa da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento?; 2. Quanto e como o Brasil participa no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível global; 3. Como quantificar a Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento (CSSD)?

Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional: Resultados e Inovações (2019 a 2022) - Leia mais…

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Tecnologias de Fronteira nos Sistemas de Energia Elétrica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/02/2023 16:46

Os sistemas de energia elétrica vêm passando por profundas transformações tecnológicas que exigem novas maneiras de planejar e operar a distribuição da energia aos consumidores, estimulando a eficiência energética, a sustentabilidade, além de movimentar a economia com a possibilidade de criação de novos modelos de negócio no setor energético. Neste contexto, este workshop reuniu dois especialistas para discutir aspectos técnicos, econômicos e regulatórios dessas tecnologias, apontando a situação atual, tendências e barreiras.

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Tecnologias de Fronteira nos Sistemas de Energia Elétrica - Leia mais…

Religião Urbana: uma Abordagem Histórica

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:28

Pesquisadores se reuniram neste encontro para debater o tema do livro “Religião Urbana: uma abordagem histórica”, de Jörg Rüpke, recém-publicado em português. A obra demonstra como as mudanças importantes da religião podem ser melhor compreendidas como resultado da dialética dos imaginários da cidade e da religião.

Religião Urbana: uma Abordagem Histórica - Leia mais…

As Transformações do Sistema Internacional nos Últimos 5 Anos e seu Impacto no Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:33

O sistema internacional tem passado por profundas transformações nos últimos 5 anos derivado de quatro conjunturas críticas: o aumento do conflito entre EUA e China; a pandemia de Covid-19; a aceleração da mudança climática, com aumento da frequência e intensidade dos fenômenos climáticos extremos; e a guerra da Ucrânia, com redefinição do mercado mundial de energia. Esta mesa-redonda discutiu tais transformações e seu impacto no Brasil.

As Transformações do Sistema Internacional nos Últimos 5 Anos e seu Impacto no Brasil - Leia mais…