Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 235

Boletim IEA - 235

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 13/12/2016 17:26

Edição 235 — 1 de agosto de 2016
RELATO

As atividades e pesquisas da USP que estudam propostas voltadas à qualidade de vida nas metrópoles serão reunidas e consolidadas pelo programa USP Cidades Globais, lançado em julho pelo IEA. A ideia é sistematizar e aprofundar pesquisas que já são realizadas na Universidade em diversas áreas e entregar propostas aos formuladores de políticas públicas, explicou Marcos Buckeridge, coordenador do programa. Focado inicialmente na capital paulista, o projeto tem como objetivo final levar São Paulo ao topo do ranking de cidades globais formulado pela consultoria A.T. Kearney.


O cronobiólogo Till Roenneberg esteve no IEA em julho para a conferência Por que a Ciência Precisa Ir Além da Interdisciplinaridade. Professor e vice-presidente do Instituto de Psicologia Médica da Universidade Ludwig-Maximilians, Alemanha, ele defendeu que as ciências naturais e as humanidades precisam estar mais próximas e afinadas. Para ele, as humanidades devem retomar o papel de crítica à ciência. “Mas não da forma como está acontecendo atualmente. Elas têm de ser mais comunicativas e mais críticas em relação às outras áreas”, disse.

A geografia social do Zika vírus no Brasil

Considerado uma ameaça à saúde mundial, o Zika vírus pode ser mais um indicador das desigualdades que persistem no Brasil, já que seus impactos são maiores em áreas mais pobres. O tema é discutido no artigo The Social Geography of Zika in Brazil, assinado pelo professor visitante do IEA Jeffrey Lesser, da Emory University, que desenvolve no IEA a pesquisa Metrópoles, Migração e Mosquitos: Uma Historia de Saúde em São Paulo, Brasil. Publicado no número 48 da revista NACLA Report on the Americas, o artigo analisa abordagens da saúde pública no Brasil, atitudes da população e condições socioeconômicas das áreas analisadas.

AGENDA


No dia 3 de agosto, às 9h, a Roda de Conversa sobre Serviços Ecossistêmicos e Comunidades irá reunir especialistas para levantar questões sobre as experiências brasileiras de pagamento por serviços ecossistêmicos, debater o papel das comunidades locais e tradicionais e também a falta de um arcabouço legal e institucional que dê suporte à implementação desse mecanismo no Brasil. O encontro será na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição.


Os engenheiros alemães Eike Permin e Philipp von Cube, da Fraunhofer - Institute for Production Technology (IPT), estarão na Sala de Eventos do IEA no dia 12 de agosto, às 9h, para apresentar seus estudos sobre a Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. Na conferência Industry 4.0: Digitalization in Manufacturing, Smart Devices and Data Mining on the Shop Floor, eles farão um retrospecto deste mercado. No evento em inglês e sem tradução simultânea, demonstrarão ainda as aplicações de sucesso do conceito, bem como as tendências e o potencial econômico por trás dele. A apresentação será transmitida ao vivo pelo site do IEA.


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.