Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Exposição online 'About Academia', de Antoni Muntadas, será inaugurada em 30 de abril

Exposição online 'About Academia', de Antoni Muntadas, será inaugurada em 30 de abril

por Mauro Bellesa - publicado 26/04/2021 13:20 - última modificação 04/01/2022 13:28

A exposição virtual "Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)" será inaugurada no dia 30 de abril, quando também haverá a mesa redonda "Que Universidade Queremos?"

Exposição "Sobre Academia", de Antoni Muntandas
Videoinstalação ''About Academia'', de Antoni Muntadas, em 2017

Será inaugurada no dia 30 de abril a exposição virtual "Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)". A abertura da mostra será acompanhada de mesa-redonda às 14h com a presença de Muntadas, Ailton Krenak, Néstor García Canclini, Eliane Sousa Silva e Macaé Evaristo.

Duas outras mesas-redondas serão realizadas no dia 10 de maio [veja programação abaixo]. A exposição irá até 31 de outubro, no site https://aboutacademia.iea.usp.br, onde também acontecerão os debates.

A videoinstalação "About Academia" foi apresentada originalmente por Muntadas no Center for the Visual Arts, a convite da Universidade Harvard, em 2011, último ano de sua estada como professor no programa de Arte, Cultura e Tecnologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Depois o trabalho foi apresentado em diferentes versões em diversas cidades, entre as quais Boston, Vancouver, Amsterdam e Sevilha.

Antoni Muntadas - 2017
O artista Antoni Muntadas durante sua conferência no IEA em 2017

Tradutor de imagens do contemporâneo

Nascido em 1942, em Barcelona, Espanha, e radicado em Nova York, EUA, Antoni Muntadas estudou na Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais em sua cidade natal e no Centro Gráfico Pratt, de Nova York. É pioneiro em videoarte (desde meados dos anos 70) e expandiu sua produção para o uso de várias linguagens plásticas, meios e suportes. A intervenção no espaço público é uma de suas mais radicais formas de crítica cultural.

Muntadas tem sido convidado a ministrar cursos, workshops e palestras em várias das mais importantes escolas de arte e museus do mundo, como na Escola de Arquitetura e Planejamento do MIT, em 2001. É conferencista regular no programa Arte e Arquiteturano Massachusetts Institute of Technology - School of Architecture em Cambridge, Massachussets, onde ministrou a disciplina ‘Seminar on Public Art’ (início 2001); é conferencista regular do Cornell University Seminars no programa ‘Dialogues Art and Architecture’ (início 2006) e professor da IUAV Veneza, Itália, (início 2004).

Sua obra tem sido exposta em todo o mundo, em eventos como a Bienal de Veneza (Itália) (1976 e 2005), a Documenta de Kassel (Alemanha) (6ª e 10ª edições); 16ª Bienal de São Paulo e Bienais de Havana (Cuba) e Lyon (França). Expôs, entre outros, no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Museu de Arte de Berkeley, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia de Madrid, e no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. É considerado o pai da net.art espanhola e se define como ‘um tradutor de imagens do que se passa no mundo contemporâneo’.

Recebeu inúmeras bolsas e prêmios, como o Prêmio Nacional de Artes Plásticas 2005, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha por sua trajetória artística e por ser um dos mais inovadores artistas do panorama espanhol. Além disso, Muntadas tem uma longa trajetória de diálogo com a América do Sul, em especial com o Brasil, onde várias vezes realizou exposições e ministrou cursos em museus, bienais e instituições, inclusive como convidado em três ocasiões pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. É representado no Brasil desde o final dos anos 70 pela Galeria Luisa Strina, onde expõe regularmente.

O projeto discute o papel e a função das universidades na atualidade, o lugar da arte nesse âmbito, a relação entre público e privado, tradição e contemporaneidade, o futuro das universidades e a interdisciplinaridade, a partir de entrevistas realizadas pelo artista com professores e alunos.

A exposição é composta por dois conjuntos de projeções e publicações. Enquanto "About Academia I" (2011) aborda essas questões a partir da perspectiva de professores e acadêmicos, "About Academia II" (2017) aprofunda seus temas exclusivamente do ponto de vista dos estudantes.

A criação da videoinstalação imersiva, online e interativa dá protagonismo aos dois conjuntos. Dessa forma, respeita a duração dos tempos dos vídeos originalmente desenvolvidos pelo artista para a sua existência em um espaço físico.  Com isso, apesar da interatividade de navegação, não é possível ao visitante o controle dos vídeos projetados. A experiência estética na virtualidade possui, portanto, correspondência com o tempo real do espaço expositivo analógico.

A princípio, a videoinstalação "About Academia" seria montada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) das USP, mas, diante das restrições impostas pela pandemia, Muntadas decidiu interpretar o projeto de forma online, num site interativo, com curadoria de Martin Grossmann, coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

É a primeira vez que o projeto é apresentado na América Latina, com todos os seus materiais em edição bilingue (português e espanhol), graças a parceria entre o IEA, o Fórum Permanente e BBM-USP, com o patrocínio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Relacionado

Sobre Academia
Conferência de
Antoni Muntadas
18/8/2017



Algumas atividades do IEA de questionamento e promoção da universidade pública

Segundo Grossmann, a exposição e as mesas-redondas se inserem na constante preocupação do IEA, desde os anos 90 , em  "problematizar e promover a universidade pública" [veja algumas dessas atividades no box à direita]. Ele ressalta que essa questão integrou seu Projeto de Gestão quando foi diretor do IEA (2012-2016). "Chamo isso de 'critica institucional' e é um dos grandes diferenciais do IEA como plataforma da interdisciplinaridade da USP."

Para ele, "o IEA é muito mais do que o think tank da USP: é também um laboratório, um 'atelier', uma incubadora e vem fazendo muito bem essa crítica de dentro - 'criticism from within' - da propria Universidade, algo supernecessário quando nos comportamos também como corporação".

Arte e sistema acadêmico

"About Academia" provoca uma reflexão por meio da arte sobre o sistema acadêmico e universitário estadunidense, mais especificamente sobre a dualidade público/privado, assim como as complexas relações entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas de pedagogia.

A videoinstalação de Muntadas considera o possível conflito entre uma faculdade (e seus valores) e uma administração (e seu poder).

Para fazer uma circulação proveitosa do projeto em universidades que não sejam norte-americanas, Muntadas propõe mesas de debates que contextualizam os conflitos e dificuldades próprias do sistema universitário local, confrontando-o com outros modelos em contextos e culturas diferentes.

Publicações

No site da exposição estarão disponíveis duas publicações bilingues (português/espanhol) com as transcrições completas das falas dos entrevistados, dentre eles Noam Chomsky, David Harvey, Carol Becker e Ute Meta Bauer, além dos estudantes. As publicações estarão acessíveis parcialmente. Para obter o conteúdo completo é necessário comprá-las (por preço reduzido). O link para a compra constará do site.

Mesas-redondas

Com transmissões pelos sites do IEA, BBM e Fórum Permanente.

30 de abril, das 14 às 17h

QUE UNIVERSIDADE QUEREMOS?

Néstor García Canclini (antropólogo cultural, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)
Eliana Sousa Silva (educadora e ativista sociocultural, professora visitante do IEA)
Macaé Evaristo (educadora, ex-secretária da Educação de Minas Gerais)
Ailton Krenak (líder indígena, ambientalista e filósofo)
Antoni Muntadas (artista)
• Moderador: Martin Grossmann (coordenador do Fórum Permanente e professor da ECA-USP)

Croqui para videoinstalação "About Academia"
Croqui de Antoni Muntadas para a videoinstalação ''About Academia''

10 de maio, das 9 às 12h

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Nikki Moore (historiadora da arte, pesquisadora da Universidade Wake Forest, EUA)
Érica Peçanha (antropóloga, pós-doutoranda no IEA)
David Gange (historiador, pesquisador da Universidade de Birmingham, Reino Unido)
Julia Buenaventura - historiadora da arte, pesquisadora da Universidade dos Andes, Colômbia)
Mariko Murata (teórica de mídia e museus, pesquisadora da Universidade Kansai, Japão)
• Moderador: Martin Grossmann (coordenador do Fórum Permanente e professor da ECA-USP)

10 de maio, das 13h30 às 16h

UNIVERSIDADE E CONTEXTO

Naomar de Almeida Filho (epidemiologista, titular da Cátedra Educação Básica e ex-reitor da UFBA)
Helena Nader (biomédica, professora da Unifesp e vice-presidente da ABC)
Guilherme Wisnik (arquiteto, curador e professor da FAU-USP)
• Moderador: Renato Janine Ribeiro (filósofo, professor da FFLC-USP e ex-ministro da Educação)

Fotos (a partir do alto): arquivo pessoal de Antoni Muntadas; Leonor Calasans/IEA-USP