Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Otavio Frias Filho

Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade

por Fernanda Rezende - publicado 09/09/2021 12:40 - última modificação 09/09/2021 17:34

Chamada de Pesquisadores

Lançada no dia 19 de fevereiro de 2021, a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade é uma parceria entre a USP e o jornal "Folha de S.Paulo". Com sede no IEA, desenvolverá estudos nas áreas de comunicação, democracia e diversidade. A iniciativa faz parte das comemorações de 100 anos de criação do jornal.

O projeto da Cátedra prevê a criação de um centro de pesquisas e disseminação do conhecimento sobre o papel da comunicação, em especial o jornalismo, para a manutenção e o constante fortalecimento da democracia, incluindo os direitos das minorias e contra os diferentes tipos de discriminação, bem como outros fenômenos relacionados, como os novos populismos, que ameaçam o Estado Democrático de Direito.

Anualmente, a Cátedra terá um catedrático, de notória trajetória na área, que será responsável pela organização de um ciclo de palestras mensais, cujo conteúdo será transformado em um livro.

A Cátedra tem a coordenação acadêmica do professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP André Chaves de Melo Silva. As atividades terão um corpo de pesquisadores permanentes, que atuarão em linhas de pesquisas ligadas a temas como a história da diversidade e intolerância, ciência e diversidade, diversidade e divulgação científica e refugiados.

Além disso, serão selecionados, por meio de editais, alunos de pós-graduação, mestres, doutores e pós-doutores que queiram participar do ciclo de palestras e do desenvolvimento de pesquisas relacionadas à temática escolhida para o ano.

Há ainda um Comitê de Governança, que anualmente indicará o titular da Cátedra. O Comitê é formado pelo diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; pelo publisher da Folha, Luís Frias; pelo diretor do jornal, Sérgio Dávila; pelo coordenador acadêmico da Cátedra, André Chaves de Melo Silva; pelo coordenador-adjunto da Cátedra e secretário de redação da Folha, Vinícius Mota; e pela vice-diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes, que ocupa a posição de docente indicado pelo IEA.