Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / “Uberização do trabalho” será tema de seminário

“Uberização do trabalho” será tema de seminário

por Nelson Niero Neto - publicado 22/11/2019 15:55 - última modificação 26/11/2019 07:27

Situação de profissionais que arcam com riscos e custos em trabalhos que não oferecem direitos e proteções sociais será analisada no dia 11 de dezembro

Uberização do trabalho
Entregadores de aplicativos são exemplos de trabalhadores ''just-in-time'' - Foto: Carlos Felipe Pardo/Flickr
A situação de profissionais que arcam com riscos e custos em trabalhos que não oferecem direitos e proteções sociais tem sido chamada de “uberização”. Este será o tema do seminário Uberização: A Era do Trabalhador Just-in-time, no dia 11 de dezembro, às 14h, no IEA. O encontro é aberto aos interessados, que devem se inscrever neste link. Para assistir a transmissão ao vivo no site do IEA, não é preciso se inscrever.

Inspirado no modelo adotado pelo aplicativo de transporte urbano Uber, o termo define, segundo pesquisadores, uma nova forma de controle, gerenciamento e organização do trabalho, marcada pela precariedade e poucos vínculos entre o empregador e o trabalhador.

A expositora será Ludmila Abílio, socióloga formada pela USP e doutora em ciências sociais pela Unicamp. Ela analisará a relação entre o Estado e as inovações tecnológicas e as características estruturais do mercado de trabalho brasileiro. Atualmente, sua pesquisa está sediada no Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit - Unicamp).

O coordenador do encontro é o médico sanitarista e pesquisador colaborador do IEA René Mendes. O seminário é parte de seu projeto de pesquisa no Instituto, em que se debruça sobre o impacto das novas morfologias de trabalho na sociedade. Um de seus objetivos é reunir o conhecimento produzido pelas universidades públicas brasileiras, em especial a USP, sobre o tema.

Com isso, Mendes espera aumentar o poder de vigilância das universidades em relação ao que classifica como “ameaças” que rondam a classe trabalhadora no Brasil, além de subsidiar os movimentos sociais de trabalhadores que são “contra a destruição de postos de trabalho e exclusão das pessoas; contra a precarização, e contra os modelos de organização e gestão do trabalho que prejudicam o curso da vida; produzem sofrimento e doença, e provocam morte precoce e evitável”.

Uberização: A Era do Trabalhador Just-in-time
11 de dezembro, 14h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet