Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência apresentará infraestrutura internacional de rede e pesquisa sobre biodiversidade

por Mauro Bellesa - publicado 27/02/2020 12:57 - última modificação 27/02/2020 12:57

"Informações sobre Biodiversidade sem Fronteiras: Aproveitando o Big Data para o Desenvolvimento Sustentável" é o tema da conferência de Tim Hirsch, da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), no dia 6 de março, às 10h.

Borboleta Neptis sappho
Borboleta Neptis sappho observada na China em 23 de outubro de 2019; foto publicada no site iNaturalist.org e referenciada na GBIF
Tim Hirsch, da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), faz no dia 6 de março, às 10h, a conferência Informações sobre Biodiversidade sem Fronteiras: Aproveitando o Big Data para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas requer inscrição prévia online para acompanhá-lo presencialmente, na Sala Alfredo Bosi do IEA. Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

Acesso aberto

Financiada por universidades, agências e outros órgãos governamentais de 31 países, a GIBF é uma infraestrutura internacional de rede e pesquisa destinada a fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra.

Hirsch falará sobre a estrutura e ferramentas da GBIF e sobre os dados que ela gerencia. Também tratará da relevância dos dados agregados da biodiversidade aberta para pesquisas relacionadas às mudanças climáticas (por exemplo, adaptação às mudanças projetadas na distribuição de espécies), segurança alimentar (por exemplo, distribuição de parentes selvagens das culturas) e saúde humana (por exemplo, modelagem do risco de doenças com base em vetores de doenças de insetos e reservatórios de vírus em mamíferos).

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Saúde Planetária: Uma Abordagem Transdisciplinar para a Sustentabilidade do Planeta Integrada à Saúde Humana. A coordenação será de  Antonio Mauro Saraiva, coordenador do grupo.

Informações sobre Biodiversidade sem Fronteiras:
Aproveitando o Big Data para o Desenvolvimento Sustentável
6 de março, 10h
Local: Sala Alfredo Bosi, IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia online
Haverá transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição para assistir)
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento