Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 130 anos depois da abolição, seminário avalia as nuances da emancipação brasileira

por Victor Matioli - publicado 01/08/2018 16:55 - última modificação 31/08/2018 13:23

130 Anos de abolição

A Lei Áurea, que marcou o fim da escravidão no Brasil, completa 130 anos em 2018. Apesar de ter forçado o fim do sistema escravista brasileiro, a lei não se propôs a inserir plenamente os ex-escravos na sociedade. Com o objetivo de fazer um balanço deste período e colocar em pauta os problemas e consequências do modelo emancipatório adotado por Brasil e Estados Unidos, o IEA realizará o seminário 130 Anos da Abolição: Emancipação, Inclusão, Exclusão no dia 31 de agosto, das 14h às 18h30. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia. O seminário também será transmitido ao vivo pela internet, sem necessidade de inscrição para acompanhar.

O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP e contará com a presença de oito professores, que participarão de exposições e debates sobre temas diversos que orbitam a abolição da escravatura no Brasil. Entre os expositores estão Maria Helena Pereira Toledo Machado, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e participante do Programa Ano Sabático de 2018 do IEA, e Lilia Schwarcz, professora da FFLCH e Global Professor da Universidade de Princeton, nos EUA.

Segundo os organizadores do encontro, as emancipações do continente americano redundaram em sistemas complexos de exclusão, cujas nuances ainda demandam ponderação. “Tais questões chegaram à atualidade na forma de grandes debates, que entrelaçam as questões da inclusão nas sociedades contemporâneas ao grande desafio da superação do racismo e implementação dos direitos humanos em termos de saúde, educação e cidadania”, completam.

O seminário pretende também resgatar as discussões iniciadas na Conferência Humanidades USP de 2013, que abordou os 130 anos da emancipação nos Estados Unidos e os 125 anos da abolição no Brasil. Este ano, as professoras Machado e Schwarcz publicaram o livro Emancipação, Inclusão e Exclusão: Desafios do Passado e do Presente (Edusp, 2018), que apresenta parte dos debates gerados pela conferência e que influenciaram a organização do evento presente.

Entre os temas que serão debatidos estão a história e a importância atual dos quilombos, questões de raça e racismo no Brasil e nos EUA, trabalho infantil no período da emancipação, as relações entre abolição e gênero e a abolição no período de transição para a república. Veja a programação completa abaixo.

Foto: Marc Ferrez/Instituto Moreira Salles

130 Anos da Abolição: Emancipação, Inclusão, Exclusão
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet