Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Colóquio reúne 30 anos de pesquisas sobre as relações Brasil-França

Colóquio reúne 30 anos de pesquisas sobre as relações Brasil-França

por Sylvia Miguel - publicado 23/09/2016 18:45 - última modificação 16/01/2019 11:40

Autores franceses e críticos literários estarão no encontro que prestará homenagens a Leyla Perrone-Moisés e Pierre Rivas, nos dias 3 e 4 de outubro.

Relações Culturais e Literárias entre o Brasil e a França de Meados do Século XIX até os Anos da Década de 1980 é o nome do colóquio que irá homenagear Leyla Perrone-Moisés, crítica literária e professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e também Pierre Rivas, professor emérito de literatura comparada da Universidade de Paris 10, em Nanterre.

Leyla Perrone-Moisés - Homenagem - 2

Leyla Perrone-Moisés  e Pierre Rivas, homenageados no colóquio sobre Brasil-França

Pierre Rivas - Homenagem

Relacionado

Evento

Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil

Vídeos

Notícias do grupo Brasil-França

O objetivo é mostrar um balanço das investigações realizadas nos últimos 30 anos pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA-USP, responsável pela organização do debate. A atividade recebe inscrições até o dia 30 de setembro. Acontece nos dias 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h, na antiga Sala do Conselho Universitário. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

“Pretendemos renovar o corpo de pesquisadores e também abrir o debate para novas perspectivas de investigação nesse campo literário”, diz a professora Regina Salgado Campos, coordenadora do grupo de pesquisa.

Os homenageados apresentarão alguns de seus estudos. “Gilberto Freyre lido por Roland Barthes em 1953” é o tema da exposição de Leyla, considerada uma “intermediária” do filósofo francês no Brasil pela vasta produção voltada à tradução, releitura e interpretação das obras daquele escritor.

Em “l´Invention du Brésil”, Rivas, um dos maiores especialistas de literatura brasileira na França, apresenta um estudo sobre a presença de autores brasileiros naquele país. Considerado um grande estudioso das relações literárias entre Portugal, Brasil e França, Rivas realizou grande parte de seus trabalhos no Brasil, atuando como professor visitante de diversas universidades, inclusive na FFLCH-USP.

Outro destaque da programação é a participação da crítica literária Monique Gosselin. Em sua palestra “Vous autres, Brésiliens, selon Bernanos”, ela apresentará a visão de um dos grandes escritores franceses do século 20, Georges Bernanos (1888-1948), a respeito do Brasil.

A história dessa relação bilateral será reunida, apresentada e lida criticamente à luz do olhar atual de parte considerável da bibliografia construída pelos pesquisadores do grupo. A atividade cultural literária conta com o apoio do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP e dos departamentos de Letras Modernas, Teoria Literária e Literatura Comparada, bem como da área de Literatura Brasileira da FFLCH-USP.

As conferências e comunicações apresentadas no encontro deverão ser reunidas em formato de livro, segundo as organizadoras. Participam da comissão organizadora do colóquio as professoras Sandra Margarida  Nitrini e Regina Salgado Campos.

 

 

Programação

03 de outubro

Conferências:

  • 14h15 - Leyla Perrone-MoisésGilberto Freyre lido por Roland Barthes em 1953.
  • 15h30 - Pierre Rivasl´Invention du Brésil. (Universidade Sorbonne, Paris X)

 

Comunicações sobre a produção dos homenageados

 

04 de outubro

  • 14h - Monique Gosselin Vous autres, Brésiliens, selon Bernanos. (Universidade Sorbonne, Paris X)

 

15h15 - Comunicações sobre a produção do Grupo Brasil – França de 1988 até 2016:

18h15 – Encerramento

 


Colóquio Relações Culturais e Literárias entre o Brasil e a França de meados do Século XIX até 1980 - Homenagem aos Professores Leyla Perrone-Moisés e Pierre Rivas
3 e 4 de outubro, das 14h às 18h
Antiga Sala do Conselho Universitário da USP -  Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições até 30 de setembro de 2016
Informações: Cláudia R. Pereira – telefone 11 3091-1686
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/coloquio-brasil-franca