Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Bernard Wood faz conferências sobre origem e evolução humana em outubro

Bernard Wood faz conferências sobre origem e evolução humana em outubro

por Mauro Bellesa - publicado 11/09/2023 14:45 - última modificação 15/09/2023 10:50

O paleoantropolólogo britânico Bernard Wood faz duas conferências em outubro: no dia 9, o tema é 'Origins of the Genus Homo', e será na Sala do Conselho Universitário da USP; no dia 10, no Auditório da Fapesp, ele falará sobre 'Evolução Humana: Conquistas e Desafios'

Bernard Wood

Professor de evolução humana na Universidade George Washington, dos EUA, onde dirige o Centro de Estudos Avançados de Paleobiologia Humana, Bernard Wood foi um dos agraciados em 2023 pelo conjunto de sua obra com o prêmio do Presidente do Instituto Antropológico Real do Reino Unido, uma das honrarias mais importantes da área.

Médico de formação, em 1968, Wood juntou-se à primeira expedição de paleontólogo e conservacionista Richard Leakey (1944-2022) à Bacia do Lagoa Turkana, no Quênia, e posteriormente acompanhou o grupo de pesquisadores que trabalhou com os hominínios recuperados no leste daquele lago.

Wood publicou 252 artigos científicos e capítulos de livros, além de mais de uma centena de pequenos artigos e comentários. Os 20 livros dos quais é autor ou coautor incluem uma importante monografia de 1991 sobre os restos cranianos de hominínios da Formação Koobi Fora, um atlas de anatomia dos tecidos moles dos monos e o livro para o público geral "Human Evolution: A Very Short Introduction". É o editor da Wiley-Blackwell Encyclopedia of Human Evolution.

Ele é mais conhecido por suas pesquisas sobre as origens do gênero Homo, a paleobiologia do Paranthropus boisei e a sistemática dos hominínios, além da reconstrução da filogenia, a morfologia comparativa e a epistemologia na paleoantropologia.

São Paulo recebe um dos mais renomados paleoantropólogos em atividade, o britânico Bernard Wood, em outubro. Ele fará conferências na USP e na Fapesp sobre a origem do gênero Homo e os avanços e dificuldades nos estudos sobre a evolução da linhagem humana, temas aos quais tem se dedicado por mais de 50 anos.

Professor da Universidade George Washington, dos EUA, onde dirige o Centro de Estudos Avançados de Paleobiologia Humana, Wood falará sobre Origins of the Genus Homo no dia 9 de outubro, às 16h, na Sala do Conselho Universitário da USP. O evento será em inglês, sem tradução. Não há necessidade de inscrição.

Nesse evento, ele discutirá os estudos sobre quando os antepassados humanos começaram a ter o aspecto e o comportamento que as pesquisas indicam para os primeiros membros do gênero Homo.

Além de revisar as dificuldades para o estabelecimento da origem do gênero - que é tentado em estratégias retroativas ou progressivas da evolução, ambas com problemas, segundo os especialistas -, Wood indicará opções para o que é procurado nos registros fósseis dos hominínios e explicará por que a busca pelas origens de qualquer espécie ou gênero é repleta de dificuldades.

Os organizadores dessa conferência são a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana (NPDEH) do IEA e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

No dia 10 de outubro, 10h, no Auditório da Fapesp, o tema de Wood será Evolução Humana: Conquistas e Desafios, evento em inglês, com tradução simultânea, e participação condicionada a inscrição prévia online.

Nessa conferência, Wood tratará do que já é conhecido e do desconhecimento ainda existente sobre a história evolutiva humana, sobretudo diante do grande desafio em separar as evidências fósseis da linhagem humana daquelas que pertencem a linhagens próximas na árvore da vida.

O encontro integra o ciclo Conferências Fapesp 2023 e terá como moderador Carlos Alfredo Joly, da Unicamp. Além da Fapesp, são coorganizadores o IEA e o MAE-USP (Unicamp).


Origins of the Genus Homo
9 de outubro, 16h
Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito sem necessidade de inscrição
Em inglês, sem tradução
Mais informações: comunicação.prpi@usp.br
P
ágina do evento

Evolução Humana: Conquistas e Desafios
10 de outubro, 10h
Auditório da Fapesp, Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo
Evento público e gratuito (requer inscrição prévia)
Em inglês, com tradução simultânea
Página do evento