Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A inserção do Brasil no mundo

A inserção do Brasil no mundo

por Mauro Bellesa - publicado 15/08/2007 00:00 - última modificação 18/02/2016 15:18

Evento marca o lançamento da versão em inglês da revista "Estudos Avançados" e do site do IEA.

No dia 20 de agosto (segunda-feira), às 15h, acontece o encontro "A Inserção do Brasil no Mundo", com exposições do jurista Celso Lafer, do embaixador Ronaldo Mota Sardenberg e do historiador e jornalista Matthew Shirts.

O evento marca o lançamento da edição em inglês da revista "Estudos Avançados" e do site do IEA (leia no box). Também participarão Alfredo Bosi, que falará sobre a revista, da qual é o editor, e João Steiner, diretor do IEA, que informará sobre o site em inglês e coordenará o encontro.

Lafer é professor titular de filosofia do direito na Faculdade de Direito da USP, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências. Foi ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões; ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; e chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio, da qual foi presidente do Conselho Geral.

EXPOSITORES

Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Sardenberg foi ministro da Ciência e Tecnologia, ministro Extraordinário de Projetos Especiais e secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Chefiou a Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em duas oportunidades e presidiu o Conselho de Segurança da organização também em duas ocasiões. Foi embaixador do Brasil em Moscou e Madri.

Historiador e jornalista, Shirts  é redator-chefe da edição brasileira da revista "National Geographic" e colaborador do jornal "O Estado de S.Paulo". Nascido na Georgia, EUA, formou-se em ciências sociais na Universidade da Califórnia em Berkeley e fez pós-graduação em história na Universidade Stanford com o brasilianista Richard M. Morse.

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO

capasiteingles.jpg
Imagem da capa do site em inglês do IEA

Aproximação com a
comunidade acadêmica internacional

Com a versão para o inglês de grande parte dos artigos da edição 59 (janeiro-abril/2007), a revista "Estudos Avançados" passa a ser uma publicação bilingüe.

A iniciativa propiciará o acesso às análises e aos debates sobre a realidade brasileira presentes nos dossiês da revista a inúmeros leitores estrangeiros, que também poderão ler diversos artigos sobre questões científicas, culturais, sociais, econômicas e institucionais abordadas pela publicação.

Os textos vertidos da edição 59 estão no área da revista no site em inglês do IEA (www.iea.usp.br/en), que está sendo lançado simultaneamente.

Na área da revista há também artigos publicados em edições anteriores, como a versão em inglês da edição 9 (maio-agosto/1990), totalmente dedicada ao Projeto Floram, e dos textos do dossiê "Brasil: Dilemas e Desafios", publicados nas três edições de 2000. Artigos de outras edições serão incorporados paulatinamente.

As versões em inglês também estarão presentes na SciELO(Scientific Electronic Library Online), que já abriga todas as edições em português da revista.

SITE

Além da área da revista "Estudos Avançados", o site em inglês conta com uma área dedicada a artigos diversos relacionados com as atividades do Instituto, outra com vídeos de eventos e páginas com informações institucionais.

A criação do site em inglês e a transformação da revista numa publicação bilingüe integram as ações em busca do incremento das relações do IEA com o comunidade acadêmica internacional. Conseqüentemente, constituem-se numa colaboração do Instituto para a presença internacional da USP e da comunidade acadêmica brasileira em geral.