Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Crowdwork e trabalho sob demanda em aplicativos são tema de encontro em fevereiro

Crowdwork e trabalho sob demanda em aplicativos são tema de encontro em fevereiro

por Mauro Bellesa - publicado 17/01/2020 13:35 - última modificação 25/08/2023 12:50

Encontro "Capitalismo de Plataforma e Direito do Trabalho", no dia 11 de fevereiro, às 14h, tem exposição do procurador Renan Bernardi Kalil, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo. A organização é do Grupo de Estudos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida dos Trabalhadores.

Interior de carro UberNo dia 11 de fevereiro, às 14h, acontece o segundo encontro do ciclo sobre as transformações no trabalho e seus impactos na vida dos trabalhadores, iniciado em dezembro. O tema desta vez será “Capitalismo de Plataforma e Direito do Trabalho”.

Relacionado

Notícias


1º Encontro
Uberização: A Era do Trabalhador Just-in-Time
11/12/2019

Notícia

Midiateca

O expositor será o procurador Renan Bernardi Kalil, do Ministério Público do Trabalho do Estado de São Paulo, integrante do recém-criado Grupo de Estudos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida dos Trabalhadores. O pesquisador colaborador René Mendes, que lidera o grupo, coordenará o evento.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem efetuar inscrição prévia online. Para assisti-lo ao vivo pela internet não é preciso efetuar inscrição.

De acordo com Kalil, o estudo do impacto das inovações tecnológicas na organização da produção e no mundo do trabalho envolve uma variedade de possibilidades, desde a abordagem de efeitos projetados sobre o que será o trabalho no futuro - como a capacitação que será exigida dos trabalhadores - até a forma pela qual deve ocorrer a interação entre o direito e as novas formas de trabalho.

“Diante disso, decidimos examinar o capitalismo de plataforma, suas duas formas de trabalho – o crowdwork e o trabalho sob demanda por meio de aplicativos – e o papel do direito do trabalho em face desse cenário”, explica.

Nos estudos do procurador, o crowdwork - literalmente, trabalho em multidão ou colaboração coletiva - é exemplificado pela Amazon Mechanical Turk, que atrai atualmente mais de 500 mil trabalhadores no mundo inteiro. O trabalho sob demanda de aplicativos é exemplificado pela Uber.


Novas Formas de Trabalho no Capitalismo de Plataforma
11 de fevereiro, 14h
Local: Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia online - Haverá transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br)), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: Humphrey Muleba