Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Governança e pesquisa interdisciplinar oceânica são tema de curso de ciência avançada

por Mauro Bellesa - publicado 06/08/2018 07:00 - última modificação 16/08/2018 11:32

A "São Paulo School of Advanced Science on Ocean Interdisciplinary Research and Governance", que se realiza da 13 a 25 de agosto, é organizada pelo IEA, Instituto Oceanográfico (IO) da USP e Inter-American Institute for Global Change Research (IAI).
Coleta de amostra de água no litoral do Espirito Santo
Coleta de amostras de água no litoral do Espírito Santo para análise dos impactos do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, MG, em 5 de novembro de 2015

A São Paulo School of Advanced Science on Ocean Interdisciplinary Research and Governance, que se realiza de 13 a 25 de agosto, no IEA, pretende familiarizar estudantes de pós-graduação com conhecimentos avançados da pesquisa interdisciplinar sobre oceanos e ciência integrada e também sobre governança. De acordo com os organizadores, os participantes irão discutir temas relevantes com cientistas renomados e em um contexto multidisciplinar e multicultural.

A participação é exclusiva de pós-graduandos inscritos (as inscrições estão encerradas). No entanto, os demais interessados poderão acompanhar as aulas ao vivo pela internet, sem necessidade de inscrição (v. programação abaixo). Todas as atividades serão em inglês, sem tradução.

Relacionado

O Futuro dos Oceanos
8 de maio de 2018

Midiateca

A escola é organizada pelo Instituto Oceanográfico (IO), Inter-American Institute for Global Change Research(IAI) e IEA. A iniciativa tem apoio do INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter (INCLINE), da Brazilian Network for Monitoring Coastal Benthic Habitats (ReBentos) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Complexidade

Dada a complexidade dos desafios ambientais atuais, como a mudança climática e a necessidade de conservação e governança da biodiversidade, a abordagem interdisciplinar da ciência ganhou maior conscientização e uso na comunidade científica global.

Em paralelo a isso, a sustentabilidade dos oceanos é um tema preocupante e muitas vezes abordado em fóruns internacionais. "Essas discussões enfatizam a necessidade de promover a governança dos oceanos  e uma maior compreensão dos processos oceanográficos", avaliam os organizadores da escola.

A ciência oceânica, no entanto, advertem, "ainda é fragmentada e muitos cientistas carecem de treinamento para entender e aplicar abordagens interdisciplinares e integradas em suas pesquisas para apoiar a tomada de decisões".

Essa falta de treinamento criou uma forte demanda para a promoção da interdisciplinaridade na pesquisa sobre os oceanos e uma colaboração "mais efetiva entre as ciências naturais e sociais, o conhecimento local e as políticas públicas", afirmam os pesquisadores.

Agenda das transmissões ao vivo das aulas

13 a 25 de agosto
Exclusiva para pós-graduandos inscritos (as inscrições estão encerradas)
Transmissão ao vivo das aulas  (v. programação) -  Não é necessário se inscrever