Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Curso gratuito abordará a história do livro e da edição

Curso gratuito abordará a história do livro e da edição

por Matheus Nistal - publicado 01/09/2023 17:15 - última modificação 04/09/2023 17:45

Aulas fazem parte da II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica

Yann Sordet

No dia 19 de setembro, Yann Sordet, historiador, bibliotecário e diretor das bibliotecas do Institut de France e da Mazarine, irá ministrar o curso “História do Livro e da Edição”. Em duas aulas, ele abordará as reflexões e estudos mais atuais sobre a história do livro e da edição a partir de dois casos: a obra Imitatio Christi do século XV e a biblioteca Mazarine, a mais antiga biblioteca pública da França.

As aulas serão conduzidas no IEA, em francês, com tradução simultânea para o português. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 8 de setembro por meio do sistema Apolo. Caso o número de inscritos supere as 60 vagas disponíveis, haverá sorteio.

O curso é voltado a estudantes, professores e profissionais das áreas de editoração, biblioteconomia e comunicação social. Pessoas interessadas em Bibliofilia, Artes Gráficas e História do Livro, e demais interessados.

II Semana Franco-Uspiana

Uma série de conferências e cursos, todos gratuitos, integrarão a “II Semana Franco-Uspiana”, que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro em diversas unidades e campi da Universidade de São Paulo.

As atividades abordarão temas como o centenário de nascimento do escritor e jornalista Gilles Lapouge, as Amazônias, a história do livro e a diversidade no campo da ciência, tecnologia e inovação, celebrando os laços de amizade, acadêmicos e científicos existentes entre a França e a USP.

Leia mais sobre a II Semana Franco-Uspiana

A atividade, que faz parte da II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, tratará do desenvolvimento da impressão em meados do século XV. O impacto dessa inovação é, segundo os organizadores, extremamente amplo: “prenuncia o nascimento de uma cultura impressa que ainda é a nossa”. A invenção tem implicações na história das línguas, das ciências, da educação, das artes gráficas, e também no plano espiritual.

A primeira parte do curso será no dia 19 de setembro das 10h às 12h. Com a mediação de Plinio Martins Filho, da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), Sordet abordará a história do livro a partir do estudo das estratégias editoriais, dos modos de leitura e recepção crítica de Imitatio Christi, obra seminal na cultura cristã.

No mesmo dia, das 14h30 às 16h30, Sordet fará um panorama da história das bibliotecas a partir do ponto de vista da Biblioteca Mazarine, a mais antiga biblioteca pública da França. O bibliotecário fará exposições sobre a formação dos catálogos e os processos de conservação e modernização dos acervos. A mediadora será Ivete Pieruccini, da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

O curso é organizado pelo IEA, pela USP, pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e pelo Consulado Geral da França em São Paulo.

registrado em: , , , ,