Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O papel das ciências sociais diante da crise ambiental

O papel das ciências sociais diante da crise ambiental

por Flávia Dourado - publicado 15/10/2014 16:45 - última modificação 29/09/2015 21:59

Heide Hackmann, secretária-geral do Conselho Internacional de Ciências Sociais, faz conferência no dia 24 de outubro, às 14 horas, sobre a terceira edição do "Relatório Mundial sobre as Ciências Sociais"; o documento concentra-se no contexto atual de mudanças ambientais globais.
Heide Hackman
Heide Hackmann

O papel das ciências sociais na compreensão de causas e consequências das mudanças ambientais globais e no desenvolvimento de soluções eficazes, justas e sustentáveis para o problema será discutido na conferência Changing Global Environments, que o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP realizam no dia 24 de outubro, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA. O encontro será em inglês com tradução simultânea.

A expositora do encontro será Heide Hackmann, secretária-geral do Conselho Internacional de Ciências Sociais (CICS). Os debatedores serão os professores Eduardo Marques, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Eduardo Viola, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB); e Pedro Jacobi, da Faculdade de Educação (FE) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA. A moderação ficará a cargo de José Álvaro Moisés, professor da FFLCH, diretor científico do NUPPs e coordenador do grupo de pesquisa.

Na conferência, Hackmann apresentará a terceira edição do "Relatório Mundial sobre as Ciências Sociais", produzido com a colaboração de mais de 150 cientistas de todo o mundo a partir de uma parceria entre o CICS, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O documento enfatiza que os problemas sociais e ambientais são inseparáveis e reforçam-se mutuamente. Destaca, assim, o lugar estratégico das ciências sociais na formulação de políticas inovadoras e no estímulo das transformações sociais necessárias para a construção de um futuro mais sustentável.

Cartaz Relatorio Mundial Ciências Socias

Na introdução do texto, afirma-se que, "por meio de uma pesquisa comprometida, [as ciências sociais] podem auxiliar a sociedade a compreender quais as mudanças são necessárias em termos de indivíduos, organizações e sistemas, e como se podem levar a cabo de maneira factível no plano político e de forma aceitável no plano cultural".

O objetivo central do relatório é fazer um apelo para que os cientistas sociais se dediquem mais a temáticas ligadas às mudanças ambientais globais; se concentrem na busca de respostas para questões do mundo real; conduzam estudos colaborativos e interdisciplinares; e envolvam, nesse processo, os sujeitos a serem beneficiados pelas pesquisas.

PERFIL

A secretária-geral do CISC Heide Hackmann é doutora em Estudos da Ciência e Tecnologia pela University of Twente, Holanda, e mestre em Teoria Social Contemporânea pela University of Cambridge, Reino Unido. Desde os anos 1990, atua como consultora e pesquisadora no campo da política científica internacional. Suas pesquisas concentram-se nos temas: política científica, governança da ciência e avaliação de pesquisas.

Foto: ISSC

Changing Global Environments
24 de outubro, 14 horas
Sala de Eventos do IEA-USP, rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)