Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo de seminários debate os desafios da sustentabilidade urbana

Ciclo de seminários debate os desafios da sustentabilidade urbana

por Victor Matioli - publicado 23/05/2018 15:25 - última modificação 12/06/2018 08:19

Com o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade urbana entre academia, sociedade e setor público, o Programa USP Cidades Globais, sediado no IEA, promoverá o seminário Sustentabilidade na Cidade, nos dias 12 e 13 de junho, a partir das 8h30.

 

Sustentabilidade na cidade
Jardim Botânico de Curitiba

Um levantamento realizado em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) constatou que 54% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2050, o número deve subir para 66%. Paralelamente, tem crescido a preocupação de especialistas com a sustentabilidade destes processos de urbanização. Com o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade urbana entre academia, sociedade e setor público, o Programa USP Cidades Globais, sediado no IEA, promoverá o seminário Sustentabilidade na Cidade, nos dias 12 e 13 de junho, a partir das 8h30. O evento é público e gratuito, com transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia.

Este será o primeiro seminário do Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana, organizado em parceria com a Faculdade de Saúde Pública (FSP) e o Instituto de Biociências (IB), ambos da USP. Participarão do encontro diversos professores e pesquisadores, de dentro e fora da USP.

Segundo os organizadores, o evento pretende ser um estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade. “Há a necessidade de encontrar soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população”, defendem.

Para eles, estas soluções envolvem o fomento, a formulação e a implementação de políticas públicas intersetoriais e sistêmicas na direção do desenvolvimento sustentável das áreas urbanas. Eles ressaltam ainda a importância de considerar, durante este processo, as inter-relações entre ambiente, sociedade e uma nova economia.

O seminário será dividido em cinco painéis, nos quais serão debatidas as seguintes temáticas: 1) contribuição da universidade para a promoção da gestão sustentável das cidades; 2) impacto da globalização no planejamento urbano; 3) instrumentos de política, planejamento e gestão urbana: da teoria à prática; 4) políticas públicas e gestão para cidades sustentáveis: experiências de cidades brasileiras e 5) avanços com relação à gestão urbana e sustentabilidade. Veja a programação completa abaixo.

Foto: Bruna cs/Flickr

Programação

Dia 12

Dia 13

 


Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade na Cidade
12 e 13 de junho, a partir das 8h30
Auditório do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br); telefone (11) 3091-1678