Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cenário político da América Latina é tema de seminário em ciclo sobre o neoliberalismo

por Nelson Niero Neto - publicado 10/03/2020 13:45 - última modificação 12/03/2020 15:15

Parte das atividades do Grupo de Estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistências, encontro é no dia 16 de março, às 14h

Marcha Mas Grande De Chile 2019
As manifestações que tomaram as ruas chilenas em 2019 começaram após o aumento do preço da passagem do metrô | Hugo Morales/Wikimedia Commons

ATENÇÃO: Atendendo às medidas de prevenção à disseminação do coronavírus (Covid-19), este evento foi CANCELADO.

O seminário Entre Eleições e Insurreições: Para Onde Vai a América Latina?, que acontece no dia 16 de março, às 14h, no IEA, irá abordar o que os organizadores veem como uma “onda progressista que atravessou boa parte do continente sul-americano nas últimas duas décadas”, além de também analisar os “processos políticos que impuseram importantes inflexões no campo das instituições democráticas”.

Primeiro encontro do ciclo Metamorfoses do Neoliberalismo e Emergências Críticas, a atividade é aberta ao público, com inscrição prévia. Para assistir a transmissão ao vivo pelo site do IEA, não é preciso se inscrever.

O expositor será Fabio Luis Barbosa dos Santos, doutor em história econômica pela USP e professor do departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A história e as relações internacionais da América Latina estão entre os temas pesquisados por Santos.

A moderação será de Nilton Ota, pesquisador colaborador do departamento de Sociologia da FFLCH-USP e vice-coordenador do Grupo de Estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistências do IEA, que organiza o ciclo em parceria com a Rede Interdisciplinar de Pesquisadores (FFLCH/USP) e o laboratório Sophiapol (Université Paris-Nanterre).

O ciclo, que está em sua segunda edição, tem como objetivo apresentar e aprofundar hipóteses trabalhadas pelo grupo de estudos no IEA. Segundo os organizadores, a análise será focada nos “elementos que sugerem tanto a estruturação de um processo antidemocrático cada vez mais mundializado, quanto a emergência de novas modalidades de organização e ação, de resistência e invenção políticas”.

Entre Eleições e Insurreições: Para Onde Vai a América Latina?
16 de março, 14h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686