Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Juliano Spyer faz conferência sobre efeitos sociais do crescimento do cristianismo evangélico

Juliano Spyer faz conferência sobre efeitos sociais do crescimento do cristianismo evangélico

por Mauro Bellesa - publicado 16/05/2022 13:25 - última modificação 18/05/2022 11:42

O antropólogo Juliano Spyer faz a conferência "Por Que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro - Um Relato de Caso da Bahia", no dia 19 de maio, às 15h. Será a sexta atividade do Ciclo Anual 2021-2022 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade.

Culto evangélico
Culto evangélico fotografado por Juliano Spyer

Se a curva de crescimento se mantiver, em 2032, o Brasil, maior país católico do mundo, terá maioria de protestantes, segundo o antropólogo Juliano Spyer. Parte dos efeitos já constatáveis desse crescimento serão apresentados por ele na conferência online Por Que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro - Um Relato de Caso da Bahia, no dia 19 de maio (quinta-feira), às 15h, com transmissão ao vivo pela internet.

Será o sexto evento do Ciclo Anual 2021-2022 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, parceria entre o IEA e o jornal Folha de S.Paulo. O debatedor será o atual titular da cátedra, o sociólogo Muniz Sodré. A mediação estará a cargo de André Chaves de Melo Silva, coordenador acadêmico da cátedra, e Vinícius Mota, secretário de Redação da Folha de S.Paulo.

Spyer apresentará relatos etnográficos sobre o convívio com evangélicos de duas igrejas, uma protestante histórica e uma pentecostal, resultado de uma pesquisa sobre as consequências do uso da internet para brasileiros pobres, que durou 18 meses, em um bairro do extremo norte da área metropolitana de Salvador, BA. Segundo ele, “não compete ao sociólogo prever o futuro, mas pode apontar outras narrativas possíveis sobre como o protestantismo influenciará o Brasil nas próximas décadas.”

Pesquisador da UFRJ e colunista da Folha de S.Paulo, Spyer é também escritor e educador. Atualmente se dedica ao estudo dos consumidores emergentes, cristianismo evangélico e mídias sociais. Em 2019, recebeu o prêmio de inovador político do ano, concedido pela Washington Academy of Political Arts and Sciences, por usar metodologias de antropologia digital para acompanhar a eleição presidencial de 2018 no Brasil. É mestre e doutor pela University College, Reino Unido, e coordena Observatório Evangélico.


Por Que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro - Um Relato de Caso da Bahia
19 de maio, 15h
Evento online gratuito e aberto ao público (não requer inscrição) com transmissão ao vivo pela internet 
Página do evento