Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Otavio Frias Filho / Chamada 2023 de Pesquisadores da Cátedra Otavio Frias Filho

Chamada 2023 de Pesquisadores da Cátedra Otavio Frias Filho

por Rafael Borsanelli - publicado 27/04/2023 16:40 - última modificação 09/05/2023 09:31

Resultado

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade torna público aos alunos e alunas de graduação e pós-graduação, graduados e graduadas, pós-graduados e pós-graduadas e pós-doutorandos e pós-doutorandas das diversas instituições universitárias brasileiras que estão abertas, de 27/04 a 03/05/2023, as inscrições para participação em grupo de pesquisa vinculado à Cátedra e voltado à geração e disseminação de conhecimento sobre Comunicação, Democracia e Diversidade, sob a coordenação de Suzana Herculano-Houzel, Catedrática 2023-2024 e Professora Associada da Vanderbilt Universtiy (Estados Unidos), que desenvolverá um programa de pesquisa relacionado ao tema escolhido para o Ciclo 2023-2024 da Cátedra: “Ciência, Comunicação e Futuro”.

Total de vagas: 50, podendo ser revisto, a critério do Comitê de Governança.

Os (As) selecionados(as) se comprometem a participar, de maneira voluntária, das atividades do Ciclo, incluindo as conferências e eventuais reuniões/encontros, a serem realizados entre os meses de maio de 2023 e abril de 2024. A participação se dará, preferencialmente, por sistema de videoconferência e, eventualmente, de maneira presencial ou mista, caso as condições permitam.

Em cada mês será realizada uma conferência, sempre às terças-feiras, no período da tarde, em datas ainda a serem confirmadas. A conferência de abertura, a ser proferida pela Professora Suzana Herculano-Houzel, ocorrerá no dia 9 de maio, às 15 horas, por meio de viodeoconferência.

Os(As) integrantes do grupo de pesquisa poderão submeter artigos para publicação em obra coletiva, relacionada ao tema do Ciclo 2023-2024. Os detalhes editoriais e os prazos referentes às etapas de elaboração dos artigos serão divulgados oportunamente.

As inscrições deverão ser efetuadas pelo formulário forms.gle/73itgxpx8p5BtJsk9¹. No ato da inscrição deverão ser informados o nome do(a) candidato(a), CPF, nacionalidade, número de telefone celular ou residencial e endereços residencial e eletrônico), bem como informações sobre sua formação acadêmica (por meio de link do seu currículo Lattes) e uma Carta de Intenções (de, no máximo, duas páginas, em Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo).

Os(As) candidatos(as) selecionados(as) serão comunicados no dia 08/05/2023, por meio de e-mail.

A Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade não fornecerá bolsas ou qualquer outra forma de auxílio financeiro para a participação e atuação dos(as) pesquisadores(as) junto ao grupo de pesquisa do Ciclo 2023-2024.

As dúvidas e os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê de Governança da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade.

Plano de trabalho

Serão realizados dez encontros, dedicados a diferentes assuntos relacionados à temática escolhida para o Ciclo 2023-2024, Ciência, Comunicação e Futuro, da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade.

O objetivo do ciclo é fomentar a reunião de pessoas com capacidade de juntar elementos que vão das bases biológicas da diversidade até as consequências dessa diversidade para a vida humana.

Ao final, organizaremos um livro/e-book com artigos de pesquisadores da Cátedra e conferencistas.

¹Caso não tenha Gmail, veja instruções de como submeter aqui.