Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Criminologia e políticas criminais são temas de eventos na USP Ribeirão Preto

Criminologia e políticas criminais são temas de eventos na USP Ribeirão Preto

por Thais Cardoso - publicado 19/04/2017 10:55 - última modificação 19/04/2017 11:46

Conferência e seminário internacional realizados na próxima semana têm participação do IEA Polo Ribeirão Preto na organização

Dois eventos sobre criminologia e políticas criminais serão realizados na próxima semana no campus da USP em Ribeirão Preto. No dia 25, terça-feira, o Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP recebe, a partir das 15h, a conferência "Políticas criminais e de segurança". Já na quinta, dia 26, a partir das 8h, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da USP e a Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret promovem o II Seminário Internacional de Criminologia no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Ambos os eventos também contam com a participação do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP na organização.

Políticas criminais e de segurança

A conferência "Políticas criminais e de segurança" contará com duas palestras. O docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Unicesumar Gustavo Noronha de Ávila aborda as condenações criminais equivocadas, sob a perspectiva dos Innocence Projects, que tem como objetivo libertar pessoas erroneamente submetidas ao cárcere. Já a docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) Carla Sofia de Freitas Lino Pinto Cardoso discorre sobre os conceitos de insegurança e de sentimento de insegurança, mostrando os estudos da Escola de Criminologia da Universidade do Porto sobre o tema.

As inscrições para a conferência são gratuitas e devem ser feitas neste link. Mais informações: (16) 3315 0368 ou jhenrique@usp.br.

II Seminário Internacional de Criminologia

Voltado a profissionais e estudantes de Ciências Humanas, o seminário reunirá palestrantes nacionais e internacionais com o objetivo de difundir parâmetros fundamentados na produção científica para melhorar a compreensão do fenômeno do crime e dos sistemas de justiça e segurança.

Entre os palestrantes, estão os docentes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto Cândido Mendes Martins da Agra e Carla Sofia de Freitas Lino Pinto Cardoso, o docente da FDRP-USP Victor Gabriel Rodriguez, o docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Unicesumar Gustavo Noronha de Ávila e o docente do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde João Francisco de Brito dos Santos.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ocsamc.org.br. Mais informações: (16) 99142 7505, (16) 3622 4830 ou ocsamc@ig.com.br.

Conferência Políticas criminais e de segurança
25 de abril, 15h
Inscrições gratuitas, neste link
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/conferencia-politicas-criminais-e-de-seguranca