Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conceição Evaristo e Ruha Benjamin discutem 'gênero, raça e classe na tecnologia' em evento no IEA

por Beatriz Herminio - publicado 29/06/2022 15:55 - última modificação 01/07/2022 11:33

Evento intercátedras reunirá escritoras no dia 12 de julho, às 16h

Conceição e Ruha 12/07
As conferencistas Conceição Evaristo e Ruha Benjamin abordam temas como racismo e discriminação na tecnologia
Diferentes formas de discriminação de gênero, raça e classe, sobretudo na área da tecnologia, serão abordadas no evento Mulheres, Raça e Tecnologia no dia 12 de julho, às 16h. Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte Cultura e Ciência, e Ruha Benjamin, professora do Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Princeton (EUA), são as expositoras deste segundo encontro intercátedras do IEA, que terá tradução simultânea e transmissão ao vivo pela internet.

O evento é organizado pela Cátedra Oscar Sala, parceria do IEA com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria com o Itaú Cultural. A moderação será de Virgílio Almeida, titular da Oscar Sala.

Conceição Evaristo, participante de movimentos da cultura negra no Brasil, apresenta uma obra literária que, segundo os organizadores, "dá visibilidade a olhares e histórias femininas de luta e resistência e de denúncia de desigualdades sociais, de gênero e de raça", como o romance "Ponciá Vicêncio" (2003). Com sete livros publicados, foi vencedora do Prêmio Jabuti pela obra "Olhos D’água" (2015) e homenageada como personalidade literária em 2019 pela mesma premiação.

Autora do livro "Race After Technology" (2019), Ruha Benjamin irá abordar como as desigualdades sociais incorporadas na sociedade americana estão ativas nas tecnologias emergentes. Segundo a pesquisadora, ao mesmo tempo em que se apresentam neutros, aplicativos cotidianos e algoritmos complexos têm o potencial de "ocultar, acelerar e aprofundar" o racismo e a discriminação.

Benjamin estuda as dimensões sociais da ciência, tecnologia e medicina e é diretora e fundadora do IDA B. WELLS Just Data Lab, projeto que reúne ativistas, artistas, estudantes e educadores para desenvolver uma abordagem crítica sobre produção e circulação de dados. Em 2022, irá lançar o livro "Viral Justice: How We Grow the World We Want", sobre como pequenas mudanças podem ajudar a construir um mundo mais justo.

Mulheres, Raça e Tecnologia - 2º Encontro Intercátedras do IEA/USP

12 de julho, 16h
Evento online público e gratuito com transmissão ao vivo e tradução simultânea
Mais informações com Larissa Cruz (larissabcruz@usp.br)