Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conselho Deliberativo do IEA tem três novos membros

Conselho Deliberativo do IEA tem três novos membros

por Vinícius Sayão - publicado 15/09/2017 15:25 - última modificação 18/09/2017 13:59

José Roberto Piqueira, Denise Alves Fungaro e Ladislau Pereira Sanders Filho são os novos integrantes do Conselho

O Conselho Deliberativo (CD) do IEA terá três novos membros a partir deste mês. Dois deles foram indicados pelo reitor Marco Antonio Zago, enquanto o representante discente foi escolhido pelos membros discentes do Conselho Universitário da USP.

Diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Piqueira ocupará a cadeira vacante da professora Beatriz Barbuy, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, que fazia parte do CD desde julho de 2015. Piqueira é formado em Engenharia Elétrica (1974) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Também em Engenharia Elétrica, obteve mestrado (1983) pela EESC e doutorado (1987) pela Escola Politécnica da USP, onde também se tornou livre-docente em Controle e Automação, além de ser o atual diretor da Escola.

Quem também assume cargo no Conselho do IEA, como representante da sociedade civil, é Denise Alves Fungaro, graduada em Química (1983), pela Universidade de São Paulo. Também em Química, Denise possui mestrado (1987) e doutorado (1993), ambos pela USP. Realizou Pós-Doutorado (1998) na Universidade de Coimbra, Portugal, na área de eletroquímica aplicada ao meio ambiente. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Ela assumirá a cadeira de Ricardo Ohtake, que foi membro do CD entre 2015 e 2016 e é o atual titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Sem um representante discente desde Tomás Costa de Azevedo Marques, o CD do IEA agora terá Ladislau Pereira Sanders Filho ocupando esta cadeira. Com formação em Geografia (2013) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sanders atualmente é estudante de mestrado em Geografia Humana pela USP e desenvolve pesquisas em geografia agrária, disputas territoriais e movimentos sociais, além de reprodução da classe camponesa e agricultura sob o desenvolvimento do modo de produção capitalista.

Os mandatos de Denise e Sanders serão de um ano, por serem representantes da sociedade civil e discente, respectivamente. Já o de Piqueira será de dois anos.