Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores alemães apresentam perspectivas da Indústria 4.0

Pesquisadores alemães apresentam perspectivas da Indústria 4.0

por Fernanda Rezende - publicado 26/07/2016 16:15 - última modificação 09/08/2016 09:39

No dia 12 de agosto, às 9h, os alemães Eike Permin e Philipp von Cube, ambos da Fraunhofer - Institute for Production Technology (IPT), estarão no IEA para apresentar reflexões a respeito das principais causas tecnológicas e características da Indústria 4.0.

Indústria 4.0Indústrias com processos controlados por máquinas e baseados na troca de dados, com produção cada vez menos dependente de pessoas. Assim são as fábricas inteligentes, que seguem o conceito da Indústria 4.0 – também conhecido como Manufatura Avançada. Pela segunda vez, o tema será discutido no IEA, novamente sob a organização do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), sediado no Instituto.

No dia 12 de agosto, às 10h, os engenheiros alemães Eike Permin e Philipp von Cube, ambos da consultoria de negócios e instituto de pesquisa Fraunhofer - Institute for Production Technology (IPT), estarão na Sala de Eventos do IEA para apresentar reflexões a respeito das principais causas tecnológicas e características da Indústria 4.0.

No seminário Industry 4.0: Digitalization in Manufacturing, Smart Devices and Data Mining on the Shop floor, eles farão um retrospecto deste mercado, demonstrarão aplicações de sucesso do conceito, bem como as tendências e o potencial econômico por trás dele. As apresentações serão em inglês, sem tradução simultânea, com transmissão ao vivo pela web.

De acordo com os conferencistas, há estudos que mostram que a Indústria 4.0 pode aumentar, anualmente, de 78 a 110 bilhões de euros as vendas da União Europeia. “Isso leva a uma grande demanda da integração de sistemas já existentes, máquinas e força de trabalho em fábricas modernas”, indicam.

Eike Permin é engenheiro aeronáutico e de negócios. Na Fraunhofer - Institute for Production Technology (IPT), lidera o departamento de Processos de Qualidade, onde realiza pesquisas na área de organização e melhorias da produção, focando em inteligência artificial para controle da produção, análise de dados e digitalização no chão de fábrica.

Engenheiro e economista, Philipp von Cube lidera uma pesquisa sobre "inteligência na produção". Seu foco de pesquisa é o gerenciamento de riscos técnicos, assim como em redes de produção digitalizadas e conectadas.

Em abril do ano passado, Jefferson Gomes, diretor regional do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Santa Catarina e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), esteve no IEA para tratar do assunto. Ele apresentou as perspectivas e o cenário brasileiro da manufatura avançada.

Imagem: Argonne National Laboratory/Flickr


Industry 4.0: Digitalization in Manufacturing, Smart Devices and Data Mining on the Shopfloor
12 de agosto, das 10h às 12h
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, sem inscrição prévia
Informações com Sandra Sedini - email sedini@usp.br, telefone (11) 3091-1678
Página do evento