Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Chris Williams comenta estratégias de Melbourne na expansão da área verde urbana

por Vinícius Sayão - publicado 26/10/2017 17:55 - última modificação 30/10/2017 10:59

Professor da Escola de Ciências Florestais e do Ecossistema da Universidade de Melbourne descreverá algumas das questões históricas, culturais e técnicas que subsidiam as atuais estratégias para aumentar a cobertura de árvores na segunda região mais populosa da Austrália
Royal Botanic Gardens - Melbourne
Royal Botanic Gardens Victoria, em Melbourne, abriga mais de 8.500 espécies de plantas

O desmatamento urbano foi e ainda é uma das consequências do crescimento das cidades. No entanto, com questões ambientais em alta, as cidades têm buscado a ampliação de suas áreas verdes. Melbourne, na Austrália, com sua longa história de plantação de grandes árvores em toda a sua região metropolitana, é referência nesse assunto. Para discutir o tema, o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana e o USP Cidades Globais realizarão a conferência Designing and Managing the Urban Forest for the 21st Century: Lessons from Melbourne, para se aprofundar no debate sobre o exemplo da segunda cidade mais populosa da Austrália.

No evento que acontece no dia 6 de novembro, às 9h, Chris Williams, professor na Escola de Ciências Florestais e do Ecossistema da Universidade de Melbourne, descreverá algumas das questões históricas, culturais e técnicas que subsidiam as atuais estratégias para aumentar a cobertura das árvores nos 30 municípios daquela região. Ele falará em inglês, sem tradução simultânea, com transmissão ao vivo pela web. Para participação presencial, é preciso fazer inscrição prévia.

Os organizadores comentam que durante o período colonial, no século 19, houve uma forte cultura horticultural, que qualificava as árvores por seus valores estéticos e funcionais, como fornecer sombra no verão, por exemplo. “Avançando para o século 21, há hoje um novo impulso para plantar árvores em toda a cidade rumo a uma variedade de valores estéticos e funcionais em face da expansão urbana e das mudanças climáticas”, explicam.

Uma das mais famosas áreas verdes de Melbourne é o Royal Botanic Gardens Victoria, jardim botânico e ponto turístico de Melbourne que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Localizado à beira do Rio Yarra, a estimativa é de que o jardim possua mais de 8.500 espécies de plantas de diferentes locais do mundo.

Designing and Managing the Urban Forest for the 21st Century: Lessons from Melbourne, Australia
6 de novembro, às 9h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do
Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo