Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Adequação das instituições de pesquisa ao novo Marco Legal da Inovação é tema de workshop

por Mauro Bellesa - publicado 16/08/2018 09:55 - última modificação 27/08/2018 12:54

O workshop "A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem" será realizada no dia 28 de agosto, na Sala do Conselho Universitário da USP, com transmissão do período da tarde ao vivo pela internet.
Kit para medir ferro em materiais biológicos
Desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Química da USP, kit para quantificar ferro em materiais biológicos está patenteado e em busca de empresas interessadas em sua produção e comercialização. O licenciamento de criações das instituições de pesquisa é uma das questões reguladas pelo novo Marco Legal da Inovação

Com a sanção em fevereiro do Decreto 9.283, que regulamenta o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, as instituições de ciência e tecnologia precisam disciplinar aspectos específicos de sua atuação, inclusive por exigência do próprio texto legal.

Diante dessa necessidade, é preciso discutir as possibilidades de uso pleno do novo marco legal com profissionais ligados ao embasamento jurídico e funcional das ações a serem empreendidas. É com esse fim que será realizado o workshop A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem, no dia 27 de agosto, na Sala do Conselho Universitário da USP.

O objetivo​ é incentivar a organização da pesquisa na USP em torno desse tema estratégico, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes unidades da Universidade.

A parte da manhã do workshop é restrita a convidados. Quem quiser assistir ao evento presencialmente à tarde deve enviar mensagem para . O período da tarde também poderá ser acompanhado ao vivo pela internet.

Os organizadores são a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o IEA, a Agência USP de Inovação (Auspin) e o InovaUSP, com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Os coordenadores são três professores da USP: Antonio Carlos Marques, coordenador da Auspin; Luiz Henrique Catalani, coordenador do InovaUSP; e Antonio Mauro Saraiva, o assessor da PRP.

O encontro integra a série Strategic Workshops, iniciativa da PRP e do IEA, com apoio da Aciesp, que já realizou, desde 2015, 32 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na  USP.

A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem
27 de agosto, das 14 às 17h
Sala do Conselho Universitário, rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, São Paulo
Participação presencial restrita a inscritos - Demais interessados poderão assistir à transmissão